quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Paulo de Paula

O cantor Paulo de Paula nasceu em Mantenas/MG em 1949.

Um rapaz modesto e simples, mineiro de Mantenas, passou sua infância em Assis Chateaubriand, no Paraná. Começou a escalada para se colocar ao lado de Agnaldo Timóteo, Nelson Ned e até Waldick Soriano numa faixa muito específica de consumo de uma música popular, de imagens dramáticas, lacrimogêneas, ao gosto das pessoas mais simples.

Nascido Agenor Barbosa de Almeida, Paulo de Paula teve várias profissões antes de seguir a carreira de cantor. Foi vendedor em uma loja Discolândia, em sua cidade natal e pintor, dentre outras atividades.

Em sua cidade apresentava o festival das Casas Santo Antonio, vestido de papai Noel.

Depois de tentar o gênero sertanejo, tendo inclusive gravado um disco em homenagem a Tônico e Tinoco (CBS, 1976), foi visto pelos técnicos de marketing da gravadora paulista RGE, como um cantor capaz de preencher uma faixa específica do mercado. O resultado é que o seu primeiro compacto, com a música "Quarto de Mansão" e "Moisés", Um Santo de Areia", vendeu nada menos que 160 mil cópias, chegando ao 3º lugar da Parada nacional de Sucessos, um termômetro da música comercial brasileira.

Seus maiores sucessos foram "Cama Solitária" e "Quarto de Mansão". Seu primeiro LP recebeu o título de "Realidade".

Atualmente Paulo de Paula vive na cidade de Curitiba/PR e trabalha em uma emissora de rádio, na qual é programador musical. Vem travado uma grande luta contra um mal na voz que o impede de cantar. Seus últimos trabalho foram lançados pela gravadora USA DISCOS de Porto Alegre e, recentemente a gravadora Som Livre lançou um CD com os grandes sucessos de Paulo de Paula, que esta a venda nas lojas do ramo. 

47 comentários:

  1. Obrigado por estas informações: São verdadeiras, e acrescento que hoje o Cantor Paulo de Paula, não canta mais, está com grandes dificuldades para falar. Mas as mudanças na sua vida são surpreendentes, pois o Agenor Barbosa de Almeida, foi tocado pr Deus de tal maneira, e convertido ao Cristianismo, com muito compromisso na Igreja Batista Presente de Deus em Curitiba, está escrevendo um livro contando sua historia " DO NASCIMENTO AO SUCESSO...DO SUCESSO À CONVERSÃO", e está pintando quadros, cujo tema " A NATUREZA PEDE SOCORRO". Deus da as ferramentas e nos usa segundo a sua vontade.
    Amem............... Um cristão e admirador deste cantor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal. Fico feliz por isso. O compacto que ele gravou com as duas músicas cheguei a ver na minha adolescência e euvi muito. Esta másica sobre Moisés o Santo de Areia... Se não fosse pelo final poderia ser Gospel, mas que bom que Deus o Salvou.

      Excluir
    2. Fiquei muito feliz em saber o paradeiro dele pois na época eu era adolescente é gostava muito de curtir Paulo de Paula e amado batista

      Excluir
    3. Olá Boa noite
      Meu nome é GIGIO
      Moro em Monte Mor SP
      Nos anos 80 eu era empresário artístico, cheguei marcar shows para o Paulo na época morava em americana SP
      Ele veio em casa
      Trabalhei como empresário por 20 anos trabalhei até 1995 quando me afaste da profissão
      Paulo de Paula foi um artista muito bom de trabalhar era simples
      Não trabalhei com ele mais pois perdi o contato com ele
      Gostaria de ter contato com este artista
      Meu whatsapp é (19)988188324 foi muito bom saber informações do PAULO DE PAULA
      OBRIGADO

      Excluir
  2. POIS GOSTARIA DE SABER MAIS ONDE ANDA HJ O CANTOR PAULO DE PAULA NESSE ANO DE 2014 SUA FAMILIA SEUS FILHOS DONA SIBERIA QUE E A ESPOSA DESSE MARAVILHOSO CANTOR QUE DEUS O ABENCOE SEMPRE E ABENÇOE TM QUEM PODER ME DAR INFORMAÇOES DELE E COMO POSSO ENCONTRAR ESSE LIVRO K ELE ESTA ESCREVENDO

    ResponderExcluir
  3. Que bom que ele esta bem e foi convertido e agora esta na obra do Senhor Jesus. Gostaria de saber exatamente do seu paradeiro e se ja foi editado o seu livro e se ja esta de acesso ao publico...fui amigo dele na adolescencia e nao o vi mais, gostaria de revê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso dar informações sobre o Paulo, sou amiga da esposa dele, a Martinha da rádio Tropical.

      Excluir
    2. Tem notícias do cantor Paulo do Paula hoje lembrei dele

      Excluir
    3. Ola helen sou do estado de Goias se tiver informaçoes sobre o cantor nisbdias de hoje me de noticias por favor . Vou deixar meu whatsapp 62993864270

      Excluir
  4. Queriia saber dele,,, fico feliz mais ainda com estas

    ResponderExcluir
  5. Caracas eu sentia no céu quando ouvia p de paula fico feliz em saber que ele ainda está vivo e que também é um servo do senhor. Paz
    Antônio c siqueira

    ResponderExcluir
  6. Por favor, se alguém tiver contato com ele e os filhos, diga que o casal Santo e Cida, vizinhos dele no Jardim Laura em Campo Limpo Paulista, estão mandando um grande abraço, repleto de saudades. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também morava vizinha dele dessa época e sinto saudades,a minha casa ficava atrás da casa dele

      Excluir
  7. Gostaria muito depedir ajuda para realizar um sonho que tenho a quarenta anos que é ver pessoalmente o cantor Paulo de Paula antes de partir deste mundo gostaria muito de realizar este humilde sonho será que alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ter encontrado essas informações sobre Paulo de Paula.
    Pois a muito que não o vejo, a última vez foi entre 2003 e 2004 em São José dos Pinhais em minha casa onde almoçamos juntos.
    Depois nunca mais soube notícias, até que hoje decidi buscar alguma informação, que bom encontrei aqui.
    Melhor ainda é saber que é também um cristão, irmão em Cristo.
    E então nos encontraremos na Glória de Deus no por vir.
    Deus abençoe familiares e amigos.

    ResponderExcluir
  9. Estou muito Feliz por saber Noticias desse cara Incrível que se Chama Paulo de Paula com quem tive a Honra de conviver de perto quando era Operador de Áudio na Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro nos anos 70' Quando ele fazia o maior Sucesso com a Musica QUARTO DE MANSÃO que ouço sempre no meu carro e hoje como Cantor. canto ela nos meus Shows... Como eu gostaria de ter contato com ele através de Tel. Zap ou Facebook... Triste por saber que não canta mais... Receba meu carinho e a Certeza de sou seu Fã!!!

    ResponderExcluir
  10. Conheci o Paulo de Paula, nos anos 90,em um bar, no Jardim Laura em Campo limpo Paulista.Fiquei surpreso, pois, ouviu muito a música, Quarto de Mansão,...mais surpreso ainda,quando conheci o saudoso Ze da Praia,então meu vizinho, que compôs a música em questão

    ResponderExcluir
  11. Sabe aquela hora que você fecha os olhos, vem rápido na lembrança num dia de domingo, seus pais sentados na sala e a gente do lado de fora, só ouvindo, ai a gente pensa e para aquele nó na garganta com uma tremenda vontade de chorar! meu Deus hoje não tenho mais meu querido e amado Pai, oh Deus

    ResponderExcluir
  12. Esse link diz muito bem nossa época:

    http://www.planetarei.com.br/blog/Anos/AnosC.htm

    ResponderExcluir
  13. Estou muito em saber que paulo de paula esta bem meu ídolo sou fã número um dele Antonio de londrina

    ResponderExcluir
  14. Estou muito em saber que paulo de paula esta bem meu ídolo sou fã número um dele Antonio de londrina

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo trabalho histórico sobre o cantor. Gostaria de conhecê-lo pessoalmente.

    ResponderExcluir
  16. Laercio que bom encontrar una pessoa com o nome de um irmao que amo que gostou dele quero saber onde ele esta

    ResponderExcluir
  17. Eu fiquei muito feliz em saber que meu ídolo está vivo, sou filha de Marisa de Oliveira Gonçalves,em qual O conheceu na época de seus 19 anos em um show que ele fez em Ijuí. Nesta época minha mãe havia tido um relacionamento com ele, depois eles nunca mais se viram (PERDERAM O CONTATO), nesse relacionamento minha mãe engravidou DELE e o filho que hoje tem 32 anos se chama Paulo Sérgio Gonçalves. Queria muito que alguém estivesse o número da rádio em que ele trabalha pq estamos há anos procurando por ele.
    Seu filho quer conhecê-lo!

    ResponderExcluir
  18. Vc foi é será o cara que sua música tocou em meu casamento fico feliz vivo e dejeto todas as felicidade a vc é sua família, amém por ser o filho do deus,

    ResponderExcluir
  19. Quarto de mansão foi o maior susseco aqui em Curitiba a rádio de maior audiência a atalaia rodeava muito essa música hoje a atalaia virou evangélica não toca mais musicas

    ResponderExcluir
  20. Muito bom. Quarto de mansão foi o maior susseco na época a rádio de maior ibope na época a rádio Atalaia hoje não existe mais .mais rodeava muito as musicas do Paulo de paula

    ResponderExcluir
  21. Andei 15 km apê só para ver um show dele eu era muito fã escuto até hoje às músicas dele melhor saber que está vivo ainda. To muito feliz

    ResponderExcluir
  22. 1.977. Eu tinha apenas 12 anos de idade. Morava em Santa Elisa distrito de Umuarama - Paraná. Ouvia a música quarto de mansão que era sucesso em todo o Brasil. E eu? Hummmmm, apaixonado pela minha vizinha, Fátima Hipólito de Sousa. Ela tinha a minha idade, eu sonhava em se casar com ela. Em 1.980, ela foi embora para Campinas com a família, amarguei uma saudade que quase fiquei louco. Depois fui embora também para a cidade de Penápolis -SP, e nunca mais tive notícias da linda Fátima.

    ResponderExcluir
  23. Gostaria que alguém me informasse o contato do cantor Paulo de Paula

    ResponderExcluir
  24. No ano d 1976 eu assisti um show em praça pública em assis chteaubriand a mullheradas quase rasga paulo d Paula pelo o meio kkk

    ResponderExcluir
  25. No ano d 1976 eu assisti um show em praça pública em assis chteaubriand a mullheradas quase rasga paulo d Paula pelo o meio kkk

    ResponderExcluir
  26. Quero saber o dia e mês do aniversario dele.

    ResponderExcluir
  27. E o irmão dele o Lindomar, alguém conhece as músicas dele ? Não emplacou mas eu gostava dele, além de lindão.

    ResponderExcluir
  28. Que legal saber disso pois conheci paulo de paula aqui em assis chateubriandd pr .nos anos 1970 a 1980 era campeão nas paradas musical com a musica quarto de manssão . .
    Se posivel queria saber mais sobre ele .mas valeu . Se alguem puder me ajudar a ter mais imformação fico grato ate la ..
    .

    ResponderExcluir
  29. Obrigado ao Paulo de Paula sua musica Quarto de Mansão marcou muito em minha Vida

    ResponderExcluir
  30. Ótimo cantor, a música Quarto de Mansão marcou muito bem a minha época, inesquecível. Não temos músicas mais como as de antigamente, infelizmente as de hoje só falam em drogas e putarias, principalmente as funk que eu detesto.

    ResponderExcluir
  31. Poxa eu fico maravilhado com está notícia de saber que Paulo de Paula está bem,e é um cristão no Paraná ele é conterrâneo do meu pai em Mantena MG.Rua Eliane melado número 43 centro de Mantena.Deus te proteja e te guarde.meu nome Paulo Sérgio.

    ResponderExcluir
  32. Paulo de Paula, desejei conhece-lo durante toda minha infancia, ainda nao perdi as esperancas..Se eu tivesse seu contado, com certeza iria te ver. Te amo

    ResponderExcluir
  33. Moro há 45 anos na cidade onde ele nasceu. Pena não tê-lo conhecido, mas me lembro do sucesso com "Quarto de Mansão" música que foi o carro chefe dele. Ele nunca mais voltou por aqui

    ResponderExcluir
  34. FICO FELIZ EM SABER QUE ELE ESTA VIVO.E.COM SAUDE.. OTIMA PESSOA..FUI SEU SEGURANCA PESSOAL EM ALGUMAS OCASIOES EM CACHOEIRINHA RS . MUITO AMAVEL COM OS FAS..GENTIL COM OS COLEGAS..CERTA VEZ ESTAVAMOS NA FREEWAY E O CHAO DO MAVERICK COMECOU PEGAR FOGO..FOI UMA DOIDEIRA..ELE INICIALMENTE APAGANDO COM O PE..ACHANDO QUE ERA BITUCA DE CIGARRO..E O FOGO AUMENTANDO..KK MAS DEU TUDO CERTO..VARIOS CARROS PARARAM PRA AUXILIAR O COMVATE AO FOGO E ACABOU QUEOMANDO APENAS A FIAÇAO..UM ABRACO PAULO. SAUDE. WAGNER DE PORTO ALEGRW..WAT 51. 996893788

    ResponderExcluir
  35. Gostaria de saber notícias ou em qual igreja ele esta em Curitiba, sou fã de Paulo de Paula que nos presentou com a bela a música quarto de mação

    ResponderExcluir
  36. Em Imperatriz no MA. 1976 eu com meus 15 anos de idade trabalhando de ajudante de pedreiro na construção de uma Igreja, uma casa ao lado rodava umas 10 vezes por dia essa musica, eu gostava muito, pois sempre fui fã de musica romântica, até hoje canto e toco essa musica, assim como as de Bartô Galeno, A. Batista e outros. Fiquei contente em saber o paradeiro desse excelente Artista

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...