quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Paulo de Paula

O cantor Paulo de Paula nasceu em Mantenas/MG em 1949.

Um rapaz modesto e simples, mineiro de Mantenas, passou sua infância em Assis Chateaubriand, no Paraná. Começou a escalada para se colocar ao lado de Agnaldo Timóteo, Nelson Ned e até Waldick Soriano numa faixa muito específica de consumo de uma música popular, de imagens dramáticas, lacrimogêneas, ao gosto das pessoas mais simples.

Nascido Agenor Barbosa de Almeida, Paulo de Paula teve várias profissões antes de seguir a carreira de cantor. Foi vendedor em uma loja Discolândia, em sua cidade natal e pintor, dentre outras atividades.

Em sua cidade apresentava o festival das Casas Santo Antonio, vestido de papai Noel.

Depois de tentar o gênero sertanejo, tendo inclusive gravado um disco em homenagem a Tônico e Tinoco (CBS, 1976), foi visto pelos técnicos de marketing da gravadora paulista RGE, como um cantor capaz de preencher uma faixa específica do mercado. O resultado é que o seu primeiro compacto, com a música "Quarto de Mansão" e "Moisés", Um Santo de Areia", vendeu nada menos que 160 mil cópias, chegando ao 3º lugar da Parada nacional de Sucessos, um termômetro da música comercial brasileira.

Seus maiores sucessos foram "Cama Solitária" e "Quarto de Mansão". Seu primeiro LP recebeu o título de "Realidade".

Atualmente Paulo de Paula vive na cidade de Curitiba/PR e trabalha em uma emissora de rádio, na qual é programador musical. Vem travado uma grande luta contra um mal na voz que o impede de cantar. Seus últimos trabalho foram lançados pela gravadora USA DISCOS de Porto Alegre e, recentemente a gravadora Som Livre lançou um CD com os grandes sucessos de Paulo de Paula, que esta a venda nas lojas do ramo. 

2 comentários:

  1. Obrigado por estas informações: São verdadeiras, e acrescento que hoje o Cantor Paulo de Paula, não canta mais, está com grandes dificuldades para falar. Mas as mudanças na sua vida são surpreendentes, pois o Agenor Barbosa de Almeida, foi tocado pr Deus de tal maneira, e convertido ao Cristianismo, com muito compromisso na Igreja Batista Presente de Deus em Curitiba, está escrevendo um livro contando sua historia " DO NASCIMENTO AO SUCESSO...DO SUCESSO À CONVERSÃO", e está pintando quadros, cujo tema " A NATUREZA PEDE SOCORRO". Deus da as ferramentas e nos usa segundo a sua vontade.
    Amem............... Um cristão e admirador deste cantor.

    ResponderExcluir
  2. POIS GOSTARIA DE SABER MAIS ONDE ANDA HJ O CANTOR PAULO DE PAULA NESSE ANO DE 2014 SUA FAMILIA SEUS FILHOS DONA SIBERIA QUE E A ESPOSA DESSE MARAVILHOSO CANTOR QUE DEUS O ABENCOE SEMPRE E ABENÇOE TM QUEM PODER ME DAR INFORMAÇOES DELE E COMO POSSO ENCONTRAR ESSE LIVRO K ELE ESTA ESCREVENDO

    ResponderExcluir