sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Wanderlea

A cantora Wanderléa Charlup Boere Salim, conhecida apenas por Wanderléa, nasceu em Governador Valadares, Minas Gerais, em 5 de junho de 1946.


Wanderlea
Aos 9 anos mudou-se para o Rio de janeiro com a família. Já aos 10 anos ganhava concursos em rádios.

Iniciou sua carreira artística cantando em programas infantis: Clube do Guri e Vovô Odilon, nas emissoras Mayrink Veiga e Tupi. Logo depois, Wanderléa ganhou o título da Mais Bela Voz Infantil, que lhe foi conferido pela TV Rio. Em 1959, ainda menina, gravou um disco em 78 rpm,com uma canção em inglês e uma em português. O disco foi bem aceito e ela gravou logo outro, com as músicas:"Quero amar", e "Ao Nascer do Sol'. Estava aberto o caminho de Wanderléa e ela gravou seu primeiro LP. Foi quando a cantora conheceu Roberto Carlos e passou a integrar o grupo liderado ele por ele, que foi lançado em 1965. A popularidade dela foi instantânea. Ganhou o apelido de Ternurinha.



Wanderlea
O programa "Jovem Guarda", transmitido pela TV Record de São Paulo nas tarde de domingo, teve uma das maiores audiências da época e lançou diversos artistas.

Wanderléa e Celly Campelo foram as primeiras estrelas do rock brasileiro.

Trabalhou como atriz principal na película brasileira "Juventude e Ternura" (1968), direção de Aurélio Teixeira, bem como contracenou com Roberto Carlos e Erasmo Carlos em "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" (1968) de Roberto Farias entre outros filmes.



Wanderlea
Terminada a Jovem Guarda, continuou a carreira como cantora pop.

É uma das mais respeitadas vozes da música brasileira, comparada a Janis Joplin.


Wanderleá sofreu muitas perdas em sua vida. A primeira delas foi aos 10 anos de idade, quando se desesperou ao descobir que sua irmã mais velha foi morta vítima de bala perdida. Este fato abalou para sempre a vida de Wanderléa e de toda a sua família.


Wanderlea

No começo de sua carreira, aos 16 anos, começou a namorar Zé Renato, filho de Chacrinha. Em poucos meses de namoro ficaram noivos. Após sete anos juntos, houve uma tragédia: Zé sofreu um acidente e ficou paraplégico. Wanderléa entrou em grave depressão e com o tempo o relacionamento entrou em crise porque ele não queria ser um peso na vida dela. Apesar de ter lutado por ele, respeitou a decisão de Zé e se separou do noivo.
Após a separação, namorou alguns cantores e compositores da época. Tambem teve um curto namoro com Roberto Carlos. Depois conheceu o guitarrista Lalo Califórnia. Os dois começaram a namorar e em pouco tempo se casaram. Em 1982 nasceu o primeiro filho do casal: Leonardo. Em 1984 houve uma tragédia: Leonardo morre afogado aos 2 anos de idade. O garoto estava andando de triciclo e acidentalmente caiu na piscina. Chegou a ser socorrido mas não resistiu. Wanderléa se desperou por completo e entrou em grave crise depressiva, tendo que tomar remédios fortes. A partir daí o casamento se desestruturou, e eles passaram a viver entre indas e vindas.

Wanderlea / 2012
Com o tempo o casamento se recuperou, e ela voltou para o ex marido. Os dois tiveram mais duas filhas: Yasmin e Jadde.l As duas tem menos de dois anos de diferença e nasceran no fim dos anos 80.
Passou por outras perdas: O falecimento do pai, que a deixou muito abalada e pouco tempo depois, em 1996, seu irmão morreu vítima da AIDS. Sua depressão foi tão forte, que lhe causou câncer no útero, tendo que fazer uma histerectomia.
Continua casada com Lalo até hoje, mas os dois moram em casas separadas, e a cantora diz estar bem feliz assim, já que percebeu que morando juntos não se davam tão bem, e pelo casal gostar de uma relação mais livre, convivem como dois namorados.
Revelou em entrevistas ficar incomodada com a fama, que lhe trouxe problemas com o tempo: Por exemplo, ao passar na rua com seus carros importados, as pessoas humildes a apontavam nas ruas comentando que ela era madame e que tinha boa vida. Isso a chateava, dizendo que também já foi muito pobre e entende o sofrimento dos humildes, mas ninguém reconhecia isto.
Desde jovem seu apelido é Ternurinha, por motivos que nem ela mesmo sabe descrever bem.
Atualmente, se apresenta cantando seus maiores sucessos, como "Pare o Casamento" (versão de Luís Keller), "Ternura" (Rossini Pinto) e "Prova de Fogo" (Erasmo Carlos).

Fontes: Sites Wikipedia; Cliquemusic .


                                                                        Wanderlea e The Jordans - "Imenso Amor"/ 1966



                                                                  Wanderlea e Raul Seixas - "Quero Mais" - Programa da Hebe / 1983



                                                               Wanderlea - "Nunca Mais" no filme Juventude e Ternura / 1968



                                                                          Wanderlea - "Foi Assim" no filme Juventude e Ternura / 1968



                                                                     Wanderlea - "Conversa Mole" - Globo de Ouro / 1975



                                                          Wanderlea - "Prova de Fogo / Pare o Casamento" - Domingão do Faustão / 1992



                                                                    Wanderlea e Roberto Carlos - "Ternura" - Especial RC / 1990



                                                                  Wanderlea - "As Canções Que Você Fez Pra Mim" / 2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...