sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ellen de Lima

Helenice Teresinha de Lima P. de Almeida, mais conhecida com o nome artístico de Ellen de Lima, nasceu em Salvador/BA, em 24 de março de 1938.


Ellen de Lima
Em 1940, com apenas dois anos de idade, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Desde a infância já demonstrava entusiasmo com as músicas que ouvia no rádio. Aos oito anos, cantou no programa "Papel Carbono", de Renato Murce, na Rádio Nacional, imitando Heleninha Costa, sendo a vencedora da noite.

Começou sua carreira em 1950, apresentando-se no programa" César de Alencar", destinado à descoberta de novos cantores. Participou também do programa "Alvorada dos novos", da Rádio Mayrink Veiga. Interpretou sucessos de Ângela Maria no programa "Aí vem o sucesso", e em 1954, foi contratada pela Socipral (Organização Victor Costa que congregava a Rádio Mayrink Veiga, a Rádio Nacional de São Paulo e a Rádio Nacional do Rio de Janeiro) para apresentar-se nas duas maiores cidades brasileiras. Ainda nesse ano, assinou contrato com a gravadora Columbia e lançou seu primeiro disco contendo as canções "Até você", de Armando Nunes, e "Melancolia", de Allain Romano, em versão de Capitão Furtado.



Com Roberto Carlos
Em 1957, dedicou-se apenas ao seu trabalho na Rádio Nacional, na qual fez sucesso com seu bolero "Vício", de Fernando César, incluído em seu primeiro LP "Só Ellen", ainda em 10 polegadas, que trazia ainda o sucesso "Mente" (Fernando César). Em seguida, apresentou-se em vários programas de televisão e shows em casas noturnas.

Em 1963, gravou o LP "Ellen de Lima", lançado pelo selo Chantecler, com "Nós" (Noi) (G.Malgoni - B.Pallesi - Vrs. Julio Nagib) e "Leva-me Contigo" (Dolores Duran), e três anos depois, o LP "Ellen... Canta", com destaque para a canção "Na Paz do Seu Olhar", de João Melo, e "Você é Todo Mal Que Me Faz Bem", de Umberto Silva e Paulo Aguiar.



Ellen de Lima
Foi contratada em 1964 pela TV Globo, onde atuou como atriz e cantora. Em 1969, gravou o LP "Ellen de Lima", lançado pela Odeon, que incluiu "Cante, Cante", de Tito Madi, e "Somente Porque Te Amo", de Leci Brandão. Atuou em teleteatro ao lado de Fernanda Montenegro e Sérgio Britto e no Teatro Opinião, com Paulo José e Joana Fomm, entre outros. Participou de diversos festivais e shows pelo Brasil e no exterior, apresentando-se em várias temporadas no Cassino Estoril (Portugal). Recebeu a comenda Oswaldo Cruz por sua participação como cantora na campanha da meningite. Foi eleita madrinha da Polícia Rodoviária Federal.

Em 1990, recebeu menção honrosa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelos serviços prestados à música brasileira.



Ellen de Lima
Desde 1988, faz parte do grupo As Cantoras do Rádio. Entre junho e outubro de 2001, ficou em cartaz vários meses no Teatro-Café Arena, no Rio, juntamente com Carminha Mascarenhas, Carmélia Alves e Violeta Cavalcanti, no espetáculo "As Cantoras do Rádio: Estão voltando as flores", espetáculo que correria o Brasil a partir de então e seria gravado em CD pela Som Livre. No show, que homenageava cantoras da época de ouro do rádio no Brasil, Ellen de Lima interpretava sucessos de Dolores Duran, como "A Noite do Meu Bem", além de marchinhas carnavalescas dos repertórios de Linda e Dircinha Batista e também do de Carmen e Aurora Miranda.

Seu maior sucesso foi, indubitavelmente, "Canção das Misses" que tornou-se marca registrada dos concursos de beleza.



2012
Continua fazendo shows pelo Brasil e recebendo homenagens pelos serviços prestados à Música Popular Brasileira.

Fonte: Site Cantoras do Brasil.



                                                       Ellen de Lima  - "As Águas Vão Rolar" Prog Abre Alas / 1982



                                                             Ellen de Lima - "Carinhoso"



                                                               Ellen de Lima - "Canção das Misses"



Um comentário:

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...