sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Orlandivo

Orlandivo Honório de Souza, conhecido como Orlandivo é um cantor e compositor popular brasileiro nascido em Itajaí/SC, em 5 de agosto de 1937.

Mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família aos 9 anos de idade. Ao atingir a maioridade, começou sua carreria com suas primeiras composições em parceria com Paulo Silvino Neto Filho.


Orlandivo
No início dos anos 1960, atuou como crooner do conjunto de Ed Lincoln. Em 1962, gravou na Musidisc as músicas "Samba no Japão", Amor quadradinho" e "Vai devagarinho", parcerias com Roberto Jorge e "Brincando de samba", parceria com Celso Murilo. e gravou seu primeiro LP, intitulado "A chave do sucesso", cuja faixa título remete à sua personalíssima maneira de se utilizar de um chaveiro como instrumento de percussão.
Ainda no mesmo ano, teve o samba "Tamanco no samba", parceria com Helton Menezes gravado por Célia Reis na Philips e por Waldir Calmon e sua orquestra na Copacabana.


Orlandivo
Em 1963, Sônia Delfino gravou "Bolinha de sabão", parceria com Adilson Azevedo.

Em 1965, gravou o LP "Samba em paralelo", e escreveu algumas canções sob o pseudônimo de D'Orlan. Destacou-se com as gravações de "Tamanco no samba", com Helton Meneses, "Saudade em seu lugar", com Roberto Jorge e "Bolinha de sabão", com Adilson Azevedo.

Em 1966, teve as músicas "O ganso" e "O amor que eu guardei", parcerias com Ed Lincoln gravadas por Ed Lincoln e seu conjunto, participou, ainda, da trilha sonora de diversos filmes, nos quais trabalhou também como ator.

Na televisão, atuou nos programas "Alô brotos", "Aérton Perlingeiro show" e "Chico Anísio show", na TV Tupi, e "Balança mas não cai" e "Faça humor, não faça a guerra", na TV Globo, bem como integrou a equipe de produção musical de festivais de música de carnaval e festivais universitários (TV Tupi) e do programa "Som livre exportação" (TV Globo).


Orlandivo
Suas canções foram interpretadas por diversos artistas como Ed Lincoln,Golden Boys, Conjunto Farroupilha, Humberto Garin, Wilson Simonal, Cauby Peixoto, Ângela Maria, João Donato, Sônia Delfino, Trio Esperança, Dóris Monteiro, Claudette Soares, Jorge Ben, Elza Soares, Celso Murilo e Luís Carlos Vinhas, entre outros, além dos conjuntos instrumentais de Astor Silva, Maestro Zacaria, Waldir Calmon, Carlos Monteiro de Souza, Moacir Silva, Walter Wanderley, Carl Tjader, Fats Elpídio, Velhinhos Transviados e Tamba 4, entre outros.

Em 1974, compôs com Arnaud Rodrigues a música "Vou bater pra tu", gravada pela dupla humorística Baiano e os Novos Caetanos formada por Chico Anysio e Arnaud Rodrigues, no programa Chico City. Essa música foi sucesso até na Europa.

No ano de 1976, lançou o LP "Orlan Divo", com arranjos de João Donato. Fundou a banda de bailes Ipanema Dance, integrada por 12 músicos.


Orlandivo / 2012
Em 2006, lançou pela DeckDisc o CD "Sambaflex", produzido por Henrique Cazes, no qual interpretou clássicos de sua carreira.

Orlandivo continua compondo e se apresentando em casas de espetáculo de caráter mais intimista.

Fonte: Wikipédia.


                                                                 Orlandivo - "Onde Anda o Meu Amor"


                                                                  Orlandivo - "Tamanco no Samba"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...