sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Wanderley Cardoso

Wanderley Conti Cardoso nasceu em São Paulo/SP, no dia 10 de março de 1945.

Morou nos bairros de Pirituba e Lapa em São Paulo.Estudou na escola Guilherme Kuhlmann,onde concluiu o primário(1º a 4º série),no Largo da Lapa,Lapa de Baixo - São Paulo.

Nascido no bairro paulistano do Belenzinho, começou a carreira de intérprete aos 13 anos. Depois de cinco anos dedicados ao estudos, investiu com força no showbiz. Seu primeiro sucesso gravado em 1965 chamava-se "Preste Atenção". Rapidamente se tornou um dos ídolos da Jovem Guarda, ganhando o apelido de "O bom rapaz", título de seu grande sucesso gravado em 1967, que vendeu mais de cinco milhões de cópias.

Foi apresentador de rádio e televisão e participou do programa "Os Adoráveis Trapalhões" na extinta TV Excelsior, ao lado de Renato Aragão, Ted Boy Marino e Ivon Curi. O cantor aparece num número musical no filme de 1966 de Renato Aragão, "Na Onda do Iê-iê-iê", no qual também pode ser visto Wilton Franco, que criou o famoso programa humorístico para a TV Excelsior.

Depois da Jovem Guarda e dos Adoráveis Trapalhões, foi contratado por Silvio Santos em 1970, juntamente com Paulo Sérgio e Antônio Marcos, para se apresentar semanalmente no quadro "Os galãs cantam e dançam na TV", que trazia além dos 3 (três) contratados fixos, vários cantores convidados. Manteve o romantismo em seus shows e discos.

No cinema protagonizou vários filmes e participou de algumas peças de teatro e telenovelas. Outro de seus sucessos foi "Adeus Ingrata" que lançou no filme "O pobre príncipe encantado", que conta com a participação de Flávio Migliaccio e Vanusa.

Ao longo de sua carreira, gravou mais de 900 músicas e vendeu cerca de dezesseis milhões de cópias de seus 84 discos.

Morando no Rio de Janeiro, atualmente é evangélico e canta músicas da áurea época da Jovem Guarda, e suas mais novas canções Gospel. Recentemente lançou um DVD, com participações de vários artistas brasileiros.

Em maio de 2009, Wanderley Cardoso participou da Virada Cultural na Capital do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...