sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Antônio Carlos e Jocafi

Antônio Carlos nasceu em Salvador/BA em 1945 e Jocafi nasceu também em Salvador/BA, no ano de 1944.

Dupla de compositores baianos, Antônio Carlos Marques Pinto era guitarrista da orquestra do maestro Carlos Lacerda e Jocafi (José Carlos Figueiredo), que chegou a estudar Direito, tinha algum prestígio na Bahia como compositor quando se conheceram, em 1968.

Tiveram diversas músicas interpretadas por Maria Creuza, que mais tarde casou-se com Antônio Carlos.

Na década de 70, Antônio Carlos e Jocafi trocaram a Bahia pelo Rio de Janeiro e gravaram alguns sucessos pela RCA, como "Você Abusou" e "Toró de Lágrimas".

A consagração dos artistas veio com o Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro, quando "Desacanto" ficou classificada entre os primeiros lugares e foi cantada pelas quase 36 mil pessoas que assistiam ao evento.

Artistas como Gilberto Gil, Vinícius de Morais, Orlando Silva, Clara Nunes, Nelson Gonçalves, Djavan, Alcione, Daniela Mercury e muitos outros já gravaram músicas da dupla.

No exterior, a música "Você Abusou" foi gravada em vários idiomas, sendo recorde de vendas na França, quando ganhou a versão "Fais Comme L'oiseau", interpretada pelo cantor Michel Fugain e que vendeu mais de 3 milhões de cópias.

A simplicidade gostosa de suas letras e o forte apelo popular dos sambas-de-roda da Bahia servem de alicerce para composições envolventes e inesquecíveis que encantam o público desde a década de 70. "Música popular é para ser cantada e dançada pelo povo", dizem, acostumados com às noitadas de samba no antigo Mercado Modelo de Salvador, onde todos cantavam e dançavam ao som de suas melodias.

Antônio Carlos e Jocafi continuam se apresentando e gravando.

Fontes: Sites Cliquemusic; Portal PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário