sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Fernando Mendes

O cantor e compositor Luiz Fernando Mendes Ferreira, conhecido como Fernando Mendes, nasceu em Conselheiro Pena, Minas Gerais, no dia 7 de maio de 1952.

Fernando Mendes

No final de 1972, Fernando Mendes entrou para o cenário musical com a música "A Desconhecida", depois regravada pelo cantor Leonardo. Foi essa canção que projetou o cantor em todo território nacional. Lançada em compacto simples, subiu rapidamente às paradas de sucesso.
Sua primeira apresentação na TV foi no programa do Chacrinha e, a partir daí, o jovem Fernando Mendes não parou mais, seguiu a carreira musical, interpretando suas próprias canções, que fazem sucesso não só no Brasil, mas em muitos países do mundo.


Fernando Mendes

A música "Recordações", foi o segundo sucesso de Fernando Mendes. Faixa de seu primeiro LP que, em menos de três meses, chegou à casa dos 100 mil discos vendidos. Ao mesmo destino chegou o compacto-duplo que projetou seu novo sucesso: "Caminho Incerto".
Em 1974, Fernando Mendes fazia excursões pelo Brasil numa média de 10 a 15 cidades por mês. Verdadeiro ídolo das massas populares, o artista teve seu segundo LP lançado no final de 1974 que voltou a repetir o feito dos anteriores, com a música: "Ontem, Hoje, Amanha".
Fernando Mendes chegou no auge de sua carreira em 1975, quando seu terceiro LP apresentou a faixa "Cadeira de Rodas" que teve mais de 250 mil LPs vendidos em poucos meses, rendendo-lhe vários prêmios, inclusive discos de ouro.


Fernando Mendes

Em 1976, dois novos sucessos: "A menina da Calçada" e "Sorte tem quem acredita nela", tema da novela "Duas Vidas" exibida pela Rede Globo de Televisão.
Depois, Fernando Mendes gravou "Quero andar nas minhas pernas", um pot-pourri com músicas de Milton Nascimento, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Ednardo. Também gravou outros mestres da música como Chico Buarque e Vinicius de Moraes.


Fernando Mendes

Em 1977, Fernando Mendes fez outra homenagem aos seus ídolos da Jovem Guarda, gravando uma adaptação para "Festa de Arromba" de Roberto e Erasmo Carlos.
Em 1978, Fernando Mendes lançou seu sexto LP com as músicas "Sádico Poeta", "Eu vim da Roça", contando com a participação especial de Luiz Gonzaga que tocou e cantou uma seleção de baiões que ficaram na história da música popular brasileira: o "Baião Collection".


Fernando Mendes

Em 1979, Fernando Mendes compôs e lançou "Você não me ensinou a te esquecer", gravada, depois, por Caetano Veloso, Bruno e Marrone, Christian e Ralf, dentre outros. Devido ao grande sucesso, a canção recebeu prêmios da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos) e Prêmio Villa Lobos como o disco mais vendido. Tema do Filme "Lisbela e o Prisioneiro", a canção foi indicada para Grammy Latino 2004.
As canções de Fernando Mendes continuaram, desde então, a ser lançadas em versões mais atuais. Em 1999, Fernando reuniu seus maiores sucessos em um único CD ao vivo.


Fernando Mendes / 2012

Em 2007, o músico lançou um DVD ao vivo que contou com a participação de cantores consagrados pela MPB.
No ano de 2012 Fernando apresentou-se no Programa Som Brasil da TV Globo, interpretando "Você Não Me Ensinou a Te Esquecer".
Fernando Mendes apresenta-se constantemente em shows por todo o Brasil.


Fernando Mendes - 2020

Fonte: Site Oficial Fernando Mendes.



















53 comentários:

  1. BOM DIA! A MÚSICA: O FILHO DE DEUS É SUA OU DE JOSE AUGUSTO? ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro a música gravada pelo Fernando Mendes em 1.981 'O Filho de Deus' é de autoria dos compositores Augusto César e Paulo Sérgio Valle.
      Pronto aí está a resposta de sua pergunta.

      Excluir
    2. A música o filho de Deus é de autoria de Augusto César e Paulo Sérgio Valle

      Excluir
  2. eu adoro suas linda musica gosto de todas

    ResponderExcluir
  3. adoro suas linda musica

    ResponderExcluir
  4. amo suas musica ela me faz lembra meu tempo que vivia na rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc quis dizer no tempo que vivia na roça, né verdade?

      Excluir
  5. tempo que musica falava de amor. hoje . hoje so fala sexo. . e defeitos da mulher

    ResponderExcluir
  6. cadeiras de rodas minha musica preferida adoro

    ResponderExcluir
  7. Fernando, eu adoro suas musicas...uma pena que hoje não tem sinceridade e criatividade nas musicas.
    Fiquei perdido qdo vi sua suposta morte ...mas era de um locutor de Campo Formoso.
    Graças a Deus vc esta vivinho ne! forte abraço

    ResponderExcluir
  8. melhor cantor é vc Fernando mendes

    ResponderExcluir
  9. Melodias tão simples e ao mesmo tempo tão profundas afloram os nossos sentimentos.

    ResponderExcluir
  10. Caros,
    O cantor e compositor Fernando Mendes, autor das canções: "Sorte tem quem acredita nela" ; "Você não ensinou a te esquecer", p/ ex, Faleceu em 10 fev 2013? Olhei na NET. É verdade? Se não for, por onde anda o fernando? Sou contemporâneo dele!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernando
    Sou Orlando Terra moro em SAMPA eu canto componho mais gostaria muito de conhecer você pessoalmente se possível
    Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  12. Fernando, por onde vc anda? Gosto muitissimo de todas suas musicas, toda minha adolecencia foi te ouvindo.Deus te abencoe ricamente.

    ResponderExcluir
  13. O cara tem gogó, canta muito....10

    ResponderExcluir
  14. Ola, Fernando!Sou de marataizes no ES, e queria saber se vc conhece um certo SERGIO LONGUE, que afirma por aqui,ser ele é o compositor da musica "cadeira de roda". Por favor, aguardo respostas! abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá!!!
    Fernando sou sua fã desde os meus 10 anos de idade.
    Meu sonho de consumo,te conhecer antes de partir.
    Nunca desite de seus sonhos.
    Não desistirei.
    Permanecerei sonhando.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, onde vc mora? Irei ver uma forma.de vc conhece-lo..

      Excluir
  16. O tempo passa e agente fica num mundo de recordações que o tempo não apaga, me lembro como hoje
    a música que mais me fez feliz na vida a Desconhecida. Você é um cantor para mim todas vezes que estou num momento ouvindo músicas, se não tiver a música A Desconhecida e outras como a música Recordações não continuo ouvindo. Um grande abraço seu admirador.

    ResponderExcluir
  17. O tempo passa e agente fica num mundo de recordações que o tempo não apaga, me lembro como hoje
    a música que mais me fez feliz na vida a Desconhecida. Você é um cantor para mim todas vezes que estou num momento ouvindo músicas, se não tiver a música A Desconhecida e outras como a música Recordações não continuo ouvindo. Um grande abraço seu admirador.

    ResponderExcluir
  18. Bom demais, quando anos atrás encontrei-me com esta pessoa maravilhosa, na rádio planalto em Brasília. Muito educado, sem (frescuras). Pessoa divinamente maravilhosa.

    ResponderExcluir
  19. Grande Fernando Mendes, você é um grande artista compadre!

    ResponderExcluir
  20. Ola sou fã número 1 do cantor Fernando Mendes eu gostaria muito de saber por onde ele anda pois fiquei sabendo que ele morreu pois não acredito

    ResponderExcluir
  21. Ola sou fã número 1 do cantor Fernando Mendes eu gostaria muito de saber por onde ele anda pois fiquei sabendo que ele morreu pois não acredito

    ResponderExcluir
  22. Fernando Mendes é o melhor cantor e compositor q tem no mundo para mim ele é unico sou sua fã número 1 beijos a você Fernando te adoro Maria de Lourdes souza

    ResponderExcluir
  23. Meu ídolo acompanho derde seu primeiro disco.

    ResponderExcluir
  24. O cantor fernando Mendes morreu?
    Ou foi uma noticia mentirosa.

    ResponderExcluir
  25. Gosto muito das músicas dele, faz parte da minha infância e juventude.

    ResponderExcluir
  26. Ainda e vivo o cantor fernando mendes?

    ResponderExcluir
  27. Lembranças boas, curtia muito as músicas de Fernando! Mas uma em particular que falava da minha vida, " O Internato". Tem tudo a ver comigo. Gostaria de conhecê-lo pessoalmente! Beijos Marilene.

    ResponderExcluir
  28. Vc faz parte da minha infância. Músicas inesquecíveis que meus pais ouviam e eu tive o maior prazer em participar desses memoráveis dias com uma herança que até hoje me faz cantar suas músicas. Vc faz, fez e sempre fará sucesso...

    ResponderExcluir
  29. Olá: me chamo Orlando Matos, sou fã de Fenando Mendes, cantor compositor e gostaria de mostrar algumas composições de minhas composições.
    Como entrar em contato ou o endereço pra envio de minhas canções? Podes me consegui por gentileza? Moro em Serrinha-BA. Meu contato é: 75-99194-9362 GRATO! Tenho também no Palcomp3/Orlando Matos.

    ResponderExcluir
  30. cantei sua música A DESCONHECIDA num GRÊMIO CULTURAL quando servia ao serviço militar em MANHUAÇU em 1974.Tempo bom que não volta jamais.gosto de todas as suas músicas mas A DESCONHECIDA e CADEIRA DE RODAS SÃO SUCESSOS INESQUECIVEIS.

    ResponderExcluir
  31. Fernando Mendes sou sua fan der- da minha infância, adoro suas músicas,cresci, namorei ouvindo- as,meu sonho é te conhecer pessoalmente,ir num chou seu

    ResponderExcluir
  32. Todos me falam que Fernando Mendes o cantor morreu eu gostaria muito de saber a verdade

    ResponderExcluir
  33. Gosto de saber de Fernando Mendes pois suas musicas me trás boas recordações

    ResponderExcluir
  34. Saudade de suas canções! Sou sua fã gostaria de saber por onde andas meu compositor e cantor. Um abraço meu querido.

    ResponderExcluir
  35. Vc ainda está fazendo show ou não

    ResponderExcluir
  36. Eu adoro as músicas de Fernando Mendes...Que pena que as produções de hj nem chegam aos pés do passado...Amei a participacão dele no Ding Dong Programa do Faustão...Esses artistas é que deveriam ser valorizados no mercado fonográfico...Sinto falta dos programas de auditórios que nos apresentavam a verdadeira MPB...Fernando Mendes tem o meu apreço!

    ResponderExcluir
  37. Gosto muito de você Fernando Mendes ênfase um cantor para / sempre

    ResponderExcluir
  38. Amo suas músicas. Me trazem lindas recordações...canto com vc até hoje...penso que ao cantar com vc vai aliviando dissabores e vai me trazendo uma sensação maravilhosa de momentos de a psrtir dos meus 10 anos. Feliz em dobro se pudesse te conhecer e cantar junto com vc. Que Deus continue te abençoando. Abraços !!!

    ResponderExcluir
  39. Queria saber por onde anda Fernando Mendes?

    ResponderExcluir
  40. Eu também sou fã de Fernando amo as músicas dele

    ResponderExcluir
  41. Por onde anda vc FERNANDO MENDES?Vc Fez parte da minha juventude com suas canções maravilhosas. Saudades.Ah apareça na televisão vou ficar muito feliz.

    ResponderExcluir
  42. Oi Fernando sou sua fã,adoro ouvir suas músicas em especial a desconhecida me faz viajar no tempo, meu sonho um dia é te conhecer, quem sabe? Bjs

    ResponderExcluir
  43. sou seu fan cara curti muito suas musica s em parques de diversao hum que saudade em nao tinha droga nao tinha brica era so alegria nun ne bijs a todos

    ResponderExcluir
  44. Nunca nem vi. Quando foi isso?

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...