sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Genghis Khan

O grupo Genghis Khan" começou em 1979, criado pela gravadora RGE para ser cover de uma banda alemã homônima, uma praxe para divulgação de seu cast internacional em programas da tevê.


Genghis Khan

Essa experiência tinha dado muito certo e vendido muito discos anteriormente com Dee D. Jackson (Automatic Lover e Meteor Man).
O grupo era comandado por Jorge Danel (o Thor) , um bailarino argentino e também contava com Omar Leon ( o Genghis), Tânia Brasil e  Heloisa Nascimento (aTully). O sucesso foi tão grande que a própria RGE resolveu lançá-los cantando em português, os rebatizando de 'Brazilian' Genghis Khan. Dessa fase, o grande sucesso é "Comer, Comer".

Genghis Khan

Durante 15 anos, Jorge Pierangelini raspou todos os dias a cabeça com uma lâmina de barbear. “Era um ritual para manter o visual”, conta. Ele era o líder do grupo Genghis Khan, que estourou em 1979 cantando em inglês.
As roupas e os penteados inusitados dos quatro integrantes marcaram época. O sucesso era tanto que, em um domingo de 1982, eles pegaram três pontes-aéreas para participar em programas de televisão do Rio, São Paulo e Rio no mesmo dia.


Genghis Khan

Em 1985, lançaram o último LP de sucesso – já cantando em português – com o hit “Comer, Comer”. Longe da mídia, Jorge responsabiliza a onda de música infantil pelo desinteresse das gravadoras.
Uma série de fatalidades definiu o destino do Genghis Khan. Em 1994, Omar Leon, um dos vocalistas, voltava da Europa quando sofreu um enfarte duas horas antes do avião pousar em Guarulhos. No ano seguinte, Tuly, a loira do grupo, morreu vítima de câncer de ovário.


Genghis Khan

Jorge e Tânia Souza, a morena, uniram-se para suportar a dor e interromperam a carreira artística. Ele passou a produzir espetáculos musicais. Ela trabalhou como recepcionista de eventos e tornou-se gerente de uma loja de roupas.
Em 1999, Genghis Khan voltou com uma nova formação. Em 2003, o grupo trouxe novidades musicais com dois novos integrantes e com a experiência dos remanescentes Tânia Padulla e Jorge Danel com o reforço dos bailarinos e cantores Cláudio Borges e Marisa Milani. Entretanto os integrantes antigos, Jorge e Tania se desentenderam e atualmente não se falam mais.

Genghis Khan

Na década de 80, o grupo fez jus ao nome do conquistador que usam e chegaram a ser intérpretes da 64ª música mais executada no mundo. Jorge conta que, no lançamento do Brazilian Genghis Khan, tinha planejado um trabalho para dar frutos com três, quatro anos de dedicação. Mas, logo, “Genghis Khan” foi um sucesso estrondoso. Durante cinco anos seguidos, emplacaram músicas como “Roma”, “Apolo 50” e “Comer, Comer”. Lembra, também, que avião de linha não adiantava para o grupo. Tinha sempre um táxi aéreo esperando para transportá-lo.


Genghis Khan

Chegaram a descer na Transamazônica, para tocar na Hidrelétrica de Balbina. Até pra garimpeiros tocaram. Eles chegaram a oferecer pepitas de ouro para agradecer o show.



Jorge Danel

Foi o primeiro grupo a ter dançarinas, a loira e a morena.
Jorge Danel, antes da criança do grupo Ghengis Khan era bailarino. Foi primeiro bailarino na Lido de Paris e dançou no Teatro Municipal. Morou em vários países. Tem carteira da ordem dos músicos desde 1964 e sempre trabalhou com teatro e arte. Jorge Danel também foi modelo. Desfilou para Rhodia, Levis, Yves Saint Larent, Pierre Cardin.


Genghis Khan

Genghis Khan foi dirigido por Jorge Danel, mas todos tinham voz ativa nas decisões do grupo. Não havia empregados no grupo e todos tinham suas porcentagens no lucro.


Integrantes do Genghis Khan com a cantora Sol e Rita Cadillac

O grupou lançou um CD, o "Chama-se Brazilian Genghis Khan". Regravaram “Genghis Khan” em português e lançaram a a música "Toda Criança Precisa”, que é uma crítica à fome no mundo.
Atualmete Jorge Danel mora num bairro de classe média alta em São Paulo


Jorge Danel com João Gordo em foto recente

Fontes: Sites Spiceee; Isto É Online; Trash80.































30 comentários:

  1. Só quem viveu os anos 70 e 80, sabia dar o devido valor e a devida importância para os grupos que surgiam e que embalavam gerações com suas músicas em festas, bailes e dicotecas...
    A época era muito boa e não existia o lixo chamado de funk nos dias atuais, onde só se prega que mulheres tem que ser vadias e os homens tem que ser bandidos.
    Valeu Genghis Khan!!!
    Vocês deixaram muitas saudades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade esse lixo de funk é nojento, musica de bandidos e estrupadores. Boa época a do Genghis Khan, infelizmente a socedade se barbarizou.

      Excluir
    2. Lindos, como fazem falta! O Jorge é um dos homens mais lindo que ja vi. Voz linda e ele exala sensualidade!

      Excluir
  2. Puxa, não me canso de os ouvir. Músicas sem pornografia, sem palavrões, sem nada disto. Eita saudades!

    ResponderExcluir
  3. adorava a musica MOSCOU , QUE ME TRAZ BOAS RECORDAÇOES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem não lembra http://www.letras.com.br/#!brazilian-genghis-khan/moscow

      Excluir
  4. Respostas
    1. Leia a matéria toda por gentileza, amigo.

      Excluir
    2. Não. O Espanhol Omar León Morreu De Enfarte Em 1990. E A Brasileira Tully...Morreu De Cancer No Ovário Em 1991.

      Excluir
    3. As datas das mortes estão erradas, vi a reportagem no cameta record. O omar foi em 94 e a tully em 95.

      Excluir
  5. obigado por voceis terem feito parte da minha vida obigadooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  6. E ótimo conjunto musical eu gostaria que o grupo gisnkan voltas e Tocar AMusica

    ResponderExcluir
  7. Tive o privilégio de velos cantar ao vivo, amuos até hoje. Agora só posso chorar, obrigado Genghis Kan. Amarei eternamente.

    ResponderExcluir
  8. Escrevi, em 2012, e reeditei hoje: Genghis Khan Moscow - no www.blogdoriquetti.blogspot.com
    onde também publico minas outras crônicas e poemas. Muito fã do GK!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe onde posso encontrar a letra e cifra do jardim de alá? Essa música fez parte da minha infância! Havia um disco de vinil com apenas 2 músicas, uma comer comer e a outra o jardim de alá! Eu sempre curtia mais a segunda. AnOs depois me veio a música a mente e achei um vídeo, só que eu queria poder cantar com meu filho no violão e não acho nada a respeito dessa música hoje! Tens alguma pista? Procurei até em seu blog!

      Excluir
  9. Assisti um show deles em Jales Sp , nunca esqueci , Foi incrivel !!

    ResponderExcluir
  10. lembro-me da musica comer comer que fez parte da minha infância e hj adulto continuo curtindo todas as musicas deste grupo tanto do Brasil quanto da Russia.obrigado por contribuirem com nossa infancia e juventude.

    ResponderExcluir
  11. Nos que vivemos nessa época fomos privilegiados, por tanta cultura boa que surgiu e que nunca morre. Saudades desses artistas, de verdade, e não desses falsos de hoje. Só lixo que se ouve hoje em dia, infelizmente!

    ResponderExcluir
  12. Época boa, gostava quando o grupo se apresentavam na TV a coreografia, as vestimentas,e as músicas sempre boas de serem ouvidas. Obrigado por terem me propocionado muitas alegrias .

    ResponderExcluir
  13. O careca do grupo está vivo ?2020

    ResponderExcluir
  14. E uma pena estas musicas só aparecerem no youtube pois elas são de bom astral eu curto até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, meu amigo! Obrigado pela visita! estou reotrnando agora ao blog. Amanha vou ver se atualizo a pagina do Genghis.Abraço

      Excluir
  15. Respostas
    1. Boa tarde, meu amigo. Estou meio sem tempo de me dedicar aqui mas assim que tiver um tempinho verei o que consigo. Abraços!

      Excluir
  16. Respostas
    1. Feito porme sem conseguir atender o seu pedido. Continuarei na procura! Abracos!

      Excluir
  17. Ok já tentei de tudo e não consigo achar

    ResponderExcluir
  18. Sensacional. A música Marco Polo me fez, na época uma criança de 12 anos, me interessar por história e expandir meus horizontes de conhecimento. Saudades.

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...