sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Belchior

O cantor e compositor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido como Belchior, nasceu em Sobral, Ceará, em 26 de outubro de 1946.


Belchior
Foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional em meados da década de 1970.

Durante sua infância no Ceará foi cantador de feira e poeta repentista. Estudou música coral e piano com Acaci Halley.



Belchior
Belchior também foi programador de rádio em Sobral e, em Fortaleza, começou a dedicar-se à música, após abandonar o curso de medicina. Ligou-se a um grupo de jovens compositores e músicos, como Fagner, Ednardo, Rodger Rogério, Teti, Cirino entre outros, conhecidos como o Pessoal do Ceará.

De 1965 a 1970 apresentou-se em festivais de música no Nordeste.



Belchior / 1967
Em 1971, quando se mudou para o Rio de Janeiro, Belchior venceu o IV Festival Universitário da MPB com a canção "Na Hora do Almoço", cantada por Jorge Melo e Jorge Teles, com a qual estreou como cantor em disco, um compacto da etiqueta Copacabana.

Em São Paulo, para onde se mudou, compôs canções para alguns filmes de curta metragem, continuando a trabalhar individualmente e às vezes com o grupo do Ceará.



Belchior / 1973
Em 1972, Elis Regina gravou sua composição "Mucuripe" (com Fagner).

Atuando em escolas, teatros, hospitais, penitenciárias, fábricas e televisão, gravou seu primeiro LP em 1974, na Chantecler. O segundo, "Alucinação" (Polygram, 1976), consolidou sua carreira, lançando canções de sucesso como "Velha Roupa Colorida", "Como Nossos Pais", depois regravadas por Elis Regina e "Apenas um Rapaz Latino-Americano". Outros êxitos incluem "Paralelas", lançada por Vanusa, "Galos, Noites e Quintais", regravada por Jair Rodrigues, e "Comentário a Respeito de John", uma homenagem a John Lennon gravada por ele e pela cantora Bianca.



Belchior
Em 1983, Belchior fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos, e em 1997 tornou-se sócio do selo Camerati.

Sua discografia inclui "Um Show – Dez Anos de Sucesso" (1986, Continental) e "Vicio Elegante" (1996, GPA/Velas), com regravações de sucessos de outros compositores.



Belchior / 1977

Discografia

1974 - A Palo Seco (Continental - LP)
1976 - Alucinação (Polygram - LP/CD/K7)
1977 - Coração Selvagem (Warner - LP/CD/K7)
1978 - Todos os Sentidos (Warner - LP/CD/K7)
1979 - Era uma Vez um Homem e Seu Tempo/Medo de Avião (Warner - LP/CD/K7)
1980 - Objeto Direto (Warner - LP)
1982 - Paraíso (Warner - LP)
1984 - Cenas do Próximo Capítulo (Paraíso/Odeon - LP)
1987 - Melodrama (Polygram - LP/K7)
1988 - Elogio da Loucura (Polygram - LP/K7)
1993 - Belchior em Espanhol com Eduardo Larbanois e Mario Carrero (Eldorado/Movie Play - CD)
1993 - Bahiuno (MoviePlay - CD)
1996 - Vício Elegante (Paraíso/GPA/Velas - CD)
1999 - Auto-Retrato (BMG - CD)
2008 - "Belchior Sempre"



Belchior / 2005
Uma das canções mais conhecidas de Raimundo Fagner, "Canteiros", possui trechos da canção de Belchior "Na Hora do Almoço".

Em alguns shows, ao cantar essa música, Fagner também canta trechos de "Águas de Março", de Tom Jobim.

A Gravadora Continental, aproveitando o sucesso de Belchior e também de Fagner, que não tinham mais contrato com a gravadora, juntou as melhores faixas dos discos "Ave Noturna" de Fagner, e "A Palo Seco" de Belchior, e lançou uma compilação com o título de "Juntos - Fagner e Belchior".



Belchior / 2007
Belchior é o compositor de um dos maiores sucessos da cantora Elis Regina, "Como Nossos Pais", lançada anteriormente por ele em 1976.

O grupo "Mamonas Assassinas" fez uma espécie de homenagem imitando-o na canção "Uma Arlinda Mulher".



Belchior / 2008
O cantor Falcão satiriza um trecho da música "Divina comédia humana" em "As bonitas que me perdoem, mas a feiúra é de lascar" onde ele diz "Um analista amigo meu me disse desse jeito não vou viver satisfeito".
Em 2009 a Rede Globo noticiou um suposto desaparecimento do cantor. Segundo a Globo, o cantor havia sido visto pela última vez em abril de 2009, ao participar de um show do cantor tropicalista baiano Tom Zé, realizado em Brasília. Turistas brasileiros afirmam terem-no encontrado no Uruguai em julho do mesmo ano. As suspeitas foram confirmadas quando Belchior foi encontrado no Uruguai, de onde concedeu entrevista para o programa Fantástico, da Rede Globo. Na entrevista, o cantor revelou não haver desaparecido e estar preparando, além de um disco de canções inéditas, o lançamento de todas as suas canções também em espanhol.

Belchior / 2012
No ano de 2012 ele novamente desapareceu, juntamente com a sua mulher, de um hotel 4 estrelas na cidade de Artigas, no Uruguai. Deixou pra trás uma dívida de diárias e pertences pessoais. Ao ser identificado passeando por Porto Alegre afirmou que as noticias sobre a dívida no Uruguai não seriam verdadeiras.

Fontes: Sites Wikipedia, Oficial Belchior.



                                                                     Belchior - "Divina Comédia Humana" / 1982


                                                                       Belchior - "Hora do Almoço"


                                                                             Belchior - "Apenas Um Rapaz Latino Americano"
                                                          

                                                                           Belchior - "Como Nossos Pais"


                                                                         Belchior - "Medo de Avião"


Um comentário:

  1. Esse poeta está muito vivo em meu coração . Todos os dias eu alimento a minha tristeza e minha alegria ouvindo suas poesias.

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...