sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Kátia Cilene

Katia Cilene nasceu em Garanhuns/PE no dia 13 de janeiro.

Katia Cilene Tavor começou sua carreira aos 09 anos na Rádio Clube de Pernambuco, estado em que nasceu, e transformou-se rapidamente na "'Revelação Infantil do Ano", atuando como rádio-atriz ,tele-atriz, cantora e garota propaganda. Imediatamente tornou-se alvo de interesse de uma das maiores gravadoras do nordeste, assinando contrato com a Mocambo, onde gravou seu maior sucesso em homenagem aos canarinhos, "Rei Pelé", que inclusive foi tocada até na Radio BBC de Londres.

Consagrada no nordeste inteiro, ganhou vários anos consecutivos o troféu de "'Melhor do Ano"' como Cantora e Atriz. Suas melhores atuações como atriz foram nas peças "'O Retrato de Dorian Gray"' (com participação de José Augusto Branco no papel principal), "'A Dama da Madrugada" e "Toulon Condena um Herói".

Convidada pela CBS, chegou ao Rio de Janeiro em pleno auge da "'Jovem Guarda"', onde começou a gravar seus maiores sucessos: “Bilhetinho Apaixonado”, “Meu Bem Só Gosta de Mim”, “Brasa Viva”, “Manchinha no Lenço”, “Estou Feliz”, entre outros. Em seguida, foi contratada pela TV Globo, onde apresentou ao lado de seu irmão Luiz Carlos Clay um dos maiores programas de hits da época, "Globo Music Hall", sob a direção de Maurício Shermann.

Viajou por todo o Brasil, fazendo shows em circos, cinemas, clubes, ginásios e casas noturnas. Além disso, participou de programas de sucesso da época, como Hebe Camargo, Chacrinha, Jovem Guarda, Rio Hit Parade, Festa do Bolinha e Programa Sílvio Santos. Estes programas lhe renderam inúmeros troféus. Também não se pode esquecer de sua participação no filme "A Grande Parada", que também teve as participações de Jerry Adriani e Wanderlei Cardoso, entre outros.

No ano de 1997, nas comemorações de trinta anos da Jovem Guarda, foi convidada pela câmara Municipal da cidade de São Paulo, para receber um diploma de honra ao mérito como agradecimento pelo entretenimento e carinho que sempre dispensou ao povo de São Paulo.

Atualmente encontra-se distante da vida artística, curtindo a família e os amigos.

Um comentário: