sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Roberto Barreiros

Iniciou sua carreira artística como radialista em Ribeirão Preto, sua terra natal. Foi locutor e discotecário da antiga Rádio PRA-7.

Roberto Barreiros
Com a criação do Departamento de Rádio-Novelas, na década de 50, atuou também como Rádio-Ator, ao lado de Maria Augusta Mattos (Guta), que viria a ser diretora do Núcleo de Telenovelas da Rede Globo, nas décadas de 60 e 70.

Roberto Barreiros
Ainda em Ribeirão Preto, exerceu a função de diretor geral da PRA-7, onde um fato curioso lhe aconteceu. Tão jovem no cargo, um dia o cantor Vicente Celestino chegou na emissora e pediu para falar com o diretor.
Roberto Barreiros se apresentou e surgiu o seguinte diálogo:
- Eu quero falar com o diretor.
- Eu sou o diretor da Rádio.
- Você está gozando com a minha cara, seu moleque.
Vicente Celestino deu as costas e foi embora sem acreditar que alguém tão jovem poderia ser o diretor da Rádio.


Roberto Barreiros
Já em São Paulo - entre um programa e outro de Rádio - Roberto Barreiros fez muito sucesso na TV Record no programa humorístico "Praça da Alegria", comandado pelo saudoso Manoel de Nóbrega, onde ele fazia o papel de Teobaldo, que falava baixo com a mulher e adorava crianças.

Roberto Barreiros fez muito sucesso como cantor nas décadas de 60 e 70. Gravou seu 1º disco em 1965 com a música “Arquimede Pitagórico” (onde já mostrava suas aptidões de dublador, pois criou uma vozinha de desenho animado, de uma garotinho que gritava: “Arquimede, Arquimede...”). Esse 1º disco já foi um grande sucesso, depois vieram muitos outros como: “Vou morrer de rir”, “Ping Pong”, “Não quero voltar atrás”, “Eu gostava muito de você, sabe?” - nessa época chegou a participar do movimento musical Jovem Guarda, até que em 1969 gravou “Tão belo era outrora” (o maior sucesso de sua carreira de cantor). Na década de 70 ainda emplacaria diversos outros sucessos.


Roberto Barreiros
Barreiros é imortal na dublagem de diversos personagens, como: Tartaruga Tuchê com sua peculiar frase "vamos Dum Dum", Babalú o fiel companheiro de Pepe Legal que misturava o castelhano com o português, uma das vozes de Cacatau o amigo inseparavel de Zé Colmeia, Major Menor, o treinador do Leão da Montanha, Patinho Duque que vivia fugindo da raposa, Sr. Twiddle, o dono do Wally Gator, Moscado em Mosquete, Mosquito & Moscado, e outros personagens de talento que ele dublou.

Roberto Barreiros
Enfim, Roberto Barreiros é do tipo que faz tudo. É locutor, narrador, dublador, Rádio-Ator, ator, humorista, compositor, cantor e outras coisas mais.

Roberto Barreiros / 2008
Esteve trabalhando ultimamente nas madrugadas da Rádio Gazeta AM de São Paulo. Mas com a mudança da programação, Roberto Barreiros atualmente se dedica mais a sua carreira de cantor, continuando a fazer apresentações pelo Brasil.


                                                                                Roberto Barreiros - "Fim de Férias"



                                                                               Roberto Barreiros - "Tema de Wilma"



                                                                       Roberto Barreiros - "Basta Um Sorriso" - Programa Tony Araujo / 2008


22 comentários:

  1. Conheci Roberto Barreiros, sua esposa Neide e seu filho Robertinho na minha cidade Ribeirão Preto.. Meu nome é Dalva Baldocchi.
    Foi nos anos sessenta. Lembro que sua esposa Neide dançava balé. Era muito bom aquele tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva, você tem e-mail, ou alguma rede social pra contato? Pesquiso sobre o Barreiros, e gostei desse seu relato. Um abraço.

      Excluir
  2. Olá, tenho o privilegio de ser do tempo dos desenhos animados que o Sr. dublou.O Sr.é uma pessoa que tem muita informação para nos passar diariamente no programa que vai ar diariamente na rádio 9 de julho.Sempre atualizado e com uma biblioteca na cabeça.Fica aqui o meu agradecimento por fazer parte da história da cultura brasileira.Minha saudosa mãe adorava o programa "Saudade se faz canção" e eu também e todas as tardes continuo escutando quando possível.Um grande beijo no seu coração...

    ResponderExcluir
  3. Me lembro de todas as músicas, dos desenhos animados e da rádio! Cheguei a ir com meu pai a um show dele. Entrei aqui para saber se ele está bem, se ainda atua... e fico muito feliz em saber que ainda está em atividade! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  4. gostaria de ver mais notícias atuais dele se tem site.blog pra poder matar a saudades dele. amo muito Roberto desde infância Deus abençoe

    ResponderExcluir
  5. Fazia um bom tempo que não via e nem ouvia a voz deste artista, porém, um canal de TV por assinatura me fez voltar ao passado só para relembrar no tempo da "Praça da Alegria", onde fez parte. Parabéns!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, me diga em que canal foi! Também gostaria de assistir caso reprise!. Obrigado

      Excluir
  6. Começo dizendo que conheci Roberto Barreiros através de sua belissima canção, uma das mais lindas dos anos 70, que é Fim de Férias. Não tive acesso a outros programas e tampouco o vi na Praça da Alegria, porque naquele tempo era uma criança. Sirvo-me do espaço para dar-lhe um forte abraço e dizer-lhe que sempre escuto Fim de Férias porque é realmente uma música linda, linda. Deus o abençoe e conserve sempre com saúde e fazendo shows e alegrando as pessoas com lindas canções.

    ResponderExcluir
  7. - Roberto Barreiros foi locutor também na Rádio Aparecida, de Aparecida do Norte-SP. Escutei muito ele nessa emissora nos anos 70/80 nessa emissora nos anos 70/80

    ResponderExcluir
  8. ESCREVEU BELAS MÚSICAS,A QUE MAIS GOSTO É FIM DE FÉRIAS DE 1971...ERA GARTO,HJ OUÇO SEMPRE ESSA MÚSICA..LINDA.

    ResponderExcluir
  9. Lembro me de Roberto barreiros cantando "vira-lata" na companhia de Theobaldo

    ResponderExcluir
  10. Era você que fazia o personagem "Foguinho" no programa Osvaldo Bettio,tenho saudade!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ele bateu na porta da minha casa fazendo uma pesquisa do Ibope nos anos 70!

    ResponderExcluir
  12. Roberto Barreiros foi o PIONEIRO a tocar música sertaneja na radio FM (Rádio Santos Dumont - Jundiaí)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Roberto Barreiros fazia programa não na rádio Santos Dumond era na Radio Difusora Jundiai eu frequentava os programas dele pois eu moro em Jundiai.

      Excluir
    2. Ele não fazia programa na Rádio Stos Dumond ele fazia na Difusora de Jundiai eu era frequentadora do programa de dele tinhamos muita amizade só restaram eternas lembranças que jamais serão esquecidas 😪

      Excluir
    3. Santos Dumond não Rádio Difusora Jundiai eu era frequentadora do programa dele.

      Excluir
    4. Estou à procura da oração de São Cristóvão narrada pelo Barreiros, é uma música muito linda! Alguém já ouviu? Sabem onde consigo encontrar?

      Excluir
  13. olá sou o Zé Américo Teixeira de Juazeiro do norte e também um admirador do excepcional artista e cantor Roberto Barreiros que para mim e creio muita gente desse nosso Brasil varonil foi e é um artista de talento do mais alto nível de nosso país.Não o conheço pessoalmente só de vídeo e na música,mas pelo que vejo e entendi realmente é um verdadeiro artista de marca maior pode crê! tá registrado.

    ResponderExcluir
  14. Notícias do cantor Roberto Barreiros

    ResponderExcluir
  15. Ele é parente do compositor e violonista Paulo Barreiros(1909-2004)? Ao menos, o sobrenome é o mesmo.

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...