sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Marcus Pitter

Marcos Pitter, pseudônimo de Pedro Marcílio, é um cantor e compositor nascido no Rio de Janeiro/RJ, em 23 de maio.

Marcus Pitter surgiu para o grande público em 1969 através do seu primeiro LP "A Voz do Sucesso", lançado pelo selo Polydor. Desse disco destacam-se as canções "Pingos De Chuva"(versão do clássico "Raindrops Keep Fallin' On My Head", de B.J. Thomas, "Você Partiu E Eu Fiquei Assim", "O Que Os Olhos Não Vêem O Coração Não Sente", dentre outras.

Em 1970, o Brasil inteiro cantou o sucesso "A Ponte Rio-Niterói", composição do próprio Marcus Pitter, do seu segundo LP "A VOZ DO SUCESSO 2". Outro grande sucesso desse disco é a balada country "Vou Voltar", versão de "Yellow River", na época estourada nas paradas com o cantor Christie.

No decorrer daquela década de 70, Marcus Pitter emplacou muitos outros sucessos, como "Por Onde O vento Faz A Curva", "Ela É Casada", de 1974, "Se Meu Coração Falasse", "Eu Queria Ser Negro" (balada de protesto, contra o racismo. A música foi citada no livro "Eu Não Sou Cachorro Não", do historiador Paulo César de Araújo, como uma das canções emblemáticas da geração dita "cafona" dos anos 70.

Esses sucessos fizeram de Marcus Pitter um dos principais cantores populares da primeira metade dos anos 70 com diversas apresentações em programas de televisão, especialmente nos programas Sílvio Santos e do apresentador Chacrinha.

Por um período, Marcus Pitter afastou-se depois dos microfones, mas não dos estúdios.

Em 1987, Marcus Pitter retornou com um mix duplo (Continental), com bons arranjos e produção cuidadosa de Jairo Pires. Foram quatro músicas próprias, adocicadas - do próprio Pitter: "Feliz Com Quem Quiser", "É Pra Valer", "O Mundo É Uma Guerra" e "Meu Jeito De Ser".

Entre os músicos que Marcus Pitter convocou para acompanhá-lo, um bom guitarrista - Jaime Alem, e o saxofonista Sérgio Cleto, em intervenções ajustadas.

Marcus Pitter deixou a carreira artística e. segundo um amigo do site, mora atualmente no Rio de Janeiro, próximo à Gamboa.

Fontes: Blogs Marcus Pitter; Blog DNStudio; Site Millarch

15 comentários:

  1. eu não muita consideração a este tão conceituado cantor Marcos Pitter, porque desde a minha juventude eu cresci ouvindo suas músicas, dentre todas elas eu não consigo esquece-la, de Maria Isabel.

    ResponderExcluir
  2. As vezes lembrava dele com a musica Maria Izabel, Infancia maravilhosa.

    ResponderExcluir
  3. Digite seu comentário...Gostaria muito de regravar uma música dele mas não consigo contato alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  4. A música"Copacabana meu amor" é tocada no seriado tapas e beijos...

    ResponderExcluir
  5. Caro Vieira Altair, a belíssima musmús "Playboy" sucesso com Renato e seus blues caps e poucos sabem quem compôs foi Rauzito futuro Raul Seixas.

    ResponderExcluir
  6. Ele é o cantor preferido de meu pai, e a música,"Ponte Rio- Niterói" é a que embala a vida do meu papai!

    ResponderExcluir
  7. Marcos Pitter, é o cantor preferido de me pai,assim como "Ponte Rio- Niterói é a sua música preferida!
    Inesquecível, Marcos Potter!

    ResponderExcluir
  8. Marcos Pitter, é o cantor preferido de me pai,assim como "Ponte Rio- Niterói é a sua música preferida!
    Inesquecível, Marcos Potter!

    ResponderExcluir
  9. Só gostaria de acrescentar que o cantor Marcus Pitter, ( Pedro Marcílio), Nasceu em Ribeirão Preto SP. Ele mora no Rio, mas é de Ribeirão Preto!

    ResponderExcluir
  10. Olá gente ! Interessante e legal ler os depoimentos de voces. Nasci em 1957. E, entre 1970 e 1974, fiz o período ginasial numa escola pública de Porto Alegre-RS. A música, Ponte Rio Niteroi, do cantor, foi talvez a que mais me lembra ele; tive uma professora de matemática, que foi conselheira das turmas por três anos. Um dia, ela contou para a classe, que Marcus Pitter era seu vizinho no prédio em que ela morava. Agora, lendo o depoimento do José Marques acima, penso que, TALVEZ o cantor tivesse algum parente por aqui, ou amigos na época, e tivesse se hospedado por alguns dias; ou talvez de passagem em viagem; quem sabe isso explique o fato de a professora ter pensado que ele morasse aqui, na capital gaúcha. Abraço do RS - Saúde e boa sorte a todos ! (Paulo Lopes - 64 anos).

    ResponderExcluir
  11. Oi gente eu sou músico e conheço o Marcus Pitter, passei na casa dele que ficar na praia do Flamengo, 62, é o primeiro edifício ao lado do Museu da República onde Getúlio Vargas residiu, enfim, o porteiro me informou que ele está internado no CTI sem perspectiva de salvação, resolvi contar para vocês aqui por consideração aos fãs, visto que a mídia não revela.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente ele faleceu hoje,17 de fevereiro, aos 71 anos. Esteve internado por seis meses, sendo acometido duas vezes pela Covid 19.

    ResponderExcluir
  13. Qual o nome da esposa dele que residia em Ribeirão Preto?

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...