Luiz Caldas / 1987 |
Na infância, sua diversão predileta girava entorno do som. Brincava de confeccionar instrumentos musicais usando cabo de vassoura, lata e caixa de papelão. Tempos depois, quando ingressou em bandas de baile, atuou, inicialmente, como cantor e, logo depois como instrumentista.
Aprender as novas canções tocadas nas rádios era o que mais motivava para Luiz Caldas a seguir a carreira artística. A brincadeira de cantar, imitando outros artistas, acabou virando o seu ofício.
Luiz Caldas |
No Trio Tapajós, teve a sua primeira canção, "Oxumalá", gravada em disco. A partir de então, seguiram-se várias gravações.
Já morando em Salvador, Luiz Caldas formou a minha própria banda, a "Acordes Verdes", e iniciou a carreira solo. Paralelamente, passou a trabalhar também no estúdio WR, de Wesley Rangel. Na WR, gravou o primeiro disco autoral, um compacto simples com as canções "O Beijo" e "Como um Raio".
Luiz Caldas |
Luiz Caldas é o precursor de um estilo de música amparado pelo clima carnavalesco e emplacou muitos sucessos nos discos seguintes, consolidando a carreira solo.
Ganhou também projeção nacional e internacional com o sucesso de "Tieta", tema da novela com o mesmo nome, da Rede Globo.
Ao longo de sua carreira vendeu mais de dois milhões de discos.
Em 2006, Luiz Caldas recebeu a Coroa da Prata no programa Rei Majestade apresentado pelo SBT.
Luiz Caldas |
Em menos de um ano, Luiz Caldas compôs 130 canções, de nove estilos diferentes, que serão lançadas em duas caixas com 10 discos. Cada álbum será dedicado a um ritmo.
“Nesse trabalho não tem nenhuma regravação, é tudo novo. Comecei a compor em março e terminei em novembro de 2008. Nos discos tenho parcerias com Zeca Baleiro, Sandra de Sá, Seu Jorge, Raimundo Sodré, Cesar Rasec, André Abujamra, Rogério Duarte. Nove dos dez discos foram gravados no meu próprio estúdio, só o de Rock que eu gravei no estúdio T, que é o celeiro do Rock na Bahia. Os outros estilos são; Samba, Forró, Frevo, Musica super popular Brasileira, Instrumental de Violão, Axé, Tupi (todo na língua dos índios) e 2 discos de MPB”, destaca o cantor.
Luiz Caldas deixa claro que em nenhum momento deixou de lado a axé-music, mas que o projeto é uma oportunidade dele fazer outros estilos de música que também gosta. “Vou continuar a fazer tudo que eu gosto, e Rock é um estilo que eu gosto muito. Sou o criador da axé-music e nunca deixei de fazer shows em trios e micaretas”.
Luiz Caldas |
Com tanta inspiração para criar 10 discos em menos de um ano, Luiz Caldas revela que não sobra tempo para ouvir outras músicas. “Não dá para compor tanta coisa ouvindo os outros, senão você acaba copiando ou plagiando alguém”.
Luiz Caldas |
Para conhecer mais sobre o novo trabalho de Luiz Caldas, basta acessar o www.myspace.com/luizcaldas.
Fontes: Site Oficial Luiz Caldas, Blog Vitrola.
Luiz Caldas - "Tieta" / 1989
Luiz Caldas - "Odé e Adão" / 1988
Luiz Caldas - "Haja Amor"
Luiz Caldas - "Fricote" / 1985
Luiz Caldas - "Zorra"
Luiz Caldas e Lulu Santos - "Atmosfera e Ar" - Globo de Ouro / 1989
Luiz Caldas - "Ideais"
Nenhum comentário:
Postar um comentário