sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Eduardo Araújo

O cantor e compositor Eduardo Oliveira Araújo, conhecido como Eduardo Araújo, nasceu em Joaíma, Minas Gerais, em 23 de julho de 1945.

Eduardo Araújo
Eduardo Araújo nasceu na fazenda Aliança no norte de Minas Gerais. Desde cedo, aprendeu a lidar com o gado, os cavalos e as plantações. Seu pai, Lídio Araújo, é uma lenda na região. Foi um grande desbravador e criador de animais de diversas raças. Entre eles os cavalos: Mangalarga Marchador, Campolina, Piquira, Pôneis, Persas e Jumentos Pêga. Entre os bovinos criava o Gado Junqueira e o famoso Gado Mocho, que ele próprio selecionou em suas fazendas.

Eduardo Araújo
Desde cedo, Eduardo Araújo demonstrou grande paixão pelos cavalos e pela vida da fazenda. Passou sua infância brincando pelos campos e vivia assoviando as músicas de Luiz Gonzaga e Pedro Raimundo.

Já na infância, Eduardo Araújo demonstrava paixão pela música.


Eduardo Araújo
Por não existirem boas escolas no local onde morava, Eduardo Araújo e e seus irmãos foram estudar em um colégio interno em Jaguaquara, na Bahia e, mais tarde, em Belo Horizonte, no Colégio Batista Mineiro.

No final da década de 50, Eduardo Araújo aderiu aos primeiros movimentos do rock Brasileiro. Participava de horas dançantes, cantava rock nas esquinas e andava de lambreta. Ficou conhecido nas rodas jovens de Belo Horizonte, como legítimo representante da chamada "Juventude Transviada". Logo, estava nas Rádios e na TV.


Eduardo Araújo
Indo para o Rio de Janeiro, Eduardo Araújo procurou Jair de Taumaturgo, que assim que o ouviu, imediatamente o levou para o programa de maior audiência entre a juventude: " Hoje é dia de Rock ". Seu sucesso foi tanto que a gravadora Phillips o contratou para o seu primeiro disco que teve relativo sucesso. Em seguida, conheceu Carlos Imperial, futuramente seu grande amigo e parceiro músical, que o levou para fazer parte do "Clube do Rock" que era integrado por Erasmo Carlos, Tim Maia, Roberto Carlos, Wilson Simonal, Jorge Ben, Renato e Seus Blue Caps, entre outros.

Eduardo Araújo
Depois de algum tempo, Eduardo Araújo retornou para Minas Gerais, mas com o nascimento do movimento da Jovem Guarda foi levado de volta ao Rio de Janeiro por Carlos Imperial.

Contratado pela gravadora ODEON, Eduardo Araújo gravou de Carlos Imperial "O Bom" que ficou em primeiro lugar em todas as paradas de sucesso. Por isso, foi contratado pela TV Excelsior para comandar um programa chamado "O Bom" --que ficou sendo seu codinome para sempre--, com produção de Carlos Imperial.


Eduardo Araújo
Tendo a cantora Silvinha, sua esposa, como parceira na apresentação e a presença da banda jovem do maestro Peruzzi, o programa foi líder absoluto de audiência e lotava o auditório nas tardes de sábado em São Paulo. Naquela mesma época, fazia espetáculos por todo o Brasil com uma aparelhagem moderníssima e uma grande parafern‡lia de iluminação.

Eduardo Araújo com a esposa Silvinha Araújo
Cansado de tantas excursões por todo o Brasil, resolveu vender todo o seu aparato de som, luz, ônibus e um estúdio de gravação e voltou a se dedicar somente a sua fazenda em Minas Gerais pensando em nunca mais voltar a sua carreira artística.

Foi, então, que a pedido de seus amigos, compôs uma canção em homenagem ao Mangalarga Marchador que posteriormente, devido ao sucesso, foi oficializado como o hino dess raça criada no Brasil. Bastou a música fazer sucesso para que voltasse para a carreira musical.


Eduardo Araújo
Em 1988, gravou o seu primeiro disco de músicas country, com produção de seu amigo Renato Teixeira, "Um Homem Chamado Cavalo". Em seguida, gravou o disco totalmente independente "Pé na Estrada", que também foi título de um programa no SBT que era apresentado por ele aos domingos. Chegou a vender 40.000 cópias. Logo em seguida veio o seu terceiro trabalho: o CD "Pegadas", com a produção de Odilon Wagner, considerado por ele o melhor de seus trabalhos.

Eduardo Araújo
Em 1997, Eduardo Araújo gravou o disco "Pó de Guaraná", em New Jersey, nos Estados Unidos. O disco contou com participações de Edgar Winter e da banda Dr.Sin. A produção ficou a cargo de Roy Ciccala que já trabalhou com John Lennon, Aerosmith, AC/DC, entre outras bandas.

Eduardo Araújo
Em 2000, Eduardo Araújo foi convidado pela dupla norte-americana The Bellamy Brothes para uma participação especial na música "Vertical Expression" do disco "The Lonely Planet" dos Bellamy Brothers. A música foi lançada em toda a Europa e Estados Unidos. Mais tarde, Eduardo foi para a cidade de Albuquerque, nos Estados Unidos, para gravar o video-clip da música ao lado dos Bellamys. O vídeo chegou a primeiro lugar na CMT Brasil e ganhou o prêmio "CMT Encontro do Ano".

Eduardo Araújo / 2012
Ainda em 2000, foi lançado, pela Number One Record, o cd "A Aventura Não Termina". O carro chefe do disco é "Rodeio". A música conta com um videoclip dirigido por Giuliano Saad. A segunda música de trabalho é um dueto de Eduardo Araújo com o norte-americano Gene Fireball, "Segura que Esse Touro é Bom" (versão de "Proud Mary" do Creedance Clearwater Revival).

Em 2012 foi homenageado no Jockey Club de São Paulo e recebeu o prêmio "Produz Brasil 2012", que premia personalidades importantes do agronegócio no país.  Eduardo continua trabalhando ativamente e se apresentando em shows.

Eduardo Araújo foi casado por 39 anos com a cantora Sylvinha, falecida em 2008, com quem teve dois filhos.

Fonte: Site Oficial Eduardo Araújo.



                                                                              Eduardo Araújo - "Juazeiro" / 1971


                                                                         Casamento de Eduardo Araújo e Sylvinha / 1969 ("Prometo te Amar Pra Sempre")


                                                                            Eduardo Araújo - "O Bom" - Programa Rei Majestade / 2006


                                                                               Eduardo Araújo - "Salve Nossa Senhora" / 1971


                                                                             Eduardo Araújo - "Luar do Sertão" / 1972


                                                                           Eduardo Araújo - "Ave Maria no Morro" / 2009


Um comentário:

  1. É a primeira vez que comento algo sobre algum artista, mas não consigo entender porque a gravadora detentora dos direitos de comercialização dos discos deste competente artista não lança em formato de CD os albuns abaixo listados, será que vão esperar pela sua morte como motivo para tal acontecimento, espero que não. |(1975) Pelos caminhos do rock (RCA Victor) • LP

    (1973) Eduardo Araújo (RCA Victor) • LP

    (1972) Eduardo Araújo (RCA Victor) • LP

    (1971) Eduardo Araújo (Odeon) • LP

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...