Agnaldo Rayol |
Agnaldo Rayol iniciou a carreira de cantor aos oito anos na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, no programa Papel Carbono, de Renato Murce.
Aos doze anos, estreou no cinema, no filme Também Somos Irmãos. Depois de morar algum tempo em Natal, RN, voltou, em 1951, ao Rio de Janeiro e participou do filme "Maior Que o Ódio".
Foi obrigado a parar de cantar entre 1952 e 1954 por causa de mudanças hormonais, próprias da adolescência, que afetaram a voz.
Agnaldo Rayol |
Como exemplo dessa peculiar forma de cantar, a sua interpretação da Ave Maria emocionou noivas de várias gerações que não hesitavam em pagar o caro cachê para tê-lo cantando em cerimônias de casamento.
Em 1956, foi contratado pela Rádio Tupi e, dois anos depois ,gravou o primeiro disco pela gravadora Copacabana.
O auge da carreira de Agnaldo Rayol aconteceu na década de 60, com programas próprios na TV Record, entre eles Agnaldo RayoI Show e Corte RayoI Show, ao lado do humorista Renato Corte Real, um sucesso sem precedentes. Agnaldo Rayol foi uma das atrações da edição de estréia do programa Jovem Guarda.
Agnaldo Rayol |
Nos anos 80, comandou por 8 anos o grande sucesso Festa Baile, programa musical produzido pela TV Cultura de São Paulo.
Em 1981, no Uruguai, ganhou o Festival Internacional da Canção, onde participaram cantores de todo o mundo. Agnaldo Rayol cantou também na Argentina, México, Estados Unidos, Portugal e Itália.
Sempre fiel ao repertório romântico, nos anos 90 faz sucesso
interpretando canções italianas, língua que domina perfeitamente, por ser a mãe nascida na Itália. Duas entraram para o repertório de telenovelas da Rede Globo e estouraram nas paradas: "Mia Gioconda", na novela "O Rei do Gado", e "Tormento d'Amore", tema de abertura da novela "Terra Nostra" gravada em Londres em dueto com a soprano Charlotte Church.
No dia 30 de abril de 2006, Agnaldo acabara de vir de um concerto e estava pronto para embarcar no aeroporto de Porto Alegre, quando tropeçou e caiu no chão, fraturando o fêmur da perna direita. Levado para o Hospital Mãe de Deus, na capital gaúcha, esteve internado por uma semana e comemorou ali o 68º aniversário, numa festa organizada pelas freiras que comandam o serviço de enfermagem do hospital.
Agnaldo Rayol |
Trabalhos no cinema:
2004 - Olga del Volga
1976 - Possuída Pelo Pecado
1971 - A Herança
1970 - A Moreninha
1968 - Agnaldo, Perigo à Vista
1961 - Tristeza do Jeca
1960 - Zé do Periquito
1960 - Pistoleiro Bossa Nova
1959 - Garota Enxuta
1959 - Jeca Tatu
1958 - Uma Certa Lucrécia
1958 - Chofer de Praça
1951 - Maior Que o Odio
1949 - Também Somos Irmãos
Celebrando seus 50 anos de carreira com uma série de shows que começou no fim de 2008, Agnaldo Rayol emocionou o público que compareceu ao Teatro Abril na noite de 05 de maio de 2009. A potente voz do cantor foi atração da noite e empolgou os diversos famosos que compareceram ao evento.
Agnaldo Rayol - 2014 |
Fontes: Sites Wikipedia; Terra
Agnaldo Rayol - "Onde Estará Meu Amor" / 1958
Agnaldo Rayol - "Em Nome do Amor"
Agnaldo Rayol - "Mia Gioconda"
Agnaldo Rayol - "Estrada do Sol" / 1959
Agnaldo Rayol - "A Praia"
Agnaldo Rayol e Charlote Church - "Tormento D'Amore"
Nenhum comentário:
Postar um comentário