quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Marcia Bulcão

Márcia Bulcão de Morais nasceu no Rio de Janeiro,RJ no dia 30 de julho de 1963.

Foi uma das integrantes e pioneira na formação do grupo Blitz, de sucesso incontestável na década de80, ao lado de Evandro Mesquita, Fernanda Abreu, Ricardo Barreto, Antonio Pedro Fortuna, William "Billy" Forghieri e Lobão (mais tarde substituído por Juba).


Márcia Bulcão
Em 1982, o primeiro compacto, "Você Não Soube Me Amar", alcançou um sucesso estrondoso, logo seguido pelo álbum "As Aventuras da Blitz", consolidando a banda como fenômeno de massa.

Dois anos após o lançamento do terceiro LP — "Blitz 3", de 1984 —, a banda se desfez, voltando a se reunir ocasionalmente para shows ou eventos.

Com um rock leve, letras bem-humoradas e performance teatral no palco, a Blitz tocou no Rock In Rio de 1985.


Márcia Bulcão com Fernanda Abreu
Formou-se nos 90 em licenciatura musical pela Uni-Rio. Atua como professora de música no Rio de Janeiro.

Atualmente integra o grupo Djambo Trio , ao lado de Pedro Lima (voz/pandeiro) e Ricardo Barreto (voz/guitarra). Os 3 se reuniram em torno de um objetivo: realçar as influências da música africana no repertório brasileiro. Algumas canções são cantadas em "Wolof" ,dialeto africano, feitas em parceria com os músicos senegaleses Mamour Ba e Jean Pierre Senghor. Grandes nomes da MPB como Chico Buarque, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Jorge Benjhor, entre outros, são reverenciados no show que tem uma hora e meia de duração, onde o público se diverte e dança sem parar.


Márcia Bulcão / 2010
No show da banda os ritmos brasileiros de norte à sul do país estão presente na batida contagiante do pandeiro de Pedro, através do côco, maracatu, baião, frevo, embolada, samba, choro e maxixe. A guitarra elétrica de Ricardo se une à melodiosa voz de Márcia criando uma nova e envolvente sonoridade ETNO-POP. O baixista moçambicano Paulo Matabas e os percussionistas Marcelo Aragão e Fernando Nicolau, Nico Resende(cavaquinho) participam como convidados desse show que é uma grande festa.

É casada com o ex-baterista do grupo Blitz (atualmente no Djambo Trio), Ricardo Barreto.


                                                   Márcia Bulcão no grupo Blitz - "Mais Uma de Amor" - Fantástico / 1982


                                                   Marcia Bulcão na banda Blitz - "Egotrip" - Programa do Chacrinha / 1985


                                                  Márcia Bulcão e grupo É do Pandeiro - "Alagados" - Carnaval / 2011


38 comentários:

  1. Ela era demais.... irradiava sensualidade, meiguice.... além do talento em suas vozes, as duas eram a parte da beleza que a blitz precisou para alcançar aquele sucesso ! Mark Wilson

    ResponderExcluir
  2. Nossa semelhança com a Blitz era incrivel.. eu era a Marcinha com meus cabelos lisos e meus grandes seios, minha prima Débora tinha os lábios parecidos com os da Fernandinha, por isso ela até cortou os cabelos curtinhos e espetados, ficou idêntica.. E o meu irmão Franço era doidão com suas tatuagens e seus cabelos típicos aos do Evandro.. Modéstia a parte mas as nossas vozes se pareciam demais com as vozes delas.. A voz do meu irmão não parecia com a do Evandro mas o jeitão dele era igual.. dançávamos, pulávamos igual á Blitz

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Greice... memórias que não têm preço neh? Bjins!

    ResponderExcluir
  4. Ela não é casada com o baterista e sim com o guitarrista (Ricardo Barreto)

    ResponderExcluir
  5. Correto, Rodrigo Lee... Ricardo Barreto nunca foi o baterista, a própria materia diz isso, wuando informa que LOBÃO era o baterista e depois JUBA foi o substituto. Ricardo é casado com Márcia desde o tempo da Blitz, onde sempre foi o guitarrista.

    ResponderExcluir
  6. E ainda Mesmo aos 55 a Marcia Bulcão Pra mim é a Mulher Mais Linda de Todas,Ela é Puro Encanto e Magia,tá em boa forma é humilde é como o Serginho Do Roupa nova e Por isso Sou fã dela é a mais sensivel da Blitz,Eu Amo ela...

    ResponderExcluir
  7. Sinto muito falta de Marcia Bulcao na TV

    ResponderExcluir
  8. Vivi Blitz desde o início,vi 3 shows e sou fã até hoje.

    ResponderExcluir
  9. Sou fã da Blitz até hoje! Marcia beijos!

    ResponderExcluir
  10. Que saudades .
    Marcou época e me lembro aquando apareveram pela primeira vez no programa Geração Oitenta.
    Estava na casa do namorado da minha irmã e só de olhar para a cara dele vi que gostou de mais .

    ResponderExcluir
  11. Amava e ainda adoro a Blitz e suas vocalistas sensuais e divertidas.

    ResponderExcluir
  12. Só para esclarecer: o ex-baterista da Blitz é o Lobão,que foi substituído pelo grande Juba.

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. O Evandro e o Ricardo Barreto ( Guitarrista e fundador da banda junto com o Evandro)são brigados na justiça. Não se falam. A Márcia é casada com o Ricardo. Por isto o sumiço na banda, né?

      Excluir
  14. Amava essa banda, minha primeira banda predileta! Queria muito assistir uma entrevista da Márcia com a Fernanda

    ResponderExcluir
  15. O doc do Canal Curta! me trouxe aqui... Realmente Marcinha era uma gracinha, como ainda deve ser, lógico. Minha primeira banda do coração, aos 10 anos. Beijos p eterna Marcinha da Blitz.

    ResponderExcluir
  16. Acabei de ver o doc do Curta com a Blitz. Eu era (e ainda sou) apaixonado pela Márcia. Apareça Marcinha��������������

    ResponderExcluir
  17. O doc do Curta não teve participação da Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que ela tomou as dores do Marido Ricardo guitarrista dá banda, pois parece que eles são brigados na justiça. Pelo que eu li.

      Excluir
  18. Acabei de ver o filme Blitz no Curtas
    Muito bom
    Também curtimos muito essa época

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo grupo onde dancei muito no tempo que eu era jovem e mas tarde participei na externa do Rock Rio inesquecível tudo no qual eu participei. Abraço aMarcia Bulcao e seu integrantes na sua nova banda. Até lá. Lincoln

    ResponderExcluir
  20. Pqp música africana com ritmos brasileiros.....é muita maconha estragada !!!

    ResponderExcluir
  21. Em todos os Canais da internet vejo antigos comentários dizendo que viram o Documentário da Blitz no Canal Curta e eu agora em Novembro de 2020 aqui, comentando também que vi o Documentário da Blitz no Canal Curta e sem a participação de Márcia Bulcão

    ResponderExcluir
  22. Como curti está banda na década de 80. Assisti agora o documentário no canal curta. Saudades.

    ResponderExcluir
  23. Acabei de assistir o documento,matei saudade, muito bom, mas sem a presença da Márcia,faltou um pouco pra ser excelente

    ResponderExcluir
  24. Banda Bliz teve grande sucesso nos anos 80...Até hoje suas musicas são rememoradas... Os lançamentos eram sempre no Fantástico...Tempos bons...
    Manoel Raimundo - Mocajuba-PA.

    ResponderExcluir
  25. Simplesmente maravilhosa Márcia fez parte da minha adolescência

    ResponderExcluir
  26. Corrigindo: Márcia é casada com o ex-guitarrista da Banda Blitz, Ricardo Barreto.

    ResponderExcluir
  27. A Márcia e o Ricardo Barreto voltaram para a Blitz em 1994, mas a Marcia só ficou 94/95 já seu marido ficou 94/95/96/97/98/99 então fica claro que não saíram por conta de briga na justiça. Acredito que a Marcia não permaneceu pois a Fernanda Abreu não quis voltar pra banda. Acho que o maior problema foi a maternidade de ambas, pois essa era a idade em que elas tiveram seus filhos.

    ResponderExcluir
  28. HUMBERTO RODRIGUES JUNIOR3 de setembro de 2023 às 06:07

    Lindaa a Márcia.. A Fernandinha também.. mas a Márcia ganhou meu coração.!
    Esta publicação é de 11 anos atrás, mas já deu para ter um norte de onde encontrar essa Deusa do mundo da música.. voz linda da Márcia Bulcao !. Hoje depois de ouvir algumas músicas maravilhosas de sua 1ª Band Blitz e me bater a curiosidade de saber por onde anda Márcia balcão, encontrei este Blogger falando sobre ela, e me bateu muita vontade de poder conhecê-la um dia, assim como eu também já tive muita vontade de conhecer a Celi Campello que mora a na cidade de Taubaté SP. ..
    A Marcinha linda , um beijo de seu fã.. E que Deus abençoe a todos de sua família e suas bandas !
    Junior São José dos Campos SP

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...