Desde menina causava sensação cantando nas festas familiares e em casa de vizinhos e amigos da família. Antes de escolher a carreira artística, cursava línguas anglo-germânicas na Faculdade de Filosofia. Sempre se destacou pela capacidade de cantar em vários idiomas, o que lhe valeu um prefixo nas rádios: Lana Bittencourt, "A internacional".
Lana Bittencourt |
Em 1955, transferiu-se para a Columbia, onde gravou grande parte de seus discos. O primeiro disco na nova gravadora tinha o fox "Juca", de Haroldo Barbosa e o bolero "Johnny Guitar", de Victor Young com versão de Júlio Nagib. Em seguida, gravou o samba "Pobre menino rico", de Vargas Jr. e Oscar Bellandi. Em 1956, gravou o samba canção "Quem se humilha", de Ricardo Galeno, o maxixe "Ataliba e seu Bombardão", de Haroldo Barbosa e o samba canção "Meu caso", de Betinho e Nazareno de Brito. No ano seguinte, gravou o bolero "Esquecimento", de Nazareno de Brito e Fernando césar, o samba canção "Se alguém telefonar", de Jair Amorim e Alcyr Pires Vermelho, que foi um de seus maiores sucessos e, o baião "Zezé", de Humberto Teixeira e Caribé da Rocha, que também conseguiu fazer um razoável sucesso.
Lana Bittencourt |
Em 1959, lançou o samba "Amor sem repetição", de Lírio Panicali e Ester Delamare e a valsa rock "Quero-te assim", de Tito Madi. Em 1960, gravou dois sambas de Luiz Antônio: "Poema das mãos" e "Amor, amor". No mesmo ano, gravou o LP "Sambas do Rio", no qual interpretou composições de Tom Jobim e Luiz Antônio como: "Amor, amor", "Poema das mãos", "Eu e o Rio", "Chorou chorou", "Estrada do amor" e "Ri", de Luiz Antônio e "Longe é o céu", "Corcovado", 'Outra vez", "Só em teus braços", "Fotografia" e "Este teu olhar", de Tom Jobim.
Lana Bittencourt - 2012 |
Lana Bittencourt - 2013 |
Atualmente continua em atividade, apresentando-se em espetáculos e eventos por todo o Brasil.
Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB.
Lana Bittencourt - "Ave Maria" - 1959
Lana Bittencourt "Little Darlin'" - 1957
Lana Bittencourt - "Se Alguém Telefonar" - 1958
Lana Bittencourt - "Na Baixa do Sapateiro"
Lana Bittencourt - "Você Já Foi a Bahia"
Lana Bittencourt - "Se Todos Fossem Iguais a Você" - 2011
Lana,voz-mito da música brasileira.
ResponderExcluirMaravilhosa voz limpa igual f Ângela maria Deus ti de muita vida com essa voz NAYLOR
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirLana Bitencourt
Assisti a senhora cantando no filme do Mazzaropi, Ave Maria em 1959 linda de mais. Parabéns pelos seus 90 anos.