sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cauby Peixoto

Cauby Peixoto Barros nasceu em Niterói/RJ em 10 de Fevereiro de 1934.


Cauby Peixoto
De família de artistas populares, o pai, conhecido por Cadete, tocava violão, a mãe tocava bandolim, o tio, Nono (Romualdo Peixoto) era pianista e homem de Rádio, o primo Ciro Monteiro foi cantor e compositor famoso, os irmãos Moacir e Araquem tornaram-se instrumentistas e a irmã Andiara foi cantora.

Estudou num colégio de padres salesianos no Rio de Janeiro RJ, e já no tempo de estudante cantava no coral da igreja. Mais tarde, quando trabalhava no comercio, apresentou-se no programa de calouros da Rádio Tupi, Hora dos Comerciários, patrocinado pelo SESC e dirigido pela pianista Babi de Oliveira, conseguindo então chamar a atenção da Revista do Rádio, em 1949.



Cauby Peixoto / 1962
Cantou também no conjunto de seu irmão Moacir, na boate carioca “Casablanca” e, em 1951, gravou seu primeiro disco, pela Som, lançando o samba “Saia Branca” (Geraldo Medeiros), para o carnaval. Em 1952, mudou- se para São Paulo/SP, passando a cantar nas boates Oásis e Arpege, e na Rádio Excelsior, destacando-se sempre com repertório de músicas estrangeiras.


Cauby Peixoto
Por volta de 1954, foi ouvido pelo empresário Di Veras, que, pretendendo renovar o elenco da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, então dominado por ídolos como Emilinha Borba e Orlando Silva, o convidou para atuar naquela emissora. Seu lançamento na Rádio foi preparado nos moldes norte-americanos, com grande publicidade e muita promoção, e, em pouco tempo, ele também se tornaria um ídolo, adorado e perseguido pelas fãs. Sua imagem foi forjada para agradar: vestindo-se de maneira extravagante para a época, e colocando trinados e versos inexistentes em suas canções, criou um tipo diferente, obtendo sucesso imediato. Ainda em 1954, gravou com êxito o fox “Blue Gardênia” (Bob Russel e Lester Lee, versão de Antônio Almeida e João de Barro) e, nos cinco anos seguintes, foi considerado o cantor mais popular do pais.


Cauby Peixoto
Em 1956 gravou em disco de 78 rpm, pela Columbia, “Conceição” (Jair Amorim e Dunga), que se transformou no maior sucesso de seu repertório. Da Rádio Nacional, passou para a Rádio Tupi e gravou “Nono Mandamento” (Rene Bittencourt e Raul Sampaio), em 1957; “Prece de Amor” (Rene Bittencourt), em 1958; “Ninguém é de Ninguém” (Humberto Silva, Toso Gomes e Luís Mergulhão) e “É Tão Sublime o Amor” (P. Francis Webster e Sammy Fain, versão de Antônio Carlos).

Depois de aparecer na revista norte-americana Time como o maior ídolo da canção popular brasileira, foi convidado para uma excursão aos EUA, onde gravou, com o nome de Ron Coby, um LP com a orquestra de Paul Weston, cantando em inglês. De volta ao Brasil, comprou, em sociedade com os irmãos, a boate carioca Drink, passando a se dedicar mais a administração da casa e interrompendo, assim, suas apresentações.



Cauby Peixoto / 1979
Em 1959, retornou aos EUA para uma temporada de 14 meses, durante os quais realizou espetáculos, apresentou-se na televisão e gravou, em inglês, “Maracangalha” (Dorival Caymmi), que recebeu o titulo de “I Go”. Numa terceira visita aos EUA, algum tempo depois, participou do filme “Jamboree”, da Warner Brothers.

Durante toda a década de 1960, limitou-se a apresentações em boates e clubes. Em 1970 reapareceu como vencedor do Festival de San Remo, na Itália, classificando em primeiro lugar a música que defendeu, “Zíngara” (R. Alberteli, versão de Nazareno de Brito).

Em 1971 participou do VI FIC da TV Globo, no Rio de Janeiro, cantando “Verão Vermelho” (Sérgio Ferreira da Cruz). A partir da década de 1970, passou a se apresentar em programas de televisão no Rio de Janeiro, e a realizar pequenas temporadas em casas de diversão noturnas do Rio de Janeiro e de São Paulo.



Cauby Peixoto
Em 1979 apresentou-se também em Vitória/ES e Recife/PE, no Projeto Pixinguinha da Funarte, ao lado de Zezé Gonzaga.

Em 1980, em comemoração aos 25 anos de carreira, lançou pela Som Livre o disco “Cauby, Cauby”, com músicas feitas especialmente para ele por Caetano Veloso (“Cauby, Cauby”), Chico Buarque (“Bastidores”), Tom Jobim (“Oficina”), Roberto e Erasmo Carlos (“Brigas de Amor”) e outros. No mesmo ano, apresentou-se nos shows “Bastidores”, da Funarte, Rio de Janeiro, e “Cauby, Cauby, os Bons Tempos Voltaram”, na boate Flag, São Paulo.

Em 1982 apresentou no 150 Nigth Club, em São Paulo, ao lado dos irmãos Moacir (piano) e Araquem (piston) e lançou o LP “Ângela e Cauby”, o primeiro encontro dos dois cantores em disco, com sucessos como “Começaria Tudo Outra Vez” (Gonzaguinha), “Recuerdos de Ipacaray” (Z. de Mirkin e Demetrio Ortiz) e a valsa “Boa-noite, Amor” (José Maria de Abreu e Francisco Matoso).



Cauby Peixoto / 2010
Em 1989, os 35 anos de carreira foram comemorados no bar e restaurante “A Baiúca”, em São Paulo, ao lado dos irmãos Moacir, Araquém, Iracema e Andiara (vozes). No mesmo ano, a RGE relançou o LP “Quando os Peixotos se Encontram”, de 1957. Em 1993 foi o grande homenageado, ao lado de Ângela Maria, no Prêmio Sharp de Música. Em 1996, foi lançada pela Columbia caixa com 2 CDs abrangendo suas gravações de 1953 a 1959, com sucessos como “Conceição”.

Em 99, gravou "Cauby Canta as Mulheres" só com canções com nomes de mulher, como "Izabella" (Billy Blanco) e "Lígia" (Tom Jobim). Em 2000 gravou o cd “Meu Coração é Um Pandeiro”.

É considerado "o maior cantor do Brasil" por personalidades como Roberto Carlos, Emílio Santiago, Cid Moreira, Jô Soares, Aracy Balabanian, José Messias e tantos e tantos outros colegas seus. É, também, tratado carinhosamente pelos colegas de "O Professor", o que caracteriza respeito e admiração.



Cauby Peixoto - Carnaval / 2012
Em comemoração aos 55 anos de carreira lançou em 2005 0 cd e DVD “Eternamente Cauby”.

Atualmente, apresenta-se nas noites de segunda feira no Bar Brahma, tradicional templo da boemia paulistana, localizado na mais famosa esquina brasileira (av. Ipiranga com São João, em São Paulo, Brasil), em temporada que já dura mais de dois anos, com ingressos concorridos.

Fonte:Enciclopédia da Música Brasileira.


                                        Cauby Peixoto - "Bastidores / Ronda - TV Bandeirantes / 1981



                                                          Cauby Peixoto - "Ne Me Quitte Pas" - TV Cultura / 1991



                                                                    Cauby Peixoto - "Ave Maria" - TV Cultura



                                                            Cauby Peixoto e Elis Regina - "Bolero de Satã"



                                                           Cauby Peixoto - "Conceição" - Programa Silvio Santos - Anos 90



                                                         Cauby Peixoto e Rosana - "Pra Dizer Adeus" - TV Manchete / 1988



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...