sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Vanessa Barum

A atriz, cantora e compositora Vanessa Barum Lima, mais conhecida como Vanessa Barum, nasceu em Brasília, em 14 de maio de 1972.

Vanessa Barum
Iniciou sua carreira como VJ em Porto Alegre. Foi convidada por Oswaldo Montenegro para participar, no Rio de Janeiro, dos musicais "Os Menestréis", "Dança dos Signos", "Aldeia dos Ventos", "Mayã" e "Noturno". Participou desses espetáculos ao lado de Débora Blando, Milton Guedes, Tereza Seiblitz, dentre outros, apresentando-se por todo o Brasil.

Protagonizou, em 1995, a opereta de Noel Rosa, "A Noiva do Condutor", com Mauro Mendonça e Avellar Love, sob a direção de Karen Accioly.

O primeiro CD, Vanessa Barum (Virgin-1996) teve como produtor Guto Graça Mello. O lançamento do CD no Teatro Café Pequeno, no Rio de Janeiro, foi sucesso de público e aclamado pela crítica. A música Belíssima entrou na trilha sonora da telenovela "O Fim do Mundo", e "Resquícios", em Malhação. Dirigido por Chico Abréia e Márcia Ramalho, foi feito o Videoclipe da canção Belíssima.


Vanessa Barum
Vanessa Barum participou do Tributo a Renato Russo, cantando a canção "Por Enquanto", junto com Cássia Eller, Paulo Ricardo, Arnaldo Antunes, Toni Garrido e Paulinho Moska, entre outros.

Em 1997, Adriana Maciel gravou a canção Silêncio, composta em parceria com Vanessa Barum. No mesmo ano, foi lançado o livro MPB, A História de um Século, de Ricardo Cravo Albin que a classifica como nova estrela da MPB. No ano seguinte, Vanessa Barum cantou com Geraldo Azevedo no Teatro João Caetano, em show especial, ao lado de Miguel Falabella, Elba Ramalho, Lenine e Zélia Duncan.

Lançou em 2001, o CD Água em Vinho, produzido por Hebert Azul, que marcou a sua fase autoral, com nove músicas próprias, entre elas Que Pena de Você, Achei que Era Real e Insone. Contou com o talento de Milton Guedes nas flautas e sax, além da participação especial de Geraldo Azevedo em Bicho de 7 Cabeças, uma das músicas mais aplaudidas em seu show até hoje.

Em 2002, foi convidada para a peça "Raul Fora da Lei" com Roberto Bomtempo, com apresentações por todo o Brasil.


Vanessa Barum
Em 2005, o clipe em animação (disponível em seu site) da canção inédita "Não Vou Te Levar" foi escolhido para o Festival Anima Mundi. No mesmo ano, a EMI lançou a coletânea Meu Primeiro Hit, que incluiu a canção "Belíssima", ao lado dos primeiros sucessos de Elis Regina e Cássia Eller, entre outros.

Recebeu, em 2006, o prêmio Mulher Linda Mulher 2006, realização Adela Villas Boas. No mesmo ano, foi lançada a coletânea "As Canções de Chico Buarque cantadas por:" que incluiu Vanessa interpretando Mil Perdões. Neste CD também há releituras de Chico Buarque por Djavan, Milton Nascimento e Maria Bethânia, entre outros.

A cantora é irmã da atriz Karina Barum.

Principais trabalhos no teatro e em musicais:

1986 - Os Menestréis - direção Oswaldo Montenegro
1987 - Aldeia dos Ventos - direção Oswaldo Montenegro
1988 - Dança dos Signos - Oswaldo Montenegro
1989 - Mayã - direção Oswaldo Montenegro
1990 - Brincando de Vida - direção Mongol
1991 - Noturno - direção Oswaldo Montenegro
1995 - A Noiva do Condutor - direção Karen Accioly
2002/2003 - Raul Fora da Lei - direção José Joffily
2003 - Um Sujeito Estranho - direção Deto Montenegro


Fontes: Site Oficial Vanessa Barum; Wikipédia.

                                           Vanessa Barum - "Pro Céu"


                                    Vanessa Barum - "Não Vou Te Levar"


                                                     Vanessa Barum - "Belíssima"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...