sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cyro Aguiar

O cantor e compositor Cyro Aguiar nasceu em Salvador/BA, no dia 9 de dezembro de 1942.

Cyro Aguiar
Foi aluno de Mariah Costa no Instituto de Música de Salvador. Estudou na Academia Militar das Agulhas Negras em Resende, no Rio de Janeiro. Foi bancário e professor de violão. Começou a cantar quando adolescente. Estudou no Instituto Villa-Lobos (participando do coral) e no Instituto Musical de São Paulo.

Ainda adolescente apresentava-se interpretando músicas de Hekel Tavares e Dorival Caymmi.

Abandonou a carreira militar para se dedicar à música. Foi sucesso na década de 1970 com a música "Crítica".


Cyro Aguiar
Em 1961 começou a cantar na Rádio Mayrink Veiga no Rio de Janeiro, apresentando-se no programa "Hoje é dia de rock". Em 1963 gravou o primeiro disco pela RCA com a canção "Itaparica". Seu primeiro sucesso foi a canção "Monalisa". Participando do movimento da Jovem Guarda fiicou conhecido como o "Pat Boone baiano".

Alcançou o sucesso com "A Loucura das Garotas", dele e de Janete Adib, lançada em 1965, pelo selo Continental. Depois de gravar um lp - "Inspiração" (1965) - e com o fim da Jovem Guarda, trocou o rock pelo samba. No final dos anos setenta gravou o álbum Aos Músicos Brasileiros, com participação do guitarrista Sérgio Dias, dos Mutantes.


Cyro Aguiar
Em 1971 apresentou-se no VI Festival Internacional da Canção da Tv Globo. Em 1972 trabalhou no musical "Jesus Cristo Super Star". No mesmo ano registrou de sua autoria a composição "Asfalto falsificado". No ano seguinte gravou "Do you like samba", que se tornou seu maior sucesso. Nesta canção satirizava o modismo de gravar pop-rock brasileiro em inglês.

Em 1990 lançou a coletânea de sua gravações de começo da carreira. Em 1995 lançou CD no qual fazia uma mistura de rock e samba.


Cyro Aguiar /2013
Tem vários discos no currículo e vendeu mais de 500 mil cópias, que lhe renderam diversos prêmios e o carisma do público nos palcos brasileiros.

Atualmente apresenta dois programas de grande sucesso na rádio Tropical fm: "Samba show" e "Éramos todos jovens". Sua carreira musical segue com o novo trabalho em fase de lançamento. Destaque para a música "Me ilumina", seu recente sucesso em execução nas rádios do Brasil.


                                                  Cyro Aguiar - "Crítica"


                                      Cyro Aguiar - "Boêmio Demodê"


                                       Cyro Aguiar - "Minha Vida" (My Way) - 2013


Um comentário:

  1. Cyro Aguiar , respeitado cantor. Nos anos 70 gravou uma musica que marcou muito "CRITICA" e tantos outros sucessos que marcaram a juventude daquela epoca.

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...