sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Gilson de Souza

Gilson de Souza nasceu em Marília/SP.

Gilson chegou à capital paulista nos anos 60. Passou a apresentar-se na noite paulistana, em grandes casas de espetáculo da época, como Catedral do Samba, Beco, Jogral, Bar Brahma e muitas outras.

Dez anos depois, nos anos 70, já era um nome respeitado dentre os sambistas e os nomes já consagrados da bossa nova e da MPB. Antes de fazer sucesso como cantor, foi sucesso como compositor, com a música "Orgulho de um sambista", gravado na voz de Jair Rodrigues e, 15 anos depois, por Adriana Calcanhoto. Outros sucessos de Gilson de Souza gravados por Jair Rdrigues foram "Carnaval não envelhece"e"Sou da madrugada", em parceria com Wando.

Em 1975 teve a oportunidade de gravar seu primeiro disco, onde duas músicas alcançaram sucesso nacional e tornaram-se hinos da MPB: "Poxa" e "Quem é do samba chora". Neste ano ganhou o troféu imprensa como revelação e melhor música.

Elza Soares gravou sua composião "Deixa Deus resolver".

Por volta de 1985, Djalma Pires também fez sucesso com uma de suas composições: "Perdido namadrugada". Em 1987 Rosa Maria também gravou um grande sucesso: "Samba Maneiro". Em 1988 recebeu o troféu Gladiador no programa Raul Gil.

No ano de 1989 mais uma vez Jair Rodrigues gravou uma música de Gilson de Souza: "Exaltação aos seresteiros". Já em 1990 foi a vez de os Originais do Samba gravarem "Bahia do nosso senhor".

Neguinho da Beija Flor regravou "Poxa" em 1999. Em 2001 Reinaldo, "o príncipe do pagode" gravou a música "Cena de Cinema", em parceria com Almir Guineto, em 2001.

O cantor norte-americano Sheidon Porter gravou a versão da música "Amor de Capoeira", em 2002 e a banda inglesa Alcatraz band gravou a versão da música "Poxa" em 2004. "Poxa" também foi regravada por Elymar Santos em 2004. Em 2005 foi a vez da dupla Guilherme e Santiago gravarem "Lei do Silêncio", música de Gilson em parceria com Fernando Boêmio.

Gilson de Souza fez shows na Espanha, em Portugal, na França e no Japão. Gravou dois LPs e teve suas composições regravadas por intérpretes famosos.

Em 2006 apresentou-se no Programa Rei Majestade.

Atualmente é conselheiro da SICAN, uma empresa que arrecada dinheiro para direitos autorais. Ainda é empresário de uma jovem cantora chamada Daniele Cintra. Continua gravando e fazendo shows por todo o país.

Fonte: Wikipédia e site da Sicam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...