Angela Maria / 1977 |
Por volta de 1947, começou a freqüentar programas de calouros. Apresentou-se no Pescando Estrelas, de Arnaldo Amaral, na Radio Clube do Brasil (hoje Mundial), na Hora do Pato, de Jorge Curi, na Radio Nacional, e no programa de calouros de Ari Barroso, na Rádio Tupi. Usando o nome de Ângela Maria, para não ser descoberta pela família, participou também do Trem da Alegria, dirigido pelo "Trio de Osso" (os magérrimos Lamartine Babo, Iara Sales e Heber de Bôscoli), na Radio Nacional.
Angela Maria / 1967 |
Em 1948 conseguiu lançar-se como crooner no Dancing Avenida. Em sua noite de estreia, cantou "Olhos Verdes", de Herivelto Martins e Benedito Lacerda. No dancing, foi ouvida pelos compositores Erasmo Silva e Jaime Moreira Filho, que a apresentaram a Gilberto Martins, diretor da Radio Mayrink Veiga. Feito o teste, começou carreira na emissora, interpretando musicas de Othon Russo e Ciro Monteiro, compositores que a ajudaram a criar um repertório pessoal, abandonando a influência de Dalva de Oliveira.
Angela Maria |
Durante a década de 1950, atuou intensamente no rádio, apresentando-se na Radio Nacional, nos programas de César de Alencar e Manuel Barcelos, e na Rádio Mayrink Veiga, como a estrela de A Princesa Canta, nome derivado de seu titulo de Princesa do Rádio, um dos muitos que recebeu em sua carreira.
Angela Maria |
Apelidada Sapoti pelo presidente Getúlio Vargas, tornou-se a cantora mais popular do Brasil durante a década de 1950, alcançando os maiores êxitos com os sambas-canções "Fósforo Queimado", de Paulo Marques, Milton Legey e Roberto Lamego, "Vida de Bailarina", de Américo Seixas e Chocolate, "Orgulho", de Valdir Rocha e Nelson Wederkind, "Ave Maria no Morro", de Herivelto Martins" e "Lábios de Mel", de João Vilaça Júnior e Nage, além da canção afro-cubana "Babalu" (Margarita Lecuona).
Angela Maria |
Um de seus grandes êxitos na segunda metade da década de 1960 foi a canção "Gente Humilde", de Garoto, Chico Buarque e Vinícius de Moraes.
Angela Maria |
Angela Maria |
Após a saída da Sony, Ângela voltou a gravar em 2003, desta vez pela Lua Discos, o "Disco de Ouro", com um viés eclético, abrangendo compositores que vão de Djavan a Dolores Duran.
Angela Maria |
Angela Maria com Rolando Boldrin / 2012 |
Angela Maria, que completou em 2012 sessenta anos de carreira, apresenta-se em shows por todo o Brasil.
Fontes: Sites MPB Net; Wikipedia.
Angela Maria - "Mentindo" - no filme Rio Fantasia / 1957
Angela Maria e Elis Regina - "Vida de Bailarina / Pra Dizer Adeus / 1972
Angela Maria - "Tango Para Tereza" / 1975
Angela Maria - "Adeus, Querido"
Angela Maria - "Poesia das Favelas" - filme: Quem Roubou Meu Samba / 1958
Angela Maria - "Não Tenho Você / Vida de Bailarina" - Fantástico / 1978
Angela Maria e Roberto Carlos - "Desabafo" - Som Brasil / 1996
Angela Maria e Agnaldo Timóteo - "Não Se Vá"
Angela Maria - "Abandono" - Programa Ensaio - TV Cultura
Angela Maria - "Babalu" - Programa Ensaio - TV Cultura
Angela Maria - "Gente Humilde" - Programa Ensaio - TV Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário