sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Edith Veiga

A cantora Edith Veiga nasceu na cidade de Juquiá, SP, em 15 de fevereiro de 1939.

Edith Veiga
Nascida no interior paulista, teve uma infância simples e com 15 anos, devido à morte de seu pai, mudou com a família para São Paulo. Ali trabalhou como demonstradora de artigos eletrodomésticos e cabelereira.

Começou a participar de programas de calouros, entre os quais, "O telefone está chamando" e "A Hora do Pato". Sua carreira deslanchou em 1961, quando obteve o segundo lugar no concurso "A Voz de Ouro ABC", programa que era líder de audiência da TV Record de São Paulo, cantando o samba-canção "Castigo" (Dolores Duran), sucesso da cantora Marisa Gata Mansa. Esta apresentação foi vista pelo diretor artístico da gravadora Chatecler, o cantor e compositor Diogo Mulero, o Palmeira, que gostou de seu timbre de voz e resolveu contratá-la. Na ocasião, gravou o bolero "Faz-me rir (Me da Risa)" (F. Yoni e E. Arias - versão de Teixeira Filho) e o fox "Never on Sunday" (M. Hadjidakis e Steve Bernard - versão de Valéria). "Faz-me rir" tornou-se um dos maiores sucessos do ano e o disco vendeu 500 mil cópias, sendo o principal êxito da carreira de Edith Veiga. Em seguida, gravou o bolero "De quem estás enamorado" (Rafael Ramirez e Alba Prado) e a balada "Rumores" (de Joaquim Prieto - versão: Palmeira), e o samba "Volta" (Ruth Amaral e Manoel Teixeira) e o bolero "Minha vida em tuas mãos" (Nízio). "Faz-me rir", "Rumores" e "Tua vida em minhas mãos" fizeram muito sucesso e foram incluídas juntamente como o bolero "Vivemos para amar" (Luiz Mergulhão, Toso Gomes e Umberto Silva) em um compacto duplo.


Edith Veiga
Por conta do sucesso alcançado, a gravadora Chantecler lançou no mesmo ano o LP "Faz-Me Rir e outros sucessos". Com o sucesso obtido com seus primeiros discos foi agraciada com os troféus "Roquete Pinto" e "Chico Viola", na categoria de "Cantora Revelação".

Em 1962, estreou como compositora gravando o bolero "Saia da frente" em disco que trazia no lado A o bolero "Sozinha" (Rago e Teixeira Filho), que fez sucesso e propiciou o lançamento de um LP com o mesmo título. Nesse disco, fizeram sucesso as músicas "Acho graça", e a música título, que foi tema da novela "A canção que a noite levou", da TV Tupi, na qual ela chegou a atuar ao lado do cantor Hugo Santana.


Edith Veiga
No ano de 1963, a carreira de Edith Veiga se encontrava no auge e ela era considerada uma das principais cantoras do país, tendo feito shows no Japão, Europa e em quase toda a América Latina. Ainda em 63 lançou o LP "Noite Sem Ninguém". Também em 1963, passou a apresentar, no Canal 2 de São Paulo, o programa "Edith Veiga em Dois Tempos", que ficou mais de um ano no ar, onde recebia personalidades da época, e nele apresentou pela primeira vez ao público o cantor Altemar Dutra.

Casou-se em 1967, diminuindo o ritmo das apresentações. Com o nascimento da primeira filha no ano seguinte, praticamente se afastou das gravações.

Retornou aos discos em 1972, quando lançou, pela gravadora Sinter, dois compactos simples.


Edith Veiga
Em 1974, lançou novo LP, "Edith Veiga", mais de dez anos após ter lançado o último. Na década de 1970, participou de importantes programas na televisão como "Almoço com as Estrelas", "Globo de Ouro", "Silvio Santos", e "Chacrinha". Em 1974, teve a composição "Menino" incluída na trilha sonora do filme "A força do sexo".

Em 1976, fez sucesso com a música "Eu te amei, eu te amo, eu sempre te amarei", de Silfrancis e Jean Garfunkel, lançada em compacto simples. Em 1977, lançou o LP "Eu te amei, eu te amo, eu sempre te amarei".

Apresentou no Carnegie Hall, nos EUA, em1980. No mesmo ano, gravou diretamente de Nova York dois clips para o programa "Fantástico" da TV Globo interpretando as músicas "Fim de comédia", de Ataulfo Alves, e "Não lhe quero mais". Em 1982 lançou o LP "Pensando em ti".


Edith Veiga
Em 1987 gravou o LP "Como Se Fosse". No mesmo ano foi lançado o LP "Faz-me-rir e outros sucessos de Edith Veiga". Em 1988 lançou pela RGE o LP "Começo da Vida".

Casou-se pela segunda vez em 1989 e, por imposição do marido, abandonou a carreira artística e passou a residir em sua cidade natal. Entretanto, no ano de 2001, retornou à carreira artística realizando shows por todo o Brasil.

Em 2003, lançou o CD "Edith Veiga canta Amália Rodrigues - Eternamente o Fado". Em 2004, foi homenageada pelo selo Revivendo com o lançamento do CD "Faz-me rir" com 18 gravações originais totalmente remasterizadas. No mesmo ano, fez o primeiro show aberto ao público da nova casa de shows Nauty Club. Em 2006, em comemoração aos 45 anos de carreira, lançou dois novos CDs, "O sucesso de Edith Veiga" e a coletânea "Warner 30 Anos". Os discos foram apresentados ao público em show realizado no Teatro Augusta, em São Paulo, e que contou com as participações de Agnaldo Timóteo e Cauby Peixoto. Neste mesmo ano apresentou-se no Programa Rei Majestade.


Edith Veiga - 2013
Nas décadas de 1960 e 1970, período de seu maior sucesso, ficou conhecida como "A Rainha do bolero". Foi chamada pelo apresentador Chacrinha de "As pernas que cantam".

Atualmente, Edith Veiga se apresenta pelo Brasil com um show que traz uma retrospectiva de sua carreira e tem como base o repertório de seu novo CD. Nele, músicas inéditas de sua autoria, regravações de clássicos da MPB e participações especiais de Cauby Peixoto, Agnaldo Timóteo e Alcione.

Fonte: Site Cantoras do Brasil.


                                         Edith Veiga - "Fim de Comédia" / 1979


                                         Edith Veiga - "Castigo"


                                        Edith Veiga - "Faz-me Rir"


                                    Edith Veiga - "Nunca aos Domingos" / 1961


9 comentários:

  1. Gostaria de saber o porque não se fala dos filhos de Edith: Fabiana, Fabinho e Fabiola,.
    Alguém sabe sobre esta galerinha. estive junto com a família quanto a Fabiola era recém nascida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana....mora em.sao jose dos campos....estudei com ela. Minha melhor amiga na faculdade! Hoje ela é professora na prefeitura de sjc e como a mãe...ama cantar!
      Tem uma voz.....
      Bj

      Excluir
    2. A Fabiana morava ou mora ainda, não sei, no bairro 31 demarco em SJC

      Excluir
  2. O que acrescentaria p. essa pessoa anônima saber sobre os filhos da cantora??????
    Tem pessoas que adoram fofocas!!!! Curta boas músicas, uma voz maravilhosa.Pessoa fantástica!!!!!! Humilde, carismática, simpática, educada. Tudo de bom!!! Quem conhece a cantora pode dizer.
    Quanto aos filhos, todos bem e saudáveis!!!! Será que isso é suficiente?????
    Vamos curtir boas músicas colega.
    Abraços, boa sorte.
    C.M.B

    ResponderExcluir
  3. Desculpa mas eu também gostaria de saber deles. Depois que o pai deles faleceu perdemos contato, pois eu mudei de cidade. Saudades dessa famiia linda

    ResponderExcluir
  4. Existe um site uma maneira de entrar em contacto com ela??????

    ResponderExcluir
  5. Edith Veiga atualmente canta às quintas feiras no restaurante Quintal Brasil na R. Dr.cesar, 768 Santana/SP e às vezes no Bar do Nelson na Santa Cecília/SP

    ResponderExcluir
  6. Edith Veiga atualmente canta às quintas feiras no restaurante Quintal Brasil na R. Dr.cesar, 768 Santana/SP e às vezes no Bar do Nelson na Santa Cecília/SP

    ResponderExcluir
  7. jorge veiga era pai de edith veiga.?

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...