sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Altemar Dutra Jr.

O cantor Altemar Dutra Jr. nasceu em São Paulo, SP em 1970.

Altemar Dutra Jr
Filho de dois grandes nomes da música popular brasileira, Altemar Dutra e Martha Mendonça, Altemar Dutra Júnior, teve a música como cenário principal para sua infância e adolescência. Acompanhava o pai em suas turnês quando em férias escolares. “

Adolescente ainda, seu pai viajou para uma turnê nos Estados Unidos. Resolvido a levar a família definitivamente para Miami, Altemar mandou uma foto na frente da casa escolhida para ser o novo lar. Este sonho entretanto nunca chegou a ser realizado, pois Altemar veio a falecer três dias após sofrer um aneurisma cerebral, enquanto se apresentava em Nova York.


Altemar Dutra Jr
Para lidar com a perda de um pai tão querido e presente, Altemar passou a se dedicar às artes marciais, inicialmente treinando karatê-do. Treinou com o Sensei Douglas Diana, que lhe deu a base de toda uma filosofia de vida, utilizada por Altemar até hoje na sua maneira de ser. Passoudepois para o karatê - kiokushin, uma versão do karatê que oferece o contato dos adversários, mas se realizou mesmo no full-contact, ou kickboxing, modalidade que dava seus primeiros passos no Brasil com o professor Sérgio Batarelli. Em apenas dois anos conquistou a faixa preta e tornou-se professor. Tornou-se então um lutador profissional e passou a disputar títulos. A amizade entre Altemar Dutra Jr. e Sergio Batarelli ultrapassou os ringues, e o mestre acabou batizando-o de “Jabá”.

No full contact, Altemar se consagrou campeão sul-americano, treinando muito e com dietas rigorosas, e continua dando aula. Em 1990, trancou o curso de Educação Física e foi para os Estados Unidos para trabalhar e treinar. Permaneceu em Miami por 6 meses, lutando e entregando listas telefônicas.

Continuou a faculdade, deu aulas e lutou profissionalmente por mais alguns anos, até que, em 1995, gravou uma fita cassete cantando e tocando violão, e levou para a mãe. Martha, ao escutar a fita, questionou onde o filho havia encontrado aquela gravação do pai, tamanha semelhança da voz. Começou então a busca de um produtor, alguém que pudesse encaminhar Altemar para o profissionalismo, já que era a vontade dele naquele momento.


Altemar Dutra Jr
Em 1995, cantou pela primeira vez, profissionalmente, no bar Barravento, em São Paulo. De início, cantou as músicas que consagraram seu pai, agradando e emocionando o público. Começou então a busca pela sua própria identidade musical.

Em 1996, Altemar mudou-se para Atibaia, com a família. Com a banda formada, Altemar começou a viajar pelo país, pelos lugares aonde o pai passou e deixou boas recordações.

Por todos os clubes, bares e casas noturnas, por onde passou, Altemar Dutra Jr. só ouviu falarem bem de seu pai por parte daqueles que o conheceram e trabalharam com ele. Altemar começou a participar de programas de televisão, e passou por Gugu, Jô Soares, Raul Gil e Hebe Camargo. Esta acaba por se tornar sua madrinha, ao pedir, no ar, que a gravadora Velas, então de propriedade de Ivan Lins e Victor Martins, contratasse Altemar Dutra Jr.. No dia seguinte, recebeu um telefonema de Victor Martins e alguns dias depois assinou seu primeiro contrato.

Escolhido o repertório, Altemar embarcou para Havana, em Cuba, para gravar seu primeiro CD, já que a gravadora mantinha uma parceria com a gravadora daquele país. Seu primeiro CD, "Transparente", carregou um tempero cubano.
De volta ao Brasil, começou o trabalho de divulgação e as apresentações.


Altemar Dutra Jr
2005 foi um ano agitado na carreira de Altemar: chamado pelo presidente Lula a visitar seu gabinete, Altemar levou de presente diversos CDs do pai Altemar Dutra, de quem Lula se confessou fã, e daí o motivo da visita.

SHOWS MARCANTES

* Conrad Casino, em Punta del Este, Uruguai
* Luanda, Angola, Casa 70
* Luanda, Angola, Cine Tropical
* Longa temporada, de 7 meses, no internacional Bar Brahma, localizado na esquina mais famosa de São Paulo: a das avenidas Ipiranga com a São João.
Recife, Pernambuco, encerramento do show de Julio Iglesias, no Chevrolet Hall.

PARTICIPAÇAO EM CD'S

* Tânia Alves, “Coraçao de Bolero”
* Miltinho, “Miltinho Convida”
* Elymar Santos, “Elymar Brasileiro dos Santos”
* Jair Rodrigues, “Alma Negra”

Em 2002 realizou dois shows beneficentes no Cine Atibaia: em 13 de junho, com o conjunto Pedra 90, arrecadando quase 1 tonelada de alimentos para a Santa Casa de Atibaia, e em 13 de novembro, com o músico Elder Monteiro e o Coral Bel Canto, em prol da reforma da Igreja do Rosário.

No ano de 2003 realizou, em abril, um show no clube Grêmio, em Atibaia, beneficente para a igreja de São Benedito, evento que reuniu desfile de modas e a apresentação de Altemar, homenagem para o Dia das Mães.


Altemar Dutra Jr - 2012
Em novembro, realizou um baile beneficente para as obras da lavanderia da Santa Casa de Atibaia.

Em 2004, cantou no retiro das Irmãs São Camilo.

Em 2008, se apresentou em Jacareí, no JAM, projeto de assistência ao menor e ao portador de necessidades especiais.

Desde 2006, Altemar se apresenta no coreto da Igreja da Matriz em Atibaia, interpretando durante quase 4 horas, marchinhas de carnaval, que começam assim que o tradicional desfile de Bonecoes chega a praça. O evento vem num constante crescimento e, em 2008, foi calculada uma população de 6 mil pessoas por tarde, sendo que nao há registros de ocorrencias policiais, e é uma festa que está se tornando cada vez mais famosa justamente por atender o público de todas as idades, de crianças pequenas a jovens e idosos, que buscam resgatar o ato de “brincar” o carnaval.

Fonte:Site oficial do cantor.


                                        Altemar Dutra Jr - "Torturas de Amor"


                                     Altemar Dutra Jr - "Sentimental"


                                      Altemar Dutra Jr - "A Pretendida"


Um comentário:

  1. amei saber notícias desse moço lindo que é o filho do altemar e martha mendonça. sou muito apaixonada pelas vozes dos dois e estou até procurando a cifra da música tu sabese não consigo .mas gostaria de ver esse moço nos programas como raul gil e tinham outros como era o bolinha e leão e agora as tardes de sábados estão tristes não tem oque se ve,mas aguardo ver o altemar jr. na tv. apareça para dar alegria como seus pais. Deus o abençoe

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...