sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Angela Ro Ro

Angela Maria Diniz Gonçalves, mais conhecida como Angela Rô Rô nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 5 de dezembro de 1949.


Angela Ro Ro
Além de cantora é também compositora e pianista brasileira.

O apelido Rô Rô vem da risada grave e rouca, características que fazem também o diferencial da voz; um pronunciado sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal "a" muitas vezes encavalada na consoante "r", de maneira rasgada e aberta; a fala rápida e atropelada acentua essas características.



Angela Ro Ro / 1980
Compositora competente, já foi gravada por vários artistas, dentre os quais destacam-se Maria Bethânia, Barão Vermelho, Marina Lima, Ney Matogrosso e Tony Platão. Começou a estudar piano clássico aos cinco anos, sendo influenciada por ícones como Maysa, Jacques Brel e Ella Fitzgerald, a quem elegiria posteriormente como ídolos musicais.

Durante a década de 1960, no auge da ditadura militar brasileira, mudou-se para Londres, onde trabalhou em restaurantes e cantou em pubs. Ao voltar para o Rio de Janeiro, apresentou-se em casas noturnas de espetáculos em Ipanema, até ser contratada pela gravadora Polygram (atualmente Universal Music).



Angela Ro Ro / 1983
O primeiro disco, exclusivamente com composições da cantora e intitulado simplesmente Ângela Rô Rô (1979) tornou-se um clássico da música brasileira, ao abrigar numa mesma safra canções como “Gota de Sangue”, “Não Há Cabeça”, “Agito e Uso” e o grande sucesso “Amor, Meu Grande Amor” (que voltou à tona com a regravação do Barão Vermelho, em 1996).

No disco seguinte, “Só Nos Resta Viver”, os maiores sucessos foram a faixa-título e a regravação de “Bárbara”, de Chico Buarque e Ruy Guerra, presente na peça de teatro “Calabar”. Um ponto alto do álbum também é a sarcástica e auto referencial “Meu Mal é a Birita”, na qual a cantora fala sem rodeios sobre sua fama de alcoólatra.



Angela Ro Ro
O trabalho seguinte, “Escândalo” (1981), apresentou uma capa em formato de jornal, com o título como manchete, fazendo alusão à grande exposição de Rô Rô na imprensa por ter sido acusada de agressão pela então namorada, a cantora Zizi Possi. A canção “Escândalo”, que dá título ao álbum, foi composta por Caetano Veloso.


Angela Ro Ro / 2001
Duas características aliadas muito fortes da persona pública de Ângela Rô Rô é o temperamento forte e a tendência a escândalos. As entrevistas sempre são bombásticas, e um fato que ilustra bem essa afirmação foi quando a cantora abandonou a apresentadora Cidinha Campos no meio de um programa de tevê. Ro Rô disse que Cidinha estaria abusando ao acusá-la de ser uma pessoa violenta e ao fazer alusões nada lisonjeiras sobre uso de drogas e comportamento errático. A irreverência de Rô Rô, somada à homossexualidade e à boemia, acabaram de fato por torná-la uma artista maldita, relegada ao underground com suas canções de blues e jazz marcadas pelas emoções confusas. A artista representa uma vertente da MPB, de cantoras talentosas, ousadas, que fazem do personalismo uma tônica do trabalho e um ícone da sociedade.


Angela Ro Ro
Entre o fim da década de 1980 e todos os anos 1990, Rô Rô gravou apenas dois discos e participou de alguns songbooks produzidos por Almir Chediak. Em 1997, foi indiciada por uma tentativa de incêndio no prédio onde morava, em Copacabana. Pouco tempo depois, Rô Rô decide largar as drogas, a bebida e o cigarro, começar a fazer ginástica (perde cerca de 35 quilos no processo) e lança o disco “Acertei no Milênio” em 2000. Com este trabalho, Rô Rô recebe o prêmio de Compositora do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).


Angela Ro Ro / 2008
Ângela tornou-se posteriormente apresentadora do talk-show “Escândalo”, na emissora de TV a cabo Canal Brasil e, em 2006, assinou contrato com a independente Indie Records, pertencente a Líber Gadelha (ex-marido de sua namorada Zizi Possi e pai da cantora teen Luiza Possi), para a gravação do disco “Compasso” e do primeiro DVD ao vivo, gravado em um espetáculo no Circo Voador, na Lapa (Rio de Janeiro), em 20 de setembro de 2006. A canção de mesmo nome alcançou enorme sucesso, conquistando os hits de parada das rádios.


Angela Ro Ro / 2012
Em 2012, completando trinta anos de carreira, Angel prepara o primeiro DVD de inéditas, após seis anos sem gravar.

Angela continua apresentado-se em shows, principalmente no Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipédia.


                                                            Angela Ro Ro e Luiz Melodia - "Tola Foi Você"


                                                          Angela Ro Ro - "Amor, Meu Grande Amor"


                                                                Angela Ro Ro - "Escândalo"


                                                                      Angela Ro Ro - "Gota de Sangue"


                                                             Angela Ro Ro - "Demais" - TV Manchete / 1985


                                                                 Angela Ro Ro - "Só Nos Resta Viver"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...