sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Amelinha

A cantora Amélia Claudia Garcia Colares, mais conhecida como Amelinha, nasceu no dia 21 de julho de 1950.


Amelinha
Amelinha deixou o Ceará em 1970 para estudar comunicação em São Paulo.

A carreira de cantora começou de maneira amadora, participando de shows do amigo e conterrâneo Fagner.

Em 1974, decidida a seguir na música, Amelinha passou a aparecer em programas de TV. No ano seguinte, fez uma temporada em Punta del Leste, acompanhando Toquinho e Vinicius de Moraes, quando o Poetinha compôs para ela "Ah! Quem me Dera".



Amelinha
Ao lançar o disco Flor da Paisagem (1977), produzido por Fagner, começou a ser apontada como a revelação nordestina ou "a Gal Costa do Ceará".

Com o segundo trabalho, "Frevo Mulher" (1979), recebeu disco de ouro. Mas, a consagração veio mesmo no ano seguinte, quando viu o Maracanãzinho acompanhá-la em "Foi Deus Que Fez Você", durante o MPB-80, festival promovido pela Rede Globo. A composição de Luiz Ramalho classificou-se em segundo lugar, vendeu mais de um milhão de compactos e foi a primeira música a alcançar o primeiro lugar entre as mais executadas tanto nas faixas de FM quanto de AM.

O tema de abertura da série Lampião e Maria Bonita (Rede Globo), "Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer sem Sentir Dor", fez Amelinha estourar novamente em 1982. O disco homônimo ficou mais de 30 semanas entre os 50 LPs mais vendidos do ano.



Amelinha
Em 1984, a cantora entrou em nova fase. Separada do marido Zé Ramalho, que produziu três dos seus primeiros cinco discos e compôs muitos de seus sucessos, ela entregou sua voz à produção de Mariozinho Rocha e ao acompanhamento instrumental do Roupa Nova, que imprimiu algo de pop em seu trabalho. Foi o início de uma remodelação que culminou com o show 1989, "Saudades da Amélia", em que deixou os frevos e baiões de lado para um repertório com músicas de Tom Jobim, Caetano Veloso e Chico Buarque.


Amelinha - 2013
Após sete anos sem gravar, em 1994, Amelinha aderiu ao forró, relembrando clássicos como "Pisa na Fulô" e "A Vida do Viajante".

Em 1999, fez uma turnê pelo país com inéditas de seu novo disco, "Só com Você", e sucessos como "Foi Deus que Fez Você".

Amelinha apresenta-se em shows por todo o Brasil.


Fontes: Sites Wikipédia; Dicionário de MPB.


                                     Amelinha - "Frevo Mulher"



                                      Amelinha - "Galope Rasante"



                                 Amelinha, Ednardo e Belchior - "A Palo Seco"



                                        Amelinha - "Água e Luz"



                                      Amelinha - "Dia Branco"                       


                                    Amelinha - "Foi Deus Que Fez Você"


                               Amelinha - "Mulher Nova, Bonita e Carinhosa"




Um comentário:

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...