sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Renato Teixeira

Renato Teixeira de Oliveira é um cantor e compositor brasileiro nascido em Santos, SP, no dia 20 de maio de 1945.

Passou a infância em Ubatuba SP e com 14 anos mudou-se para Taubaté SP, onde começou a compor.

Em 1967 transferiu-se para São Paulo SP e, nesse mesmo ano, sua canção "Dadá Maria" foi uma das classificadas no III FMPB, da TV Record, sendo mais tarde gravada, na Odeon, por Sílvio César e Clara Nunes, e, na Philips, por ele mesmo e Gal Costa.

Em 1968 participou do IV FMPB, também na TV Record, com a música "Madrasta" (com Beto Ruschel), interpretada por Roberto Carlos. No VII FIC, da TV Globo, do Rio de Janeiro RJ, em 1972, classificou sua composição "Marinheiro". Participou também da coleção Música Popular — Centro Oeste-Sudeste, da Marcus Pereira.

No ano seguinte, a Phonogram lançou "Paisagem", seu primeiro LP. Em 1977 sua música mais conhecida, "Romaria", foi gravado por Elis Regina em seu LP "Elis". Compôs "Frete", tema de abertura do seriado "Carga Pesada", da Rede Globo,

Lançou em 1984 o LP "Azul" e, em 1992, pela Kuarup, o CD "Renato Teixeira & Pena Branca e Xavantinho", recebendo no mesmo ano o Prêmio Sharp.

Participou ainda dos discos "Grandes cantores sertanejos" (Kuarup, 1985) e "Cantorias & cantadores" (Kuarup, 1997), ao lado de Xangai, Cida Moreira, Elomar, Sivuca, Geraldo Azevedo e outros.

Em 1997 comemorou 30 anos de carreira com show no Canecão, no Rio de Janeiro.

Lançou ainda outros cds, como "Renato Teixeira ao vivo no Rio" (1997), "Renato Teixeira e Natan Marques - Alvorada Brasileira" (1999), "O Novo Amanhece - Renato Teixeira e Zé Geraldo" (2000), "Cirandas, Folias e Cantigas do Povo Brasileiro" (2003), "Renato Teixeira e Rolando Boldrin" (2004), dentre outros.

Em 2007 gravou no Auditório Ibirapuera o disco "Renato Teixeira". Esse show foi lançado também em DVD, sendo o primeiro registro desse tipo feito pelo cantor.

Recentemente, Renato Teixeira compôs a música "Rapaz caipira", como crítica à atual música sertaneja de consumo, fazendo renascer a expressão música caipira. É um defensor aberto da música de raiz, caipira, que ainda sobrevive apesar dos desvios da música sertaneja.

O cantor e compositor Renato Teixeira faz participação especial na canção O "Contador de Causo", interpretada por seu filho Chico Teixeira, na trilha da nova novela "Paraíso"(2009), da Rede Globo.

Continua realizando shows pelos grandes centros e pelo interior do país.

Fonte: Cifrantiga 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...