sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Thereza Tinoco

Thereza Tinoco nasceu no Rio de Janeiro/RJ, em 1945.

Thereza Tinoco
Thereza Tinoco é cantora. compositora e advogada. É filha do ex-ministro da Educação e Cultura, Brígido Tinoco, político fluminense. Começou a tocar violão e a cantar ainda na adolescência. Estudou piano com Flávio Maia.

Como compositora, teve seu primeiro registro fonográfico na voz de Simone, que gravou sua canção "Desgosto".


Thereza Tinoco
Em 1978, através do produtor de discos Aderbal Guimarães, foi contratada pela gravadora RGE-Fermata, lançando, nesse mesmo ano, um compacto duplo.

Em 1979, gravou seu primeiro LP, "Sempre me acontece", destacando-se composições próprias como "Herói animal" (c/ Nilson Chaves) e "Desgosto", além de canções de outros autores como "Sábado em Copacabana" (Dorival Caymmi) e "Mentira de amor" (Lourival Faissal e Gustavo de Carvalho), entre outras. Em 1981, lançou um compacto simples contendo a canção "O viajante".

Gravou, em 1985, o LP "Batom grená", interpretando canções de sua autoria, como a faixa-título e "O lugar onde moro", além de músicas de outros compositores, como "Quem há de dizer" (Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves) e "Una mujer" (Paul Miraski e C. Olivari), entre outras.


Thereza Tinoco
Em 1992, lançou o CD "Ave rara", exclusivamente autoral. O disco contou com a participação de Ney Matogrosso na faixa-título, composição de sua parceria com Rosinha de Valença. Sua canção "O viajante" foi incluída na trilha sonora da novela "Baila comigo" (TV Globo).

Em 2000 Thereza Tinoco lançou o CD "Algo contigo", contendo composições próprias, como "Retalhos" e "Duas moças", além de canções de outros autores, como "Meu mundo caiu" (Maysa), "Molambo" (Augusto Mesquita e Jayme Florence), "Que mal eu te quis" (Danilo Caymmi e Carlos Colla) e "Sob um cobertor" (Antônio Adolfo), entre outras. O disco contou com arranjos musicais de Ed Lincoln, além da participação de Ney Matogrosso e Paulinho Trompete.


Thereza Tinoco
Faz parte da Ala de Compositores do Salgueiro. Dentre os intérpretes de suas canções podemos destacar cantores como Simone, Marlene, Marisa Gata Mansa, Claudette Soares, Lucinha Araújo e Ney Matogrosso, entre outros.


                                     Thereza Tinoco - "Copacabana"


                                   Thereza Tinoco - "Suadade a Gente Sente"




Um comentário:

  1. Oi, Tereza,tudo bem?
    Há anos não nos falamos, mas incluí você no meu livro Mulheres Compositoras - elenco e Repertório, de 1987. Não sei se você sabe ou lembra...
    Conversamos algumas vezes por telefone.
    ainda bem que encontrei seu contato. Estou completando 40 anos de pesquisa sobre o tema Mulheres compositoras e gostaria de atualizar informações sobre você.
    Entre em contato comigo, espero seu retorno.
    Abraços,
    Nilcéia C. S. Baroncelli

    ResponderExcluir