sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Flávio Venturini

O cantor, músico e compositor Flávio Venturini nasceu em Belo Horizonte, em 23 de julho de 1949.

Flávio Venturini gosta de música desde os três anos de idade. Aos 15 anos, já tocava acordeon. Depois, aprendeu piano e, logo, passou a estudar percepção musical na Fundação de Educação Artística de sua cidade natal. Sempre manteve-se ativo no caldeirão cultural da capital mineira.

Nos anos 70, o músico fazia parte do grupo dos novos compositores mineiros como Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Tavinho Moura, Zé Eduardo, dentre outos. Mais tarde, todos estavam juntos no Clube da Esquina.

Participou do grupo musical O Terço, antes de se formar o 14 Bis e pelo qual fez sucesso durante o inicio dos anos 80. Posteriormente, Flávio Venturini seguiu carreira solo.

Compôs ou interpretou sucessos como Linda Juventude, Planeta Sonho, Nuvens, Caçador de Mim e Clube da Esquina.

"Espanhola", composta em conjunto com Guarabyra, da dupla Sá & Guarabyra, é sua música mais conhecida e foi um grande hit em 1986/1987, sendo gravada por um grande número de cantores em vários países.

Da carreira-solo, destaca-se, entre outras músicas, "Princesa", além de participações mais recentes em trilhas-sonoras de novelas, como Paisagem da Janela, Mais uma Vez (com Renato Russo) e Todo Azul do Mar.

Em 2003, Flávio Venturini fundou uma gravadora independente, onde lança novos talentos como Renata Gebara e Aggeu Marques.

No final de 2006, ele lançou seu mais recente CD chamado ‘Canção sem Fim’. Agora, ele está correndo todo o Brasil mostrando seu novo trabalho.


Fontes: Sites Wikipédia; Página Oficial Flávio Venturini, Portal Fator Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...