Alaíde Costa |
A partir de 1952, passou a freqüentar os programas de calouros "A Hora do Pato" e "Pescando Estrelas", este apresentado por Ary Barroso na Radio Clube do Brasil, pela qual foi contratada. Em 1957 gravou seu primeiro 78 rpm, pela Odeon, "Tarde Demais" (Hélio Costa e Anita Andrade), que lhe valeu o prêmio de Revelação do Ano. Ainda em 1957, lançou outro 78 rpm com "Conselhos" (Hamilton Costa e Richard Frano) e "Domingo de Amor" (Fernando César), também na Odeon. Ouvindo-a, João Gilberto procurou atrai-la para o movimento musical que estava sendo formado, conseguindo que, em 1959, gravasse músicas da bossa nova no seu primeiro LP na RCA, "Alaíde Canta Suavemente", onde foram incluídas "Estrada Branca" (Tom Jobim e Vinícius de Morais), "Lobo Bobo" (Carlos Lira e Ronaldo Bôscoli), grande sucesso, e "Minha Saudade" (João Donato e João Gilberto).
Alaíde Costa |
Alaíde Costa |
Ainda em 1972, voltou a gravar, lançando dois compactos: um simples, com "Diariamente" (Paulo César Girao e Gerson) e "Antes e Depois" (Oscar Castro-Neves); e um duplo com "Diz" (Walter Santos e Teresa Sousa), "Enlouqueci"(Luís Soberano, Valdomiro Pereira e João Sales), "Ansiedade" (Paulinho da Viola) e "E a Gente Sonhando" (Milton Nascimento).
Alaíde Costa |
Regravou "Onde Está Você", em 1975, num compacto simples. Um ano depois, lançou o LP "Coração', pela Odeon.
Em 1982 gravou "Águas Vivas", produção independente que mais tarde daria origem ao CD "Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil" (1995), lançado no Brasil e na França pela WEA.
Alaíde Costa |
Em 1994 apresentou-se no Rio de Janeiro, ao lado do pianista João Carlos Assis Brasil; o espetáculo foi registrado em CD e lançado pela Movieplay em 1995. Em setembro de 1997, José Miguel Wisnik convidou-a para participar do evento Rumos Musicais, do Instituto Cultural Itaú, de São Paulo. Como compositora, fez letra e musica de "Afinal", e parcerias com Vinícius de Morais, Geraldo Vandré, Johnny Alf, Paulo Alberto Ventura e Hayblan.
Continua gravando e realizando shows pelo país, em comemoração aos 50 anos de carreira.
Fonte: Mpbnet.com
Alaíde Costa e Johnny Alf - "Ilusão a Toa" / 1969
Alaíde Costa - "Insesatez"
Alaíde Costa e Celso Fonseca - "Onde Está Você" / 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário