sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ary Sanches

O cantor Ary Sanches, batizado Ariovaldo Sanches Lopes, nasceu em São Paulo, SP, em 16 de julho de 1944.

Ary Sanches / 1985
Criado no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo, iniciou sua carreira, influenciado pela colônia italiana residente na região. Ainda adolescente, Ary Sanches era atração em todas as festas tradicionais realizadas no seu bairro e também no Brás e no Bexiga.

Aos 17 anos, depois de uma apresentação, Ary Sanches foi convidado pelo consagrado cantor Gregório Barrios, conhecido como o Rei do Bolero, a conhecer o Avenidas Danças, em São Paulo. Ali, o jovem cantor conheceu as Ooquestras dos maestros Silvio Mazuca e Osmar Milani, os cantores Cauby Peixoto, Agostinho dos Santos, Ângela Maria e Elza Soares, entre outros.


Ary Sanches 
Iniciou, ali, uma nova fase em sua carreira. Nessa época foi contratado para cantar em navios e shows internacionais, com o Grupo Orfeu.

Em 1965, durante uma apresentação no Restaurante Fasano, em São Paulo, Ary Sanches conheceu Roberto Carlos, ídolo da Jovem Guarda que já despontava com grandes sucessos. A empatia entre os dois foi imediata e Roberto Carlos convidou Ary Sanches para participar, na semana seguinte, da estréia do primeiro programa da Jovem Guarda na Rede Record.


Ary Sanches
Todos os participantes do programa recebiam uma denominação criativa de Roberto Carlos: Wanderléia era a "Ternurinha", Erasmo Carlos, o "Tremendão", e Ary Sanches ficou conhecido como "A Granada Romântica" porque, como contratado do Programa Jovem Guarda, interpretava as música italianas que faziam sucesso na época, simultaneamente ao movimento dos Beatles, rock e bossa nova.

Nessa fase, Ary Sanches gravou 6 LPs e vários compactos.


Ary Sanches
Dentre seus fãs, estava Juscelino Kubitschek para quem fazia serenatas.

Por cantar hits internacionais, Ary Sanches era freqüentemente convidado a participar de programas de grande audiência, no Rio e em São Paulo, dentre os quais "Astros do Disco", "Rio Hit Parade" e "Show do dia 7", da TV Record.
Essas apresentações lhe renderam, em 1967, o título de Cantor Revelação do Brasil e recebeu o Troféu Chico Viola.


Ary Sanches
Com o término da Jovem Guarda, Ary Sanches e outros conhecidos cantores da época foram levados por Silvio Santos, ainda na Rede Globo, para o programa "Os Galãs Cantam e Dançam aos Domingos", exibido de 1970 a 1973.

Formou um time de futebol com artistas, no qual Silvio Santos era o goleiro.


Ary Sanches
Em 1974, Ary Sanches foi contratado por um grupo de empresários para atuar internacionalmente. Foram 12 anos viajando, especialmente para países da Europa, e diversas apresentações em navios.

Até hoje, Ary Sanches viaja freqüentemente e seus shows fazem muito sucesso em outros países.

Em 1986, voltou a trabalhar com Silvio Santos no programa "Qual é a Música".
Logo depois, em 1989, Ary Sanches montou seu próprio grupo musical - a Banda 4ª Dimensão - e, com o formato Baile Show, passou a realizar diversas apresentações por todo o país.


Ary Sanches / 2011
A agenda do grupo é preenchida por apresentações em grandes eventos empresariais, festas temáticas, formaturas, casamentos e shows em geral.

Fontes: Sites Wikipédia, Dicionário Cravo Albin; Oficial Ary Sanches. 



                                                                         Ary Sanches com Roberto Carlos e amigos da Jovem Guarda - "Jovens Tardes de Domingo" / 1985



                                                                                      Ary Sanches - "Sangrando"


3 comentários:

  1. Parabens completando 72 anos 16/06 - Ary Sanches - Participou do Primeiro Programa da Jovem Guarda

    ResponderExcluir
  2. Boa noite meu amigo sou morador do Bairro da Mooca e tem um bloco chamado pedra no rim que ele sai no dia 23 de Fevereiro gostaria de saber se você poderia fazer uma participação cantando umas duas músicas italianas em ritmo de samba se você puder entrar em contato comigo eu agradeço 99580 6077 João

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...