quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Zé Renato

O cantor e compositor Zé Renato (José Renato Botelho Moschkovich), nasceu em Vitória/ES, no dia 1º de abril de 1956.

Zé Renato começou sua carreira artística participando de festivais. Em 1977, integrou o grupo Cantares, ao lado de Marcos Ariel, entre outros, com o qual lançou um compacto duplo pela Funarte, no ano seguinte, no projeto "Vitrines". Em 1979, formou, com Claudio Nucci, David Tygel e Maurício Maestro, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, com o qual ganhou projeção nacional e gravou vários discos.

Construiu sua carreira solo paralelamente ao seu trabalho com o Boca Livre, participando individualmente de vários projetos musicais. Em 1982 lançou "Fonte da vida", seu primeiro disco solo, e, no ano seguinte, "Luz e mistério". A partir de 1984 começou a atuar em dupla com Cláudio Nucci, com quem lançou o disco "Pelo sim, pelo não". Suas canções "Pelo sim, pelo não" (com Claudio Nucci e Juca Filho) e "A hora e a vez" (com Cláudio Nucci e Ronaldo Bastos), gravadas nesse disco, foram incluídas na trilha sonora de "Roque Santeiro", novela da TV Globo.

Em 1985 participou da trilha sonora de "O tempo e o vento", minissérie transmitida pela TV Globo, gravando as músicas "Rodrigo, meu capitão" e "Dona Bibiana", de Tom Jobim. Em 1986 formou, com Cláudio Nucci, Ricardo Silveira, Marcos Ariel, Zé Nogueira, Jurim Moreira e João Batista, a Banda Zil, com a qual lançou em 1988 o LP "Zil". O disco foi relançado dois anos depois pela Polygram americana nos Estados Unidos, Europa e Japão, acrescido de sua canção "Song for a rainforest" (com Claudio Nucci), e esteve durante duas semanas na parada de sucessos da revista Billboard.

No ano seguinte integrou a banda de Al di Meola, participando da gravação do LP "Tiranizo" e de turnês pelos Estados Unidos e Europa. Em 1988 lançou "Pegadas". Em 1993 formou um trio com Victor Biglione e Litto Nebbia, gravando em Buenos Aires o disco "Ponto de encontro", lançado no Brasil pela Leblon Records.

Zé Renato ganhou brilho e projeção ao gravar discos homenageando grandes artistas da música brasileira. Primando pela sofisticação de produção e repertório, consolidou-se no primeiro time de intérpretes brasileiros.

Lançou, o CD "Arranha-céu" (1993), com regravações de antigos sucessos de Sílvio Caldas como "Chão de estrelas", "Se tu soubesses" e "Mulher", esta última incluída na trilha sonora da novela "Éramos seis" (SBT). O disco foi recebido pela crítica especializada como o melhor lançamento fonográfico do ano.

Dois anos depois foi a vez de homenagear o sambista Zé Keti lançando o CD "Natural do Rio de Janeiro".

Apresentou-se, ao lado de Elton Medeiros e Mariana de Moraes, em 1997, com o espetáculo "A alegria continua", gravado ao vivo e lançado em CD pela gravadora MP,B/ Warner.

Em 1998 realizou turnê de lançamento do CD "Boca Livre convida", apresentando-se em diversas capitais brasileiras e no Summerstage Festival de Nova York (EUA).

Ainda em 1998, convidado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, apresentou-se, acompanhado por uma orquestra de cordas, no espetáculo "Sílvio Caldas: 90 anos", realizado no Teatro João Caetano, O show foi apresentado também no Sesc Vila Mariana (SP), sendo gravado ao vivo e lançado em CD pela Indie Records, com apoio cultural da Funarj.

Em 1999 gravou "Cabô", CD composto de sambas de sua autoria, em parceria com Lenine, Pedro Luis e Elton Medeiros, entre outros. Este cd foi lançado na França em abril/2005 pelo selo Luz Azul.

Em 2000, desligou-se do grupo Boca Livre.

Em 2001, lançou o CD "Filosofia", contendo canções de Noel Rosa e Chico Buarque. Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Zizi Possi, Leila Pinheiro, Lulu Santos, John Anderson, Nana Caymmi, MPB-4 e Boca Livre, entre outros.

Lançou o CD "Memorial" com o maestro e compositor Wagner Tiso. Aqui, prestam juntos uma homenagem em forma de música ao presidente mais musical da história do Brasil: Juscelino Kubitschek. Pesquisado pelos próprios músicos, o repertório do CD percorre este período da história, com músicas memoráveis que vão dos anos 20 aos 60.

No final de 2003 lançou o cd "Minha praia" onde mistura músicas significativas de sua trajetória com inéditas em parceria com Arnaldo Antunes, Paulo César Pinheiro, Capinan, entre outros.

Ainda em 2003 idealizou e produziu o cd "Samba pras crianças" que recebeu o Prêmio TIM 2004 de Melhor Disco Infantil. E em 2004 recebeu, com o disco "Minha Praia" o Prêmio Rival BR de Música na categoria de Melhor Cantor.

Antecipando as comemorações dos 80 anos de Orlando Silva, realizou em 2004 – no Centro Cultural Carioca e no Teatro Rival, no Rio de Janeiro – três temporadas de sucesso do show "Orlando Mavioso", onde interpreta sucessos da época de ouro do Cantor das Multidões.

Em 2005, realizou temporadas de sucesso com o show "Eu e meu violão". Depois de superlotar a Sala dos Archeiros do Paço Imperial durante todas as terças-feiras de março, Zé Renato voltou a mostrar este trabalho no Mistura Fina, em abril, mais uma vez com grande público. Sucesso de público ainda em Porto Alegre, Recife, Natal e Fortaleza.

Consolidando sua carreira internacional, esteve na França, em outubro de 2005, na caravana do Projeto Pixinguinha. Ainda, encerrando as comemorações do Ano do Brasil na França, no mês de novembro, integrou o elenco da Sinfonia do Rio de Janeiro no auditório da Unesco, em Paris, e realizou shows divulgando seu cd "Cabô" na capital francesa e em Marseille.

Em 2006 realizou 4 projetos: o show "Encontro das Águas" com Joyce, gravou o segundo cd de seu projeto infantil "Forró pras crianças" (pela gravadora Biscoito Fino) que recebeu o Premio Tim 2007 de melhor cd infantil e foi indicado ao Grammy Latino de 2007 na categoria Melhor álbum infantil, a gravação do dvd "Zé Renato ao vivo" e o retorno ao Boca Livre, junto com David Tygel, Maurício Maestro e Lourenço Baeta, com os quais lançou, em 2007, o cd e dvd "Boca Livre e ao vivo" (vencedor do Prêmio Tim 2008 na categoria Melhor Grupo).

Desde então, o grupo tem realizado shows pelas principais capitais do País e paralelamente – Zé Renato realizou, com grande sucesso em São Paulo, o projeto "101 Sambas que você precisa ouvir antes de morrer", lotando o Tom Jazz todas as quintas-feiras de janeiro a março (2008). E, para lembrar os 30 anos de morte do cantor das multidões, o show "Orlando Mavioso".

Em 2008 lançou o cd "É tempo de amar".

Durante os seus 30 anos de carreira, Zé Renato vem se dedicando a boa música. O cantor e compositor carioca & capixaba vem construindo seu nome com um pé fincado na tradição da música brasileira e outro calçado em seu próprio talento de intérprete.

A informação musical que vem dando nova forma é uma bela obra, de um predestinado músico que está aberto ao novo, mas não esquece suas raízes.

Em 2008, Zé Renato recebeu o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria Melhor Cantor de 2008 e Prêmio da Música Brasileira 2009 na categoria Melhor Cantor de Canção Popular.

Continua compondo e cantando em apresentações por todo o país.

DISCOGRAFIA:

• A fonte da vida (1982) PolyGram LP
• Luz e mistério (1984) PolyGram LP
• Pelo sim, pelo não (1985) CBS LP
• Pegadas (1991) Eldorado LP
• Arranha-céu-Sobre as músicas e interpretações de Sylvio Caldas (1994) Velas CD
• Ponto de Encontro (1994) Leblon Records CD
• Natural do Rio de Janeiro-Sobre os sambas de Zé Keti (1996) MP,B/Warner CD
• A alegria continua (1997) MP,B/Warner CD
• Silvio Caldas 90 anos-Zé Renato e Orquestra (1998) Indie Records CD
• Filosofia (2000) MP,B CD
• Cabô (2000) Indie Records CD
• Memorial. Wagner Tiso e Zé Renato (2002) Biscoito Fino CD
• Minha praia (2003) Biscoito Fino CD
• Zé Renato - Ao vivo (2007) Biscoito Fino DVD

Como integrante do grupo Boca Livre:

• Boca Livre (1979) Independente LP
• Bicicleta (1981) Independente LP
• Folia (1982) PolyGram LP
• Boca Livre (1983) PolyGram LP
• Boca Livre em concerto (1989) Som Livre LP
• Dançando pelas sombras (1992) MP,B/Warner CD
• Song Boca (1995) Velas CD
• Americana (1996) Velas CD
• Boca Livre convida: 20 anos (1998) Indie Records CD
• Boca Livre e 14 Bis-Ao vivo (2000) Indie Records CD


Fonte: Site oficial do cantor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...