quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Lobão

O cantor, compositor, guitarrista e baterista João Luíz Woerdenbag Filho, mais conhecido pelo nome artístico de Lobão nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de outubro de 1957).

Sua carreira começou aos dezessete anos, depois de sair de casa para se tornar músico profissional.

Lobão participou de uma peça teatral e em seguida formou uma banda, "Vímana", da qual faziam parte Lulu Santos, Ritchie, Luis Paulo e Fernando Gama. Três anos depois, com o fim do grupo, Lobão seguiu sua carreira de baterista, tocando com Luiz Melodia, Walter Franco e Marina Lima.

Fundou a banda Blitz com Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e outros, mas por divergências ideológicas, saiu do grupo antes mesmo do sucesso comercial. Foi Lobão quem deu o nome à banda, às vésperas de um show, após uma indecisão do grupo.

Lobão começou sua carreira solo com o lançamento de "Cena de Cinema", em 1982. Em seguida, formou a banda "Lobão e os Ronaldos", que tinha na sua formação a cantora e tecladista holandesa Alice Pink Pank, ex-Gang 90 e as Absurdettes, que lançou "Ronaldo Foi Pra Guerra". Apesar do estrondoso sucesso de "Me Chama", a banda teve uma vida curta e Lobão seguiu carreira solo mantendo alta rotatividade na mídia, lançando o single Decadence Avec Elegance (1985) e o álbum O Rock Errou (1986), do qual "Revanche" se tornou o carro-chefe. Logo após seu lançamento, Lobão é preso por porte de drogas, passando um ano na cadeia. Ali ele desenvolveu o disco "Vida Bandida", voltando aos holofotes.

Depois de um flerte com o samba-rock (mal-sucedido) e participações nos festivais Hollywood Rock e Rock in Rio II, (onde recebeu uma vaia histórica, Lobão passou um período fora da mídia.

Lobão realizou o primeiro encontro da música pop com o samba na história em seu disco "Cuidado!", onde teve a participação da Estação Primeira de Mangueira.

Suas atitudes polêmicas voltaram a ter evidência em 1999, depois de seu rompimento com as gravadoras e o lançamento de "A Vida é Doce" em um esquema inédito, com distribuição pela internet, bancas de jornais e lojas de departamento.

Após o sucesso de vendas e de crítica com seus discos independentes "A Vida é Doce" (1999) e "2001: Uma Odisséia no Universo Paralelo" (2001), lançou a revista Outracoisa, através da qual lança bandas e músicos de maneira independente, tais como Cachorro Grande, B.Negão e Arnaldo Baptista.

Seu disco, lançado em 2005, "Canções Dentro da Noite Escura", foi também lançado pela revista com tiragem inicial de 20.000 exemplares.

A partir de 2005, Lobão se envereda pela televisão, onde apresentou o programa "Saca Rolha", na PlayTV, junto com Marcelo Tas e a modelo Mariana Weickert. Os três recebem todos os dias, de segunda à sexta, um convidado para juntos debaterem os grandes temas nacionais e internacionais.

Atualmente, trabalha como VJ na MTV moderando o programa MTV Debate e apresentando o programa Código MTV.

Em 2008, Lobão fez uma participação como jurado no Astros, do SBT.

Em abril de 2007, foi lançado o álbum Acústico MTV que foi premiado com o prêmio Grammy Latino na categoria melhor disco de rock, e como o próprio Lobão caracterizou, foi uma seleção "parcial" de sucessos do músico, contando, inclusive, com a participação especial do grupo lançado pela revista Outracoisa, Cachorro Grande.

Discografia

(1982) Cena de Cinema
(1984) Ronaldo foi pra Guerra
(1986) O Rock Errou
(1987) Vida Bandida
(1988) Cuidado!
(1989) Sob o Sol de Parador
(1990) Lobão Ao Vivo
(1991) O Inferno é Fogo
(1995) Nostalgia da Modernidade
(1998) Noite
(1999) A Vida é Doce
(2001) 2001: Uma Odisséia no Universo Paralelo
(2005) Canções Dentro da Noite Escura
(2006) Acústico MTV - Lobão

Lobão apresenta-se em shows por todo o Brasil.


Fonte: Site Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário