quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dhema

Ademir Marques da Silva, mais conhecido como Dhema, nasceu em São Paulo/SP, no dia 1º de junho de 1960.

Estreou como compositor nos discos de Bebeto, com quem compôs os maiores sucessos do cantor.

Em 1977, compôs com Bebeto "Esperanças mil", música que deu título ao LP lançado com grande sucesso pela Copacabana Discos. Ainda deste disco, foi incluído um dos primeiro sucessos de Bebeto, a composição "Você é que me acalma", parceria de ambos, mais conhecida pelo subtítulo "Menina". Nos anos posteriores, Bebeto gravou várias parcerias suas em diversos discos.

No ano de 1982, Serginho Meriti, no disco "Vida tão bela menina", lançado pela gravadora Polyfar, incluiu diversas composições da dupla: "Eu vou fazer", "Juntos por toda a vida", "Grito de gol", "Morena dengosa", "Chateador" e "Meriti". Ainda neste disco, Serginho Meriti contou com a participação especial de Leci Brandão na faixa "Chicote da vida", parceria de Dhema e Serginho Meriti. No ano seguinte, Neguinho da Beija-Flor no LP "Meu mundo novo", interpretou "Senhora" (Dhema e Serginho Meriti).

No ano de 1993 lançou o CD ""Dhema", disco no qual incluiu de sua autoria "Deusa mulata" (c/ Bedeu), "De um lado de minha janela" (c/ Pedrinho da Flor), "Deitar no seu colo" (c/ Marco Arrojo), "Tudo tem seu tempo" e "Eu não te esqueço". No ano seguinte, ainda pela gravadora Columbia, lançou o disco "Swing no amor". Neste disco interpretou de sua autoria "O sonho não pode acabar" (c/ Marco Arrojo), "Com vontade de viver" (c/ Toca Martins), "Nosso amor é um sucesso" (c/ Joban), "Doce tentação" (c/ Nilton Ribeiro), "Deixa de onda" (c/ Bedeu) e ainda só de sua autoria "Será amor", "Minha coisa linda" e a faixa-título "Swing no amor", entre outras.

Em 1999 gravou o disco "Dhema ao vivo", no qual incluiu as inéditas "Que gente rara", "Pití" e "Tudo é festa", além de sucessos de sua carreira.

Em 2001, ao lado do grupo Os Morenos e da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, entre outros, fez o show no réveillon, na praia do Recreio, no Rio de Janeiro.

Continua firme na carreira artística, apresentando-se em shows mais intimistas.

Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário