quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sonia Lemos

Sonia Maria Melo Lemos, ou simplesmente Sonia Lemos, nasceu no Rio de Janeiro/RJ, no dia 19 de dezembro de 1943.

Cantora e compositora, irmã do poeta e letrista Tite de Lemos (Nilton Lisboa Lemos Filho) e parente do jornalista Carlos Lemos, integrante da diretoria da Escola de Samba Portela.

Surgiu no cenário musical em 1967, quando gravou um compacto simples com músicas de Geraldo Vandré. No ano seguinte, lançou o primeiro LP pela gravadora Philips, "Sonia Lemos e sua viola enluarada", no qual interpretou, entre outras, "Viola enluarada", de Marcos e Paulo Sérgio Valle.

Afastou-se um tempo da carreira musical e retornou em 1975. Gravou pela Discos Continental o LP "7 domingos". O disco foi apresentado pelo poeta e letrista Sérgio Fonseca e incluiu as composições "Toda prosa" e "Sete domingos", ambas de Agepê e Canário, "Baiana do rosário" (Romildo e Toninho Nascimento), "Meus outros anos" (Noca da Portela e Sérgio Fonseca), "Grêmio Recreativo e Escola de Samba" (Leci Brandão) e "Oferendas aos orixás" (Dida e Everaldo Viola). O LP também contou com o acompanhamento do conjunto Nosso Samba e com a direção musical de Genaro.

Em 1976 lançou o LP "Pérola de Agonitá", pela gravadora Discos Continental, disco no qual interpretou "Pérola de Agonitá" (Gérson Alves e Mhariazinha), "Bambeia" (Noca da Portela e Edinho Biólogo), "1° botequim" (Dedé da Portela e Sérgio Fonseca), "Amor inesquecível" (Dona Ivone Lara), "Prezado amigo" (Rildo Hora e Sérgio Cabral) e uma composição de sua autoria, "Contratempo na contradança", em parceria com Gérson Alves.

No ano de 1978, lançou o disco "O amor seja bem-vindo", pela gravadora Polydor, LP no qual interpretou "Canto nenhum" (Dedé da Portela e Sérgio Fonseca), "Autonomia" (Cartola), "Coração vadio" (Edil Pacheco e Paulinho Diniz), "Pode ir" (Roberto Corrêa e Jon Lemos), "Momento exato" (Leci Brandão) e "Amor a três" (Noca da Portela e Joel Menezes), entre outras.

Em 1976 interpretou o samba do GRES Unidos de Vila Isabel ( "Invenção de Orfeu" ), o que lhe valeu prêmios devido a sua brilhante interpretação e por ter sido a primeira cantora a "puxar" um samba na avenida. No ano seguinte defendeu na avenida o samba do GRES Imperatriz Leopoldinense..

Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...