sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ruy Maurity

Ruy Maurity (Rui Maurity de Paula Afonso) nasceu na cidade de Paraíba do Sul/RJ, no dia 12 de dezembro de 1949.

Sua mãe, Iolanda Maurity Santos, foi a primeira violinista a integrar a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, e seu irmão é o pianista Antonio Adolfo. Aprendeu sozinho a tocar violão. Estudou no Colégio Anglo Americano, no Rio de Janeiro. Em 1968, começou a trabalhar como escriturário.
Em 1970, foi vencedor do Festival Universitário do Rio de Janeiro, interpretando de sua autoria e Zé Jorge, "Dia cinco". No mesmo ano, gravou seu primeiro LP, "Este é Rui Maurity", pela gravadora Odeon, com destaque para as composições "Pelo telefone" e "Minie", ambas em parceria com Zé Jorge. Em 1971, gravou o LP "Em busca do ouro", no qual destacou-se a composição "Serafim e seus filhos", em parceria com Zé Jorge, e que tornou-se um grande sucesso, conhecendo diversas regravações.

Em 1974, lançou o LP "Safra 74", que teve algumas de suas composições incluídas nas trilhas sonoras das novelas da TV Globo, "Escalada" e "Fogo sobre terra". Em 1976, lançou o LP "Nem ouro nem prata", cujo destaque foi a composição-título, em parceria com Zé Jorge, e que trazia ainda seu maior sucesso "Serafim e seus filhos".

No ano de 1977, lançou o LP "Ganga Brasil", onde gravou o tema principal da novela "Dona Xepa", da Tv Globo. Com o tempo foi caracterizando cada vez mais sua carreira com os temas e músicas regionais. Em 1978, gravou o disco "Bananeira mangará", música-título de Janduhy Finizola.

Lançou o LP "Natureza", em 1980, com destaque para as composições "Intriga municipal", "Casamento de São João" e "Civilizado", todas em parceria com José Jorge. Em 1984, gravou "A viola no peito", com destaque para "Zé Menino", dele e Zé Jorge. Sua composição "Estradas do interior" foi incluída na trilha sonora da novela "Ana Raio e Zé Trovão" da TV Manchete.

Nos anos 1980, realizou inúmeros shows em diferentes cidades brasileiras. No Rio de Janeiro apresentou-se no Forró Fluminense, em Niterói.

Em 1993, a Som Livre lançou o CD "Sucessos", com músicas de destaque em sua carreira. Em 1998 lançou pelo selo Artezanal o CD "De coração", no qual interpretou diversas parcerias com José Jorge, como a música título, "Cabo de guerra" e "Ronca o fole", além de outras como "Quanto mais você disser", parceria com Mário Paschoal.

Ruy Maurity possui três filhos e vários netos. Atualmente encontra-se afastado dos palcos, entretanto continua compondo e esperando uma gravadora interessada em recolocá-lo no mercado.

DISCOGRAFIA:

• Esse é Rui Maurity (1970) Odeon LP
• Em busca do ouro (1971) Som Livre LP
• Safra 74 (1974) Som Livre LP
• Nem ouro nem prata (1976) Som Livre LP
• Ganga Brasil (1977) Som Livre LP
• Bananeira mangará (1978) Som Livre LP
• Natureza (1980) Som Livre LP
• A viola no peito (1984) Pointer LP
• Sucessos (1993) Som Livre CD
• De coração (1998) Artezanal CD

Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB.

3 comentários:

  1. Fomos colegas no Anglo Americano. Apenas ano passado, descobri que o Ruy Maurity que conheci era ele.

    ResponderExcluir
  2. Fui colega dele no Colégio Guanabara, no Humaitá, em 1969.
    Meu apelido, em família,desde criança, é Minie.E a família brincava dizendo que ele fez a música pra mim...

    ResponderExcluir
  3. Ruy Maurity, desde o Ruy Maurity Trio faz sucesso pra um um público seleto!
    Uma pena que a massa, o grande público, de uns anos pra cá, prefere consumir muita coisa sem nenhuma qualidade!

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...