sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ruy Maurity

Ruy Maurity (Rui Maurity de Paula Afonso) nasceu na cidade de Paraíba do Sul/RJ, no dia 12 de dezembro de 1949.

Sua mãe, Iolanda Maurity Santos, foi a primeira violinista a integrar a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, e seu irmão é o pianista Antonio Adolfo. Aprendeu sozinho a tocar violão. Estudou no Colégio Anglo Americano, no Rio de Janeiro. Em 1968, começou a trabalhar como escriturário.
Em 1970, foi vencedor do Festival Universitário do Rio de Janeiro, interpretando de sua autoria e Zé Jorge, "Dia cinco". No mesmo ano, gravou seu primeiro LP, "Este é Rui Maurity", pela gravadora Odeon, com destaque para as composições "Pelo telefone" e "Minie", ambas em parceria com Zé Jorge. Em 1971, gravou o LP "Em busca do ouro", no qual destacou-se a composição "Serafim e seus filhos", em parceria com Zé Jorge, e que tornou-se um grande sucesso, conhecendo diversas regravações.

Em 1974, lançou o LP "Safra 74", que teve algumas de suas composições incluídas nas trilhas sonoras das novelas da TV Globo, "Escalada" e "Fogo sobre terra". Em 1976, lançou o LP "Nem ouro nem prata", cujo destaque foi a composição-título, em parceria com Zé Jorge, e que trazia ainda seu maior sucesso "Serafim e seus filhos".

No ano de 1977, lançou o LP "Ganga Brasil", onde gravou o tema principal da novela "Dona Xepa", da Tv Globo. Com o tempo foi caracterizando cada vez mais sua carreira com os temas e músicas regionais. Em 1978, gravou o disco "Bananeira mangará", música-título de Janduhy Finizola.

Lançou o LP "Natureza", em 1980, com destaque para as composições "Intriga municipal", "Casamento de São João" e "Civilizado", todas em parceria com José Jorge. Em 1984, gravou "A viola no peito", com destaque para "Zé Menino", dele e Zé Jorge. Sua composição "Estradas do interior" foi incluída na trilha sonora da novela "Ana Raio e Zé Trovão" da TV Manchete.

Nos anos 1980, realizou inúmeros shows em diferentes cidades brasileiras. No Rio de Janeiro apresentou-se no Forró Fluminense, em Niterói.

Em 1993, a Som Livre lançou o CD "Sucessos", com músicas de destaque em sua carreira. Em 1998 lançou pelo selo Artezanal o CD "De coração", no qual interpretou diversas parcerias com José Jorge, como a música título, "Cabo de guerra" e "Ronca o fole", além de outras como "Quanto mais você disser", parceria com Mário Paschoal.

Ruy Maurity possui três filhos e vários netos. Atualmente encontra-se afastado dos palcos, entretanto continua compondo e esperando uma gravadora interessada em recolocá-lo no mercado.

DISCOGRAFIA:

• Esse é Rui Maurity (1970) Odeon LP
• Em busca do ouro (1971) Som Livre LP
• Safra 74 (1974) Som Livre LP
• Nem ouro nem prata (1976) Som Livre LP
• Ganga Brasil (1977) Som Livre LP
• Bananeira mangará (1978) Som Livre LP
• Natureza (1980) Som Livre LP
• A viola no peito (1984) Pointer LP
• Sucessos (1993) Som Livre CD
• De coração (1998) Artezanal CD

Fonte: Dicionário Cravo Albin da MPB.

Um comentário:

  1. Fomos colegas no Anglo Americano. Apenas ano passado, descobri que o Ruy Maurity que conheci era ele.

    ResponderExcluir