quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Rádio Taxi

Radio Taxi é uma banda de pop rock criada no início da década de 1980, em São Paulo, Brasil.

Ela foi formada por ex-integrantes do Tutti Frutti, banda de apoio da cantora Rita Lee, e dos Secos e Molhados: Wander Taffo, Lee Marcucci, Gel Fernandes e Willie de Oliveira (substituído por Maurício Gasperini após o lançamento do álbum Radio Taxi 2 em 1983).

Um dos maiores sucessos da banda foi a música "Eva", posteriormente regravada pela Banda Eva, da qual fazia parte a cantora Ivete Sangalo, na década de 1990. O Rádio Taxi permanece em atividade nos dias de hoje.

No Brasil, marcado pela invasão do Rock, o Rádio Táxi foi a 1ª das bandas de desse estilo a mostrar o que seria só início de de um cenário musical com muitas e muitas bandas que viriam a fazer Rock nos anos 1980. O Rádio Táxi surgiu no ano de 1981. Na época, o filme “Menino do Rio” era lançado nos cinemas do país, tendo a música “Garota Dourada”, uma parceria de Wander Taffo, Lee Marcucci e Nelson Motta - como tema principal. A música, que logo estourou nas rádios, foi o primeiro sucesso do Rádio Táxi.

O Rádio Táxi era formado por músicos que já tinham uma história sólida no rock nacional: Lee Marcucci, baixista, foi um dos integrantes do “Tutti Frutti” e co-autor de músicas como “Jardins da Babilônia” e “Miss Brasil 2000”.

Wander Taffo, guitarrista, já era reconhecido por seu estilo próprio de tocar guitarra em gravações e shows de “Made in Brazil”, “Joelho de Porco”, “Gang 90”, “Secos e Molhados” e "Rita Lee".

Gel Fernandes, baterista, iniciou sua carreira cedo, juntamente com Taffo na Banda "Memphis" e logo mostrou seu talento como baterista de bandas como “Os Incríveis”, "Rita Lee", "Secos & Molhados","Banda Taffo" e “Sunday”.

Willie de Oliveira, cantor do conjunto, também fez parte do “Tutti Frutti”.

Wander Taffo um dos principais guitarristas do país faleceu em 14 de maio de 2008, vítima de uma parada cardio-respiratória em São Paulo quando tomava café da manhã em sua casa se preparando para uma consulta médica. Wander deixou sua mulher Mônica Lima e seus dois filhos, Lívia e Lucas.

DISCOGRAFIA:

Radio Taxi - 1982
Radio Taxi - 1983
6:56 - 1985
Matrix - 1986
Radio Taxi - 1989
Horóscopo do amor perfeito - 1992
Radio Taxi VII - 1997 (álbum de regravações encomendado pela gravadora Movie Play - da formação original participaram apenas Gel Fernandes e Willie de Oliveira)
Radio Taxi ao Vivo - 2006
Radio Taxi DVD ao Vivo 2006 

Nenhum comentário:

Postar um comentário