quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Harmony Cats

O Harmony Cats foi um quinteto vocal de disco music formado na cidade de São Paulo (SP), em 1976.

Tinha, inicialmente, como componentes cinco vozes: Cidinha (Maria Aparecida de Souza), Rita (Rita Kfhoury), Heleninha (Maria Helena Violin - mais tarde, Juanita), Maria Amélia (Maria Amelia Costa Manso) e Vivian (Vivian Costa Manso).

O conjunto iniciou a carreira com o nome de "Bandits of Love". Na época em que a discoteca estava em alta, o grupo especializou-se em fazer versões em inglês de sucessos da MPB em ritmo de disco music.

Em 1976, lançou um compacto com as músicas "Cangaceiro" e Tristeza". Logo depois, no mesmo ano de 1976, o grupo mudou de nome para Harmony Cats.

As Harmony Cats nasceram nos Estúdios Reunidos em São Paulo em 1976. Eram cinco moças que faziam backing vocals para vários artistas brasileiros. Hélio Costa Manso, produtor e diretor artístico da R.G.E. foi quem teve a idéia da criação do grupo. Montou uma série de pout-pourris ou medleys baseados em temas de filmes e clássicos do Rock and Roll. Foi um sucesso tão grande que as cinco meninas viram seu disco ser lançado na Europa e no Japão.

Seguindo o estilo do grupo "As Frenéticas", o grupo tinha como repertório básico a disco music e em gravavam medleys de hits da Era Disco. O arranjo das músicas eram bem eletrônico, utilizando os recursos mais modernos da época. Elas não tinham música próprias, só cantavam medley (trechos de músicas numa só faixa) e tiveram, naquela época, dois hits que, apesar de serem parecidos, fizeram sucesso, "Night Fever", formado somente com músicas do filme "Saturday Night Fever" e o "Every Night Fever", formado por vários cantores.

Um dos discos se chamou "Harmony Cats - 200 Grandes Hits" com duzentos trechos de músicas de sucessos.

O compacto em 1978 tinha o título de "Every Night Fever" que entrou na trilha da novela Dancin' Days.

Em 1980, o grupo virou um trio com Vivian, Maria Amélia e Sílvia Marinho. O conjunto fez sucesso na TV apresentando-se no programa "Qual é a Música?", de Silvio Santos. O trio gravou, em 1980, a versão "Felicidade (Margarida)", da música do grupo americano Boney M, "A Terra do Faz de Conta", versão da música "Land of make believe", do grupo Bucks Fizz e "Ela Dança", versão de "Maniac", música da trilha de Flashdance.

As músicas do grupo passam a ser recheadas de letras pré-adolescentes com batidinhas pop/românticas ao fundo.

Em 1985, Maria Amélia saiu do grupo. Em seu lugar entrou Rosecleide. Já era um indício do fim do grupo, o que veio a se concretizar pouco tempo depois.

Discografia
Cangaceiro/Tristeza (1976) Young Compacto simples (Bandits of Love)
Bandits of Love (1976) RGE LP
Harmony Cats (1977) RGE LP
Harmony Cats (1978) Young Compacto
Harmony Cats (1979) Young Compacto
Harmony Cats (1980) RGE Compacto
Harmony Cats (1981) RGE Compacto
Harmony Cats (1982) RGE LP
Harmony Cats (1983) RGE LP
Harmony Cats (1984) RGE Compacto
Harmony Cats (1984) RGE LP
Harmony Cats (1985) RGE LP
THE HARMONY CATS SHOW (1977) SOM LIVRE CD
Hits Again (1999) CD
CD1 - "Every Night Fever" Night Fever - You Should Be Dancin' - Nights on Broadway
CD2 - "Deixa" - Bandits of Love

Em meados de 1981, Sílvia se casou com o cantor Gilliard (Gilliard Marinho), e teve dois filhos, Bianca e Sílvio. Mora com o marido em São Paulo.

Antes de pertencer ao grupo Harmony Cats, Vivian participou da formação do grupo de Jovem Guarda "Sunday", em 1971, ao lado de Hélio Costa Manso (o cantor Steve MacLean, sucesso internacional, produtor e diretor da Som Livre por 30 anos) que assinaria a direção artística do compacto da Harmony Cats em 1978. Recentemente, reviveram a banda Sunday e tocam juntos em São Paulo, ao lado de Gel Fernandes (ex-Rádio Taxi) e Fabio Gasparini (ex-Magazine, compositor da música de "Eu sou boy" e "Tic nervoso").

Maria Aparecida de Souza e Rita Kfouri participaram em diversas canções do CD "Meu Pé, meu Querido pé", de Helio Ziskind, em 1997, no coro do tema de abertura do programa infantil da TV Cultura Castelo Rá-Tim-Bum, e em canções do programa infantil Cocoricó, da mesma TV Cultura e na voz das passarinhas no quadro do Castelo Rá-Tim-Bum "Passarinho: Que som é Este?".

Cida e Rita também atuaram como compositoras de diversas músicas.

Rita Kfouri participou do conjunto vocal Tom da Terra, formado em 1991, além de trabalhar como vocal do cantor de jazz Celso Pixinga e da cantora Rita Lee. Participou do CD "Uma Canção para a Padroeira", em 2001, além de possuir diversos trabalhos na área musical e artística.

Maria Amélia canta todas as músicas da personagem Mônica para o Mauricio de Souza Produções. Após morar no exterior e se separar do segundo marido, ela voltou ao Brasil e pensa em formar um conjunto musical.

Tania Lemke Gambier (Tania Lemke) também participou de uma das formaçoes do grupo. Atualmente é paisagista, musicista, artista plástica, pintora digital e artista digital.

Maria Helena seguiu carreira solo por um tempo. Após casar-se com o também cantor Richard montou ao lado do marido a dupla Juanita & Richard ("Gurade o seu amor só para mim"), com quem se apresenta até o hoje.

6 comentários:

  1. O nome da filha de Sílvia Marinho e Gilliard é Bruna e não Bianca. Fica a dica

    ResponderExcluir
  2. SAUDADES DAS HARMONY CATS...CURTI MUITO!

    ResponderExcluir
  3. Eu amava o trio Harmony Cats, não existe mais músicas assim,as músicas de hoje são tudo pornograficas.

    ResponderExcluir
  4. Amo demais as harmony cats e ouço em 2019!

    ResponderExcluir
  5. Amo demais as harmony cats e ouço em 2019!

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...