quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Milton Guedes

Milton Carlos Muniz Guedes, ou simplesmente Milton Guedes, nasceu no Rio de Janeiro/RJ, no dia 4 de junho de 1963.

O pai, funcionário do Ministério da Marinha, foi transferido para Brasília quando o Milton tinha apenas 1 ano de idade e foi na capital do país que tudo aconteceu.

Com os irmãos, que já se aventuravam por teias musicais, aprendeu a gostar de música. E foi justamente com a irmã mais velha que ele deu seu primeiro passo na carreira: aos 14 anos entrou numa escola de canto-mirim.

Porém, o destino parecia pregar-lhe uma peça: ele, que curtia a adolescência deslizando num skate - chegou a ser campeão brasiliense com uma equipe profissional mas por timidez nunca teve coragem de se aventurar num campeonato nacional - foi parar no Banco do Brasil, fazendo estágio.

O vizinho João Batista, músico que lhe ofereceu as primeiras aulas de saxofone e flauta, surgiu em sua vida. Aos 18 anos, o menino tímido e careta, como ele próprio se define, começou a tocar e cantar nos barzinhos de Brasília, como vocalista da banda "Pôr do Sol".

Em 1986 Oswaldo Montenegro o viu tocando sax e no final do show foi falar com ele. Uma semana depois, os dois desembarcaram no Rio para ensaiar a peça “Os Menestréis”. Além dessa, Milton participou também de “Aldeia dos Ventos” e “Dança dos Signos".

Além de multi-instrumentista, Milton é considerado um dos melhores assoviadores do Brasil. Neste disco "Os Menestréis" ficou famoso o seu assovio na música "Engarrafamento (Taxímetro)", e com frequência ele é chamado para gravar assovios em trilhas sonoras para a Rede Globo e outros.

Em 1987, participou do festival “O Som das Águas”, da Rede Manchete, com a canção “Até Mais – Viva a Alegria” ,de Oswaldo Montenegro.

Em 1988, conheceu Lulu Santos que o convidou para ingressar em sua banda. Milton entrou na banda de Lulu Santos e acompanhou o Lulu em seus shows por quase dez anos. Tocaram juntos até no Festival de Montreaux, na Suíça.

Em 1997, Milton saiu da banda de Lulu Santos para se dedicar a sua carreira solo e a seu segundo CD, com o qual emplacou nas rádios de todo o país a música “Sonho de Uma Noite de Verão”.

Em 2002, ingressou na banda da dupla Sandy & Junior.

Em 2003, começou a acompanhar também o cantor Claudio Zoli.

Em 2004, paralelo ao trabalho que fazia com Sandy & Junior e com Claudio Zoli, Milton também participou da gravação do primeiro DVD do grupo carioca Roupa Nova, o "RoupAcústico". Também estreou com a banda SoulFunk, na qual era o vocalista. A banda encerrou suas atividades em 2007, pois a maioria de seus músicos também fazia parte da banda de Sandy & Junior, e precisou dar prioridade à turnê de despedida da dupla.

Em 2006, ainda continuou a tocar com a banda Roupa Nova em seu segundo DVD, o "RoupAcústico 2", Esse DVD ganhou inclusive disco de ouro. Nesse DVD, ele tocou acompanhado de Daniel Musy, atual saxofonista da banda.

Em 2008 Milton Guedes fez parte da banda de Lulu Santos que foi uma das atrações do Brazilian Day em Nova Iorque, junto com Jorge Ben Jor e Banda Eva.

Milton Guedes continua fazendo shows e tocando em frente seus projetos, um deles inclusive relacionado ao cinema, ao lado da esposa (e também cantora) Adriana Maciel.

Fonte: Wikipédia e site oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...