quinta-feira, 29 de novembro de 2012

De Kalafe

Denise de Kalafe (D. Kalafe ou ainda De Kalafe) nasceu em Ponta Grossa/PR no ano de 1949.

De Kalafe
Iniciou a carreira na segunda metade dos anos 60, acompanhada do grupo A Turma. Lançaram então um raro compacto do rock brasileiro, que trazia as músicas "Guerra" e "Mundo Quadrado". O compacto saiu pela gravadora Rozemblit, responsável por um grande número de lançamentos alternativos da época.

"Guerra" foi um hit local em São Paulo. De Kalafe cantava acompanhada do grupo A Turma, que tinha entre seus integrantes Arnaldo Sacomani, depois produtor e radialista.


De Kalafe
Com apenas dois compactos gravados, o grupo desfez-se no final da década, com De Kalafe seguindo carreira solo. No segundo compacto, De Kalafe gravou o cover para "Bang Bang", um original da cantora Cher.

De Kalafe nunca gostou de usar sapatos e costumava apresentar-se descalça. Também ficou conhecida pelo seu espírito de independência e protesto.

Desde que começou a mostrar suas primeiras composições, em shows e programas de tv, em São Paulo, na segunda metade dos anos 60, num movimento meio hippie, na base do "flor-amor", em que se apresentava com longas batas brancas, descalça, interpretando canções antimilitaristas (em plena escalada da guerra do Vietnã).


De Kalafe
Ela mudou-se para o México (Guadalajara) desde que perdeu um festival da canção, no final dos 60. Ela sempre foi super comunista. No México ela é Denise Kalafe e já foi estrelona. No Brasil era De Kalafe e quando ela decidiu cantar descalça o povo odiou.

Há mais de 10 anos residindo na Cidade do México, continua entre as superstars da canção latino-americana, enquanto no Brasil permanece esquecida - sem um único disco aqui editado.

Em 1985, a United Press International distribuiu a listagem dos discos mais populares da América Latina, em várias capitais, com a paranaense De Kalafe em destaque. Em Bogotá, "Quiero Gritar", uma das composições de De Kalafe, esteve em primeiro lugar.


De Kalafe
Em La Paz, é "Amando-te", outra de suas músicas, que figurou em terceiro lugar, abaixo de "Esperame" (Rocio Jurado) e "Chiquilla" (Manolo Otero). Em Los Angeles, apesar de toda concorrência, Denise também se classificou bem: "Amando-te" esteve em sexto lugar, logo abaixo de "Felicidades", que reunia Júlio Iglesias e Pedro Vargas.

No México De Kalafe (sob o nome de Denise Kalafe) continua fazendo sucesso, gravando dicos, agora em um estilo brega-romântico, e aparecendo em programas de TV. Uma de suas atividades também é a de compor músicas para trilhas de novelas mexicanas.

Fonte: brnuggets.blogspot


                                                                      De Kaalafe e A Turma - "Guerra"


                                                            De Kalafe e A Turrma - "Mundo Quadrado"


                                                                De Kalafe - "Quiéreme Más"


                                                            De Kalafe - Concavo Y Convexo / 2012


4 comentários:

  1. No México é DENISSE de Kalafe, assim com dois esses. Ela é de Ponta Grossa (PR), de ascendência árabe.

    ResponderExcluir
  2. Acompanho a Denisse de Kalafe desde que estive no México em 1986. Pena que o Brasil não reconheça sua arte.

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro dela cantando Guerra na TV Record no Progama do
    Randal Juliani.

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...