quinta-feira, 29 de novembro de 2012

De Kalafe

Denise de Kalafe (D. Kalafe ou ainda De Kalafe) nasceu em Ponta Grossa/PR no ano de 1949.

De Kalafe
Iniciou a carreira na segunda metade dos anos 60, acompanhada do grupo A Turma. Lançaram então um raro compacto do rock brasileiro, que trazia as músicas "Guerra" e "Mundo Quadrado". O compacto saiu pela gravadora Rozemblit, responsável por um grande número de lançamentos alternativos da época.

"Guerra" foi um hit local em São Paulo. De Kalafe cantava acompanhada do grupo A Turma, que tinha entre seus integrantes Arnaldo Sacomani, depois produtor e radialista.


De Kalafe
Com apenas dois compactos gravados, o grupo desfez-se no final da década, com De Kalafe seguindo carreira solo. No segundo compacto, De Kalafe gravou o cover para "Bang Bang", um original da cantora Cher.

De Kalafe nunca gostou de usar sapatos e costumava apresentar-se descalça. Também ficou conhecida pelo seu espírito de independência e protesto.

Desde que começou a mostrar suas primeiras composições, em shows e programas de tv, em São Paulo, na segunda metade dos anos 60, num movimento meio hippie, na base do "flor-amor", em que se apresentava com longas batas brancas, descalça, interpretando canções antimilitaristas (em plena escalada da guerra do Vietnã).


De Kalafe
Ela mudou-se para o México (Guadalajara) desde que perdeu um festival da canção, no final dos 60. Ela sempre foi super comunista. No México ela é Denise Kalafe e já foi estrelona. No Brasil era De Kalafe e quando ela decidiu cantar descalça o povo odiou.

Há mais de 10 anos residindo na Cidade do México, continua entre as superstars da canção latino-americana, enquanto no Brasil permanece esquecida - sem um único disco aqui editado.

Em 1985, a United Press International distribuiu a listagem dos discos mais populares da América Latina, em várias capitais, com a paranaense De Kalafe em destaque. Em Bogotá, "Quiero Gritar", uma das composições de De Kalafe, esteve em primeiro lugar.


De Kalafe
Em La Paz, é "Amando-te", outra de suas músicas, que figurou em terceiro lugar, abaixo de "Esperame" (Rocio Jurado) e "Chiquilla" (Manolo Otero). Em Los Angeles, apesar de toda concorrência, Denise também se classificou bem: "Amando-te" esteve em sexto lugar, logo abaixo de "Felicidades", que reunia Júlio Iglesias e Pedro Vargas.

No México De Kalafe (sob o nome de Denise Kalafe) continua fazendo sucesso, gravando dicos, agora em um estilo brega-romântico, e aparecendo em programas de TV. Uma de suas atividades também é a de compor músicas para trilhas de novelas mexicanas.

Fonte: brnuggets.blogspot


                                                                      De Kaalafe e A Turma - "Guerra"


                                                            De Kalafe e A Turrma - "Mundo Quadrado"


                                                                De Kalafe - "Quiéreme Más"


                                                            De Kalafe - Concavo Y Convexo / 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário