sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Maria Regina (Cordovil)

Maria Regina Cordovil nasceu em São Paulo, SP, no dia 5 de julho de 1956.

Filha do grande maestro e compositor Hervé Cordovil e de Daicy Portugal e ainda, irmã de Ronnie Cord, Maria Regina começou a carreira ainda bastante criança.

Um dia, ouvindo os discos de acetato que o avô havia gravado com os seus irmãos (Ronnie, Norma e Hervé Jr.), Maria Regina, ainda com quatro anos de idade, fez um pedido ao pai: queria também gravar um disco. Hervé então levou Maria Regina e Ronnie Cord a um estúdio de gravação, onde gravaram um acetato contendo três músicas: "Oh, Carol", "Pretty Blue Eyes" e "Biquini de Bolinha Amarelinha". Ronnie apresentou as fitas na rádio Tupi e as músicas acabaram sendo executadas em um programa. Os promotores do programa lançaram então uma enquete para os ouvintes. Sendo a jovem revelação uma cantora de apenas quatro anos, deveria ou não seguir carreira? Os ouvientes deveriam telefonar ou enviar cartas opinando. A participação dos ouvintes foi grande e, sem nenhuma surpresa, Maria Regina recebeu sua primeira aprovação popular.

Hervé Cordovil, pai zeloso e profissional de caráter inquestionável, mesmo sendo diretor da gravadora Copacabana, não permitiu que a filha começasse gravando na empresa em que ele trabalhava. Não queria que o sucesso da filha pudesse ser atrelado a comentários sobre favorecimentos. A RCA Victor então interessou-se pela jovem cantora e a contratou de imediato, lançando logo em seguida, em julho de 1961, o disco 78 rpm,contendo "A Música do Papai" e "Oh, Carol". Em seguida Maria Regina gravou "Meu Braco" e "A Música da Mamãe".

O primeiro LP gravado por Maria Regina recebeu o sugestivo título de "A Menor Cantora do Mundo", onde era acompanhada pela orquestra de Francisco de Moraes. Esse disco tornou Maria Regina conhecida do grande público e a lançou como profissional possuindo apenas quatro anos de idade.

Maria Regina gravou diversos discos 78 rpm, bem como alguns compctos simples, "Caro Jesus Bambino", "Parabéns a Você", "Papai Walt Disney", dentre outros, todos pela RCA Victor. No LP "Canções da Minha Escola", onde ela interpretava 12 canções que fazem parte do folclore brasileiro,destacaram-se as canções "A Barata", "A Primavera" e "O Passarinho".

Frente ao sucesso, Maria Regina apresentou-se nos diversos programas de TV da época, como Clube dos Artistas, Astros do Disco, Almoço com as Estrelas e Reino da Juventude, de Antonio Aguilar.

Maria Regina gravou até os sete anos de idade. Como era apenas uma criança, a vida artística acabou tornando-se enfadonha e os brinquedos passaram a atrair mais a menina.

Mesmo com uma curta carreira, recebeu vários troféus,destacando-se o ofertado pela cidade do Rio de Janeiro. Apresentou-se no Teatro Municipal da cidade maravilhosa, cantando canções infantis.

Maria Regina possui três filhos, sendo dois do primeiro casamento, Daniel e Marcelo, e ainda, Julia.

Um comentário:

  1. gostaria de saber de algum perfil das redes sociais de Maria Regina Cordovil, ou contato para localizá-la

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...