quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Luciano Bahia

Luciano Costa Bahia de Almeida nasceu no dia 29 de agosto de 1962.

O cantor, compositor e tecladista, Luciano Bahia começou sua carreira na década de 80 (Dentro do Rock Brasil). Desde cedo procurou sua identidade musical. Bem jovem começou a tocar piano e se apresentar abrindo shows de artistas já consagrados como Barca do Sol e Jorge Mautner, no Rio de Janeiro;

Em 1983 participou da banda Matinê. Essa banda era formada por Luciano, Sérgio Serra ( guitarrista do Ultraje e várias bandas de Rock) e Mosquito (baixista).

Teve alguns sucessos nacionais como "Carol", "Dany", "Highway", "Não Me Iluda", "Marrom Glacê"...

No ano de 1986 seu grande sucesso "Carol" foi remixado. Foi o primeiro remix a ser lançado no Brasil de um artista nacional. O mais legal é que ele foi produzido pelo Mayrton Bahia e na época ele fez contando as fitas na lâmina. O Mayrton foi também produtor da Legião, e vários nomes da época na EMI.

"Amor Reacionário" foi lançado em 1988. Produzido por Michael Sullivan, esse Cd teve uma canção muito executada, "Dany", e outra um pouco menos, "Highway".

Alguns de seus parceiros são: Torcuato Mariano, Carlos Colla, Cláudio Rabello, Tavinho Paes, Fernando Garcia, Carlos Potyguar, Daniela Colla, Fabio Fonseca e Ronaldo Santos, entre outros.

Fundou em 1991 o primeiro projeto carioca de uma banda dance de covers (SLIDANCING). Neste show mostra sua experiência musical, passando por todas as fases de sua carreira (Cantor, compositor e músico). No repertorio sucessos como "Garota Dourada", "Carol", "Pop Star", "Marrom Glacê", "Amante Profissional", e “10 Minutos Radio Hits” seu mais recente sucesso, que ficou, segundo a Crowley, entre as 11 músicas mais tocadas nas rádios do Rio de março a maio de 2006, produzida pelo DJ Memê.

SLIDANCING foi o primeiro projeto de cover dance carioca. Nasceu no verão de 1992 das mãos do cantor e compositor Luciano Bahia e do DJ Rômulo Marques, transformando clássicos da música pop internacional em versão dance, com arranjos especialmente fortes e inusitados, com personalidade, que valem a pena serem ouvidos e sentidos.

O SLIDANCING embalou diversas noites em memoráveis casas de shows como African Bar, Jazzmania, RioJazz Club, New York, New York, entre outros badalados points da época e, contava ainda, com a participação de grandes nomes do cenário musical como Cláudio Zoli, Nabby Clifford, Arnaldo Brandão, Ivo Meireles. Além disso, muita gente boa passou pelo SLIDANCING, os artistas que integraram seu casting são lembrados neste lançamento, assim como toda a equipe deste projeto único, que fez o Rio dançar mais: Fabíola de Oliveira, Gabriela Alves, Gustavo de Caux, Armando Souza, Simone Centurione, Marcelo Neves, Ricardo Serpa, Daniela Colla, incluindo a última produção especial de Renato Corrêa Jr, na faixa “You Can do Magic”.

O CD foi gravado ao vivo no The Ballroom (RJ) e está recheado de pérolas dos anos 70 e 80: “You make me Feel”, “Last Dance”, “Say a Little Prayer for You”, “I Will Survive”, entre outras. Atenção especial para um grande sucesso do grupo America, a canção “You can do Magic”, que teve seus direitos liberados, exclusivamente, para o projeto SLIDANCING, por seu autor, o compositor Russ Ballard.

Atualmente, o SLIDANCING é composto por Pamela Lika (voz), Luciano Bahia (voz, programações e teclados), Marcus Nabuco (guitarra), Tinho Martins (sax) e Mac William (Bateria).

Em 2000, foi convidado pelo DJ e produtor Robson Vidal para cantar a música "Marrom Glacê" ( Renato Correa, Mariozinho Rocha e Guto Graça Mello) em um Remix para as pistas. Não saiu em disco mas tocou muito na época nas pistas. A primeira gravação , que foi tema da Novela foi feita pelo Ronaldo Resedá.

No ano de 2002 lançou o livro "Loucuras e Canções", escrito para que ele registrasse suas canções. Com depoimentos que falam um pouco da cena carioca Oitentista.

"Slidancing"( 2004). foi o Cd do projeto gravado ao vivo na casa de shows The Balroom, no Humaitá, no Rio de Janeiro.

Em 2006 veio "10 Minutos-Single", produzido pelo DJ Marcelo Mansur, o Memê. O sucesso foi grande e gerou o Cd Dez Minutos (2007), lançado pela Cid Entertainement, só com canções inéditas, produzido por Fábio Fonseca.

Atualmente faz cerca de 12 a 15 shows por mês com o SLIDANCING e compõe músicas novas para um Cd autoral. a ser lançado em Portugal.

Fonte: Material fornecido gentilmente pelo artista.

Contatos:

(21) 3449-0008
(21) 9961-5120
E-mail: tuiuiueventos@uol.com.br
Site: www.lucianobahia.com.br

Um comentário:

  1. Blog até vasto...
    Mostra biografias até de QUEM NEM SE CONHECE!
    O tal BAHIA tem uma bom currículo mesmo. Alias encontrei o blog ao procurar por ele.
    Só um alerta: parece que ao ACESSAR SEU SITE, aparece TENTATIVA DE INTRUSÃO DE VÍRUS. Cuidado mesmo.

    ResponderExcluir