quinta-feira, 29 de novembro de 2012

José Augusto

José Augusto Cougil, ou simplesmente José Augusto, nasceu no Rio de Janeiro/RJ, no dia 16 de agosto de 1953.

Filho único de Sofhia Cimillo Cougil e Augusto Cougil Novoa, aos 8 anos começou a estudar piano, harmonia e solfejo no conservatório nacional de música do Rio de Janeiro. Logo depois ganhou um piano de presente do pai para praticar em casa. Com 12 anos ganhou o primeiro violão, e aprendeu a tocar o básico.

Aos 14 anos participou do festival de música de Santa Teresa quando recebeu o seu primeiro prêmio como melhor interprete do festival. Dos 14 aos 17, fez testes em quase todas as gravadoras do Brasil sendo reprovado em todas, até que conseguiu uma nova chance com o produtor Renato Correia, integrante do grupo Golden Boys tendo assim a oportunidade de cantar com a orquestra do maestro Gaya, sendo aprovado e pronto para gravar seu primeiro disco.

A carreira do cantor e compositor começou em 1972, quando ele levou uma fita de suas músicas na então gravadora EMI.

O produtor de discos Renato Correia, logo percebeu o talento de José Augusto, e imediatamente recomendou sua contratação. Em 1972 teve sua primeira composição gravada por Cauby Peixoto. No mesmo ano gravou um compacto simples como teste. Em 1973 gravou o seu primeiro disco oficial com a música "De Que Vale Ter Tudo Na Vida" com vendagem de um milhão de cópias.

Ao lançar seu primeiro disco em 1973, José Augusto fez sucesso com as músicas "De Que Vale Ter Tudo Na Vida" e "Eu Quero Apenas Carinho" dois hits que permanecem até hoje na memória dos seus fãs. Logo em seguida ele lançou a sua carreira internacional com a música "Luzes da Ribalta" (Candilejas), onde se consagrou com prêmios e sucessos alcançando a marca de cinco milhões de produtos vendidos, no México, Espanha, Argentina, Peru, Colômbia, Costa Rica, Equador, Venezuela e grande parte latina dos Estados Unidos.

Mesmo se dedicado ao mercado latino, José Augusto continuou lançando discos no Brasil e compondo para vários artistas; Alcione, Simone, Chitãozinho e Xororó, Fafá de Belém entre muitos outros. E assim, em 1985 surgiu mais um hit, a música "Fantasias", que rompeu o bloqueio das rádios Fm no Brasil que na época não divulgavam os artistas populares. José Augusto ainda fechou a década com uma série de sucesso; "Sábado", "De Igual Pra Igual" "Chuvas de Verão" "Eu e você", "Fui Eu", "Só Você", "Amantes" entre outras.

Consagrado no mercado latino e no cenário nacional, José Augusto abriu a década de 90 com mais um hit, a música "Agüenta Coração" tema da novela global Barriga de Aluguel. Devido ao sucesso da trama também no exterior, o cantor gravou a canção em espanhol e em italiano. O artista permaneceu durante meses na parada latina americana da revista Billboard e recebeu pela primeira vez o Prêmio "Aplauso" na categoria de melhor cantor latino.

Depois de um ano e meio no primeiro lugar nas rádios do Brasil, ele voltou a emplacar mais um sucesso do mesmo disco, a música "Sonho Por sonho".

A década foi marcada por vários sucessos e convidados. Xuxa participou do tema de abertura da novela "Sonho Meu" da "Rede Globo", autoria de José Augusto e Carlos Colla. Com a diva da música americana Dionne Warwick, José Augusto cantou "Quase um Sonho". Outras canções que marcaram a década foram; "A noite Mais Linda", "Bate Coração", "Te Amo", "Por Eu Ter Me Machucado" tema da novela "A indomada", "A Minha História" também gravada em espanhol e executada até hoje no Brasil e nos países Latinos.

Paralelamente a agenda de shows no Brasil, José Augusto segue fazendo shows em Portugal, Porto Rico e Angola.

Em 2001, José Augusto lançou um projeto especial pela Abril Music "De Volta Para o Interior". O projeto relembra grandes sucessos da música regional; "Beijinho Doce", "Menino da porteira", "Vida de viajante" além da música "Indiferença" regravada por ele.

De 2002 a 2005, afastado do cenário musical, resolveu se dedicar às composições, até que em 2006 com a Música "Cuba" ele retornou com a sua turnê pelo exterior e decidiu morar em Miami até o final de 2007, quando retornou ao Brasil para gravar o CD-DVD "Aguenta coração" Ao vivo.

José Augusto está entre os cantores que mais tem temas em trilhas de novelas.

Até 2009, vendeu aproximadamente 58 milhôes de discos em todo o mundo.

Depois de Roberto Carlos, é o artista brasileiro que mais vendeu discos na América Latina.

José Augusto é o único brasileiro a receber o prêmio Olé espanhol de música por 250.000 discos vendidos.

Em 2009 José Augusto foi homenageado no quadro "Homenagem ao Artista", do Programa Raul Gil.

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...