quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Demetrius

Demetrius (Demetrio Zahra Neto) nasceu no Rio de Janeiro (Jacarepaguá) no dia 28 de março de 1942.*28/3/1942.

Além de cantor é também compositor.

Seus pais mudaram-se para São Paulo/SP, quando ele tinha seis meses de idade.

Iniciou a carreira em fins dos anos 50, a convite do radialista Miguel Vaccaro Netto, proprietário do selo Young, quando começou a gravar discos. O primeiro foi "Hold me so tight".

Em 1961 passou para a gravadora Continental, emplacando vários sucessos como "A bruxa" (de Baby Santiago) e "O ritmo da chuva" (versão de "Rhythm of the rain", de John Gummoe).

Mudando-se para a RCA em 1965, lançou "Ternura", sua versão para "Somehow it got to be tomorrow today", de Estelle Levitt, versão esta que faria muito mais sucesso na voz de Wanderléa, em 1966.

Além de gravar muitos rocks, Demétrius compôs canções em estilo sertanejo como "O que será que as outras têm que a Linda não tem?", grande sucesso com Ary Toledo em 1969.

Outros sucessos compostos e gravados por Demetrius incluem "Êi meu pai" e "Nas voltas do mundo".

Embora mais famoso como artista importante da primeira geração do rock brasileiro, intérprete de hits como "Rock Do Saci" (de Baby Santiago, 1961) e "O Ritmo Da Chuva" (1964), ele revelou seu lado sertanejo em meados dos anos 1960. O lado-B de "A Inveja" (de Daniel Jr.; Continental, 1967) traz uma jovem-guarda-caipira do próprio Demetrius, "No Meu Rancho Falta Você". E sua valsa caipira humorística "O Que Será Que As Outras Têm Que A Linda Não Tem?" (mais conhecida pelo refrão, 'Linda, Meu Bem') foi grande sucesso com Ary Toledo (Fermata, 1968), cujo lado-B, "Maria Clara", é outra composição sertaneja de Demetrius. Citaremos também "Severino McCartney", gravada por Cedar Vargas, com Carlos Gil (pseudônimo de Sebastião Grisoste) no vocal, no LP Dorinha (CGS, 1972). Demetrius compôs ainda várias guarânias, até voltar ao pop-rock em meados dos anos 1970.

Mora atualmente em São Bernardo do Campo/SP e continua ativo em shows e ocasionais gravações.

Fonte: Arquivo do rock brasileiro.

4 comentários:

  1. ola! legal blog! parabens! depois visite o meu. Cheguei nele por buscar por informações sobre Sebastião Grisoste, o Carlos Gil. Pelo visto vc tem contato com o Demetrius e provavelmente ele sabe dele. Pode perguntar a ele por mim? grato! vou colocar link do teu blog na sessão 'vizinhança' do meu... depois olha la! ABÇ Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelismente, Sebadtião Grisoste faleceu em 2014 vítima de um infarto em Campinas, cidade onde vivia.

      Excluir
  2. Demétrio foi gente finíssima. Conheci nos anos 60. Filho de seu Nicolau

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe se a mulher do cantor Demétrius é do meio artístico?

    ResponderExcluir

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...