quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cleyton (da dupla Cleyton e Cristiane)

Cleyton (José Sales de Oliveira) nasceu em Araçatuba/SP.

Em 1978, foi lançado o primeiro disco da dupla Cleyton e Cristiane. Fizeram sucesso em todo o país com músicas sempre voltadas ao estilo sertanejo romântico. Na mesma época, participaram do Festival Arizona obtendo o 3º lugar.

Na década de 1980, eles participaram de diversos programas de televisão e chegaram a liderar paradas de sucesso em várias partes do Brasil com a música "A Paz que Eu Não Tive", de composição dos próprios artistas. A dupla se separou em meados de 1988, depois de sete discos gravados.Muitos artistas famosos gravaram composições da dupla Araçatubense. Entre eles, Leandro & Leonardo ("Explosão de Desejo") e César & Paulinho ("Meia Noite de Amor").

Após a dupla ser desfeita Cleyton mudou-se para São Paulo e conheceu em 1990 o cantor Cleber com quem fez parceria formando a dupla Cleyton & Cleber. O primeiro disco foi gravado pela BMG e vendeu mais de 100 mil cópias. Em 1995, pelo selo São Francisco, tornaram-se conhecidos pelas músicas "Copo com Batom" e "Quando a Noite Chega".

Continuaram sua trajetória com outros três lançamentos, quando aumentaram a projeção, dessa vez, em vários estados. "Sanfona Xonada", "Poeirão" e "Meu Amor é Seu", foram as faixas responsavéis por esse sucesso.

Ficaram sem gravar de 2004 a 2007, quando reencontraram Marrone, formando dupla com Bruno, o velho companheiro e agora,muito famoso. Eles lembraram do início da carreira do amigo e da época em que foi acolhido por Cleyton & Cristiane. Marrone foi por muito tempo músico "sanfoneiro" de Cleyton e Cristiane e se diz fã número 1 da dupla.

A cantora Cristiane faleceu em 2003 (veja no Memória da MPB).

Fonte: Sertão 80 e 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário