quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Chico César

Francisco César Gonçalves, ou simplesmente, Chico César, nasceu em Catolé do Rocha/PB, no dia 26 de janeiro de 1964.

Além de cantor e compositor, é também escritor e jornalista.

Nascido no interior da Paraíba, aos dezesseis anos foi para João Pessoa, onde se formou em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, ao mesmo tempo em que participava do grupo Jaguaribe Carne, que fazia poesia de vanguarda.

Pouco depois, aos 21, mudou-se para São Paulo. Trabalhando como jornalista e revisor de textos, aperfeiçoou-se em violão, multiplicou as composições e formou seu público.

Sua carreira artística tem repercussão internacional. A maioria de suas canções são poesias de alto poder de encanto lingüístico.

Em 1991, foi convidado para fazer uma turnê pela Alemanha, e o sucesso o animou a deixar o jornalismo para dedicar-se somente à música. Formou a banda Cuscuz Clã e passou a apresentar-se na casa noturna paulistana Blen Blen Club.

Em 1995 lançou seu primeiro disco "Aos Vivos" e seu primeiro livro Cantáteis, cantos elegíacos de amizade (ed. Garamond).

Tomou posse na presidência da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em Maio de 2009. Desde janeiro 2010 é Secretário de Cultura do Estado da Paraiba.

Um de seus maiores sucessos foi a canção "Á Primeira Vista", gravada por ele mesmo e por Daniela Mercury. Outro de seus sucessos foi "Mama África".

Teve muitas canções gravadas por grandes nomes da MPB, particularmente pela conterrânea Elba Ramalho.

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...