quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Raimundo José

Raimundo José nasceu em Belo Horizonte, MG.

Começou a cantar ainda criança, aos 11 anos em igrejas e mais tarde entraria para um dos melhores corais do País, o Madrigal Renascentista, de Belo Horizonte.

Filho único de uma lavadeira, dona Raimunda que era carinhosamente chamada de imperatriz, que deu-lhe educação impar. Assim, o espirituoso e elegante cantor estava pronto para alçar voos musicais além Minas Gerais.

Sua primeira apresentação como cantor profissional ocorreu no Programa de Paulo Gracindo na TV, ainda em Belo Horizonte, em 1961. Nesse dia ele interpretou "Para Onde Vou", sucesso na voz de Agnaldo Rayol.

Primeiro foi para o Rio de Janeiro e no final dos anos 60 mudou-se para São Paulo, onde passou a se apresentar como crooner em casas noturnas. Naquela época ser crooner era um trampolim para carreira solo de todo artista.

Dono de bom gosto musical, já foi acompanhado por músicos como Luiz Carlos Vinhas, Pedrinho Mattar, Juarez Santana entre outros. Mas sua estréia no disco se deu ao gravar compositores como Nelson Ned e Sérgio Reis. Na década de 70 gravou o samba "Santo forte" que atingiu às paradas de sucesso em todo o País e vendeu 500 mil cópias.

Nos anos oitenta Raimundo José deu novos rumos à sua carreira, voltou-se mais para o mercado internacional, onde fez inúmeras apresentações nos Estados Unidos. Em 1990, ele continuou sua rota internacional, desta vez na Europa, onde gravou um disco com repertório todo dedicado à música de Cabo Verde ("Cabo Verde-Amarelo") também lançado aqui no Brasil pela gravadora Movie Play. Ao retornar para o Brasil, gravou trilha da novela "Tocaia Grande" (extinta TV Manchete).

Raimundo José tem mais de 45 anos de carreira e gravou 12 LPs. Ganhou três discos de ouro e vários troféus. Fez- se presente também em inúmeros programas de televisão. Atualmente mora em São Paulo.

Dono de uma das mais belas vozes, Raimundo José, segue se apresentando em casas noturnas e sempre ao lado de grandes nomes da Música Popular Brasileira. Sempre muito espirituoso, bem humorado, no SBT ele atuou ao lado de Moacir Franco em “Meu Cunhado”. Também no SBT, no começo de 2007, ele participou do programa Rei Majestade, onde interpretou seu sucesso “Santo forte” e depois um samba de Zeca Pagodinho. Em julho do mesmo ano foi convidado de Lana Bittencourt, onde cantou a faixa “Exemplo” no programa Ensaio da TV Cultura, comandado pelo fenomenal Fernando Faro há 37 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...