sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Leny Andrade

A cantora Leny Andrade nasceu no Rio de Janeiro em 26 de janeiro de 1943.

Aos seis anos de idade começou a estudar piano. Participou de programas de calouros em rádios e ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório Brasileiro de Música.

Aos 15 anos de idade, Leny Andrade estreou profissionalmente como crooner da orquestra de Permínio Gonçalves.

Mais tarde, cantou nas boates Bacará, com o trio de Sergio Mendes, e Bottle's Bar.

Em 1962, Leny Andrade foi crooner da orquestra de Dick Farney.

Em 1965 alcançou grande sucesso no show "Gemini V" atuando com Pery Ribeiro e o Bossa Três na boate Porão 73, lançado em disco gravado ao vivo.

Cantando ao lado de artistas como Dick Farney, Luiz Eça, Wagner Tiso, Eumir Deodato, Francis Hime, Gilson Peranzzetta e João Donato, Leny Andrade firmou-se como a maior cantora brasileira de jazz, conhecida por sua notável capacidade de improvisação.

Leny Andrade morou cinco anos no México e passou boa parte de sua carreira nos Estados Unidos e Europa.

Reunidos no palco após quase 40 anos, em 2004, Leny Andrade e Pery Ribeiro, duas estrelas dos anos dourados da Bossa Nova, voltaram ao Teatro Rival BR para mostrar a grande química musical que fez da dupla um dos maiores sucessos da Bossa Nova.

Nos anos 60, dirigidos por Miele & Bôscoli, eles ficaram em cartaz por mais de um ano com o inesquecível show Gemini-V, que foi registrado em disco "ao vivo" pela Odeon, e se tornou item disputadíssimo por colecionadores de pérolas da Bossa Nova.

Devido ao sucesso da temporada que fizeram na casa noturna da Cinelândia, também em 2004, a dupla retornou com o show "Bossa Nova Legends", no Teatro Rival.

Pery e Leny foram acompanhados pelo Trio B-3, com João Carlos Coutinho, nos Teclados, Lucio Nascimento, no Baixo e Adriano de Oliveira, na Bateria.

Fonte: Site Alma Carioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...