sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Herondy

O nome de batismo de Herondy é José Roberto Bueno, poré, ficou conhecido como Herondy Bueno ou simplesmente, Herondy.

O cantor Herondy Bueno começou sua carreira, aos 16 anos tocando bateria e cantando no Clube Café, no bairro do Paraíso, na Capital de São Paulo.

Em 1964, cumprindo o serviço militar na Aeronáutica, em uma de suas apresentações, no Clube Chácara 3 Irmãos, Herondy foi descoberto pelo famoso cantor e compositor Luiz Vieira que o convidou para cantar em seu programa na TV Excelsior, canal 9, onde foi lançado profissionalmente.

A partir de então, Herondy começou a freqüentar a Boate Cave, onde participou do grupo que era liderado por Tim Maia, junto com Jorge Ben, Fabio, (Stela), Os Diagonais, Cassiano, dentre outros.

A boate Cave abriu espaço para que esdes cantores se apresentassem uma vez por semana em shows para que, assim, se tornassem conhecidos na mídia.

Numa dessas apresentações, Herondy recebeu o convite para integrar o Grupo do Hernanni (pianista), do qual participavam também os músicos Azeitona (baixo), Aires (guitarra), Jovito (bateria). Nesse grupo, Herondy permaneceu por 3 anos.

Em 1970, Herondy passou a se apresentar na mais famosa casa de espetáculos de São Paulo, "O Beco", sob a direção de Abelardo Figueiredo. Permaneceu no Beco por 3 anos, como cantor, apresentador, dançarino e assessor de Abelardo Figueiredo na direção artística, de 1970 a 1973.

Herondy, fez, também curso de teatro sob a orientação de Eugênio Kusnet, em 1971.

Nesse período, Herondy também atuou como modelo, desfilando para confecções masculinas, entre elas a grife Camelo.

Trabalhou, também, como cantor e co-produtor de comerciais para rádio e televisão, fazendo jingles, dentre as quais para a calça US TOP (Liberdade é uma calça velha).

Em 1972, Herondy assinou com a gravadora RÇA Victor, onde gravou um disco, com o nome de "Herondy Bueno", com as músicas de trabalho “Bem que eu não queria amar você", de Cassiano, e “Quem é você, Quem Sou ”, de Ivan Lins, com a produção de Wilson Miranda.

Mais tarde, na mesma gravadora, Herondy lançou, junto com sua esposa a cantora Jane Moraes, a dupla "Jane & Herondy".

A partir do ano de 1994, Herondy voltou à direção de espetáculos musicais, sendo assessor de Fernando Faro, no show “Jane Moraes lado A”.

Em 2007, Herondy lançou seu Cd solo –“Lembranças” pela gravadora Zanbrasidisc, com musicas de grandes compositores como Taiguara e Ivan Lins, dentre outros


Dupla Jane & Herondi:

Em 1974, a convite de Magno Salerno e Airton Rodrigues, diretor, produtor e apresentador do programa : “Almoço com as estrelas”, Jane & Herondy cantaram juntos uma música americana que estava em primeiro lugar na parada de sucessos e por já estarem familiarizados com o palco, interpretaram como dois namorados.

O estilo agradou muito a produção e o público em geral e, na mesma semana, a dupla foi contratada pela gravadora RCA .

Sob a direção de Osmar Zan e a produção de Magno Salerno, lançaram a dupla “JANE & HERONDY”, com a música “É um problema”. Esse compacto já saiu recordista de vendas e foi também tema de novela de rádio, no Rio de Janeiro, “O amanhã espera por nós dois” .

Em 1975, lançaram seus dois primeiros LPs, um para o Brasil e o outro em castelhano para a América Latina.

Em 1976, Jane & Herondy gravaram a música que foi o seu maior sucesso, ‘Não se vá”, música esta, considerada uma das músicas populares mais conhecidas no Brasil.

No momento, “Não Se Vá” é a musica que mais representa o estilo dos anos 70.

Em 1977, Jane & Herondy participaram, representando o Brasil, do Festival “La Voz”, na Venezuela. Foram eleitos pelo público cmo os melhores intérpretes com a música “Como todo se transforma” de Gabino Corrêa, cantada em espanhol.

O grande sucesso da dupla foi de 1974 a 1985, período em que lançaram seus maiores sucessos. Foram 10 LPs, 8 Compactos duplos e 13 Compactos simples. Também estiveram na gravadora 3M, onde lançaram dois LPs. Foram uns dos maiores vendedores de discos da decada de 70/80

Jane e Herondy tiveram sob o seu comando vários programas de rádio. Em 1983, “Jane e Herondy em Família", na Radio Difusora Oeste. Entre 1984 e 1987, na Agencia América de Gravações que era distribuidora dos programas “Jane e Herondy” para 230 rádios em todo o Brasil e novamente na Radio Difusora Oeste, em 1997.

Em outubro de 1985, tiveram uma parada forçada, quando um acidente de automóvel os tirou do ar por dois anos.

Em 1993, o casal Jane & Herondy lançou o livro de auto ajuda com o título "Assunto de Família, Nosso Jeito de Ser", escrito por Jane e ilustrado por Herondy.

Mesmo sem gravadora há 15 anos, seus discos continuam a ser lançados. Pela gravadora BMG Ariola, em 1997 /2000, foram lançados dois Cds, com os seus maiores sucessos , pela gravadora Universal Music os Cds Discoteca do Chacrinha, Discos de Ouro, entre outros e, em 2001, o CD do filme “As Domésticas”, onde também participaram da trilha com duas músicas.

Em 2003, Jane e Herondy, resolveram dar um tempo na vida conjugal, separando-se com muita harmonia, mantendo a dupla de cantores, continuando assim a sua carreira de sucessos.

No momento, Jane e Herondy retomam seus shows, agora fazendo uma compilação de todo repertório gravado por eles nas décadas 70/80. Voltaram a cantar bossa nova MPB e jazz, estilos cantados por eles antes de se tornarem cantores populares.

Apresentam um show bem diferenciado, juntando o popular e o sofisticado.

Em maio de 2009, a dupla apresenta-se na "Virada Cultural", na Capital de São Paulo.

Ambos seguem, também, carreira solo.

Fonte: Blog Jane & Herondy

2 comentários:

Gustavo Lins

Gustavo Barreira Lins, ou simplesmente Gustavo Lins, nasceu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 3 de junho de 1986. Gustavo nasceu na Tijuc...